Dia de cutucadas: Ibaneis mira em Bolsonaro e vira alvo de Rollemberg
Enquanto o governador do DF alfinetava o presidente da República para empresários, o ex-titular do Buriti esbravejava na internet contra o sucessor e sobre o caos na saúde, justamente a área mais criticada da gestão passada
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), amanheceu a quinta-feira (30/05/2019) dando uma cutucada no presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na presença de importantes nomes do produto interno bruto (PIB) brasiliense, o emedebista alfinetou as políticas públicas federais para o incentivo do setor produtivo. O discurso ocorreu durante o lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2019, na Federação da Indústria do DF.
“Estamos trabalhando na contramão do governo federal, buscando, de todas as maneiras, incentivar o empresariado. Nós fizemos isso e demos prova disso”, afirmou, sobre as recentes reduções de impostos anunciadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Logo em seguida, Ibaneis espetou novamente o titular do Palácio do Planalto: “Eu já notei que este governo que está aí gosta de fazer barulho. Então, vamos fazer barulho, mas um barulho da democracia, um barulho para trazer desenvolvimento e renda, para dar esperança de novo para a população”.
Não é sem motivo que Ibaneis tenta provocar a atenção de Bolsonaro. Ele depende da canetada presidencial para conseguir cumprir uma de suas principais promessas de campanha: a equiparação do salário da Polícia Civil do DF com o da Polícia Federal. O governador sabe que tem uma margem para manobrar – pode oferecer, em contrapartida, o esperado apoio, desta vez ao presidente da República, para a polêmica reforma da Previdência.
Enquanto o emedebista mirava no Planalto, o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), sem mandato e no ostracismo político, subiu na tribuna de suas redes sociais para reclamar do sucessor, aproveitando-se da crise gerada pela epidemia de dengue no Distrito Federal. “Ibaneis, pare de viajar e encare de frente os problemas. Garanta uma gestão técnica na saúde. Pare de blá-blá-blá e comece a agir. Tem gente morrendo enquanto você viaja”, escreveu. O atual chefe do Executivo local passou os últimos dias em Portugal.
Várias das reações à fala do ex-governador, nas redes sociais dele, não o pouparam de críticas. Rollemberg fala como se tivesse deixado para a cidade um legado de primeiro mundo na saúde.
Que não vire a competição de quem errou mais.
@IbaneisOficial, pare de viajar e encare de frente os problemas. Garanta uma gestão técnica na saúde. Pare de blá-blá-blá e comece a agir. Tem gente morrendo enquanto você viaja.
— Rodrigo Rollemberg (@RollembergPSB) 30 de maio de 2019