metropoles.com

DF: Secretaria começa a reabastecer escolas com carne de frango

Após desabastecimento na rede, as primeiras unidades a receber o produto foram as regionais de ensino do Paranoá e de São Sebastião

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/ Metrópoles
Merenda escolar
1 de 1 Merenda escolar - Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles

Depois de servir almoço apenas com arroz e salada a estudantes, a Secretaria de Educação começou, nesta segunda-feira (14/10/2019), o reabastecimento de frango nas escolas públicas do Distrito Federal. As primeiras unidades a receber a carne in natura foram as regionais de ensino do Paranoá e de São Sebastião. A JVC, empresa fornecedora, distribuiu 12 toneladas das 87,2 toneladas previstas para todos os colégios públicos do DF.

Na última sexta-feira (11/10/2019), após o frango ter acabado na maioria das escolas, algumas crianças foram liberadas para comer em casa. Conforme noticiou o Metróples, unidades de ensino sofrem com a falta de carne no cardápio. Nos colégios de ensino integral, a situação se agravou, pois são servidas até cinco refeições por dia a alunos que, em muitos casos, não têm o que comer em casa.

No Centro de Ensino Fundamental (CEF) 2 da Asa Sul, segundo a coordenadora Marcela Reis Nascente, a carne não chega há cerca de três meses. “Já passamos por isso algumas vezes. Quando vai acontecer, começamos a nos organizar para ficar numa espécie de estado de sítio, ou seja, prontos para guerra. Os alimentos são bem contadinhos para não faltar”, frisa.

A educadora diz que tem contado com o apoio da Associação de Pais e Mestres (APM) para complementar as refeições das crianças. Às vezes com dinheiro, outras com alimentos, geralmente não perecíveis. “A situação é bem complexa. Se não fosse essa ajuda da comunidade, não iríamos conseguir.”

Segundo a Secretaria de Educação, o panorama vai mudar: “O abastecimento será regularizado durante esta e a próxima semana. Como o recesso escolar vai desta segunda-feira até sexta-feira (18/10/2019), a merenda estará normalizada quando os estudantes retornarem, no dia 21, na maioria das regionais de ensino”, garantiu a pasta.

Datas de entregas

Nos dias 21, 22 e 23, a carne de frango será entregue, respectivamente, no Gama, Recanto das Emas e em Santa Maria. Em seguida, será a vez de Guará e Planaltina. Por fim, no Núcleo Bandeirante. A maior entrega acontecerá na sexta-feira (18/10/2019) em Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga.

Confira cronograma, segundo a pasta:

14/10/2019 (segunda-feira) – Paranoá e São Sebastião
16/10/2019 (quarta-feira) – Samambaia, Plano Piloto e Cruzeiro
17/10/2019 (quinta-feira) – Plano Piloto, Cruzeiro e Sobradinho
18/10/2019 (sexta-feira) – Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga
21/10/2019 (segunda-feira) – Gama, Recanto das Emas e Santa Maria
22/10/2019 (terça-feira) – Planaltina e Guará
23/10/2019 (quarta-feira) – Núcleo Bandeirante

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?