Carnaval sem assédio: Polícia Civil distribuirá apitos e leques
Para prevenir a importunação sexual – que vai do assédio indesejado à mão boba, a Deam está reeditando campanha que fez sucesso em 2019
atualizado
Compartilhar notícia
O apito estará de volta ao Carnaval brasiliense neste ano. Para prevenir situações de importunação sexual – que vão do assédio indesejado até a agressiva mão boba, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) está reeditando a campanha que fez sucesso em 2019: “Não mexa comigo, senão eu apito”.
“É uma conscientização sobre o valor do não”, afirma a chefe da Deam, delegada Sandra Gomes. O primeiro ato da campanha será no sábado (22/02) na rodoviária do Plano Piloto, às 15h, quando haverá a distribuição de 4 mil apitos e de leques onde estão escritas algumas regras de convivência para um Carnaval pacífico e com respeito aos direitos das mulheres, como não tocar ou beijar sem o consentimento do outro e não tratar a parceira como propriedade.
A rodoviária foi escolhida como ponto estratégico por conta do fluxo de pessoas. A delegada Sandra avisa que a importunação sexual é crime e pode render prisão por até 5 anos.
Durante os dias de folia, o plantão na Deam, na Asa Sul, estará reforçado.