Câmara dos Deputados analisa projeto para suspender provas do Enem
Autoria é de congressistas ligados à área educacional que criticam manutenção das datas, já que isso pode prejudicar estudantes carentes
atualizado
Compartilhar notícia
A bancada ligada à área educacional da Câmara dos Deputados articula a inclusão na pauta dos próximos dias do Projeto de Decreto Legislativo nº167/2020, que suspende a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A proposta é de autoria do deputado Professor Israel Batista (PV-DF) e tem o apoio de Tabata Amaral (PDT-SP) e outros cinco parlamentares. Os congressistas querem que a medida tramite em regime de urgência, já que o Ministério da Educação (MEC) confirmou a realização do exame em novembro deste ano e anunciou as datas para as inscrições para as provas, que irão de 11 a 22 de maio.
Batista classifica de “intransigente” a postura do ministro da Educação, Abraham Weintraub, em manter as datas das provas, mesmo com as escolas fechadas, e critica a propaganda que já anuncia o exame, com previsão para o fim do ano.
“Manter o cronograma do Enem vai ampliar ainda mais o fosso da desigualdade no nosso país”, afirmou o parlamentar à coluna.
Segundo ele, os alunos das escolas públicas, sobretudo os mais carentes, serão os mais prejudicados, já que não têm acesso à internet nem suporte para a educação remota.