metropoles.com

DF: passageiros de ônibus e metrô serão testados em massa para Covid-19

Atualmente, a Secretaria de Saúde mantém 11 pontos em endereços variados para diagnosticar possíveis infectados pelo novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Metrô faz limpeza de estações para evitar disseminação de covid-19
1 de 1 Metrô faz limpeza de estações para evitar disseminação de covid-19 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Uma das principais ações para conter a proliferação do novo coronavírus no Distrito Federal, a testagem em massa passará para uma nova fase nos próximos dias e terá como alvo os usuários do sistema público de transporte local.

A informação foi dada pelo secretário de Saúde, Francisco Araújo Filho, após o Ministério Público de Contas (MPC-DF) questionar a pasta sobre o fato de que o atual serviço de drive-thru, realizado dentro dos carros, não contemplaria a população de baixa renda.

“A próxima fase da testagem rápida não será no formato drive-thru. Estamos elaborando estratégias para evitar aglomeração na etapa que será focada na população que utiliza transporte coletivo público. Ressaltamos que o sistema de drive-thru está localizado em 11 pontos e está focado onde tem aparecido crescimento de casos”, adiantou o titular da secretaria.

Metrópoles apurou que o Governo do Distrito Federal (GDF) estuda ampliar os locais de testagem para ambientes com grande circulação de pessoas, como a Rodoviária do Plano Piloto e as principais estações do Metrô-DF. Não há, contudo, confirmação sobre quando a nova fase será iniciada.

fac-sílime da SES ao MPC sobre testagem em massa
Órgão de controle questionou SES sobre população beneficiada em testes realizados nos sistemas de drive-thru
Pontos de testagem

De acordo com as informações de Francisco Araújo, os atuais 11 postos de testagem permanecerão nos mesmos locais até o dia 8 de maio. Atualmente, há tendas localizadas na região central de Brasília, no Lago Sul, Lago Norte, Águas Claras, Guará, Ceilândia, Gama, Sobradinho e Planaltina.

Ainda de acordo com as informações do titular da pasta ao MPC-DF, a única unidade básica de saúde que tem realizado exames para coronavírus é a do Complexo Penitenciário da Papuda, para atender a população carcerária.

“A testagem rápida para Covid-19 não está sendo realizada nas UBS [Unidade Básica de Saúde] para toda a população pela indisponibilidade de teste rápido na rede pública, mas os casos positivos testados nos drive-thru instalados pelo Distrito Federal estão sendo referenciados para as equipes de Saúde da Família para monitoramento e busca ativa”, frisou o secretário.

No mesmo documento, Francisco Araújo salienta que “não houve custos adicionais para a realização da testagem rápida, além dos profissionais, Equipamentos de Proteção Individuais [EPIs], produtos de saúde e insumos próprios da Secretaria de Estado de Saúde do DF”, finalizou.

6 imagens
Resultado dos testes rápidos era divulgado pela internet
Os novos testes não são os utilizados nos drive-thrus. Estes ainda estão esperando nova aquisição da SES para retornarem.
Testagem em massa está sendo realizada no DF
O GDF pretende testar o máximo de pessoas no DF
Bombeiros e servidores da Secretaria de Saúde participaram da iniciativa
1 de 6

Testes foram utilizados em 10 pontos do DF

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 6

Resultado dos testes rápidos era divulgado pela internet

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 6

Os novos testes não são os utilizados nos drive-thrus. Estes ainda estão esperando nova aquisição da SES para retornarem.

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 6

Testagem em massa está sendo realizada no DF

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 6

O GDF pretende testar o máximo de pessoas no DF

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 6

Bombeiros e servidores da Secretaria de Saúde participaram da iniciativa

Hugo Barreto/Metrópoles
Balanço

Desde as primeiras investigações de casos suspeitos da Covid-19 no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde informa que foram realizados 8.300 exames no Laboratório Central (Lacen), 41.888  testes efetuados na estratégia drive-thru e, ainda, outros 800 diagnósticos foram feitos nos hóspedes e funcionários do hotel que está sendo utilizado para isolamento de idosos carentes.

Além disso, afirma a pasta, foram disponibilizados mais 8,2 mil testes rápidos para servidores da Saúde e Segurança Pública. “Outros 1,2 mil para a Penitenciária Feminina – popularmente conhecida como Colméia, 300 para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP); 2 mil para a Penitenciária da Papuda e outros 500 testes para abrigos de idosos”, conclui.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?