metropoles.com

Câmara dos Deputados analisa projeto para suspender provas do Enem

Autoria é de congressistas ligados à área educacional que criticam manutenção das datas, já que isso pode prejudicar estudantes carentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A bancada ligada à área educacional da Câmara dos Deputados articula a inclusão na pauta dos próximos dias do Projeto de Decreto Legislativo nº167/2020, que suspende a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A proposta é de autoria do deputado Professor Israel Batista (PV-DF) e tem o apoio de Tabata Amaral (PDT-SP) e outros cinco parlamentares. Os congressistas querem que a medida tramite em regime de urgência, já que o Ministério da Educação (MEC) confirmou a realização do exame em novembro deste ano e anunciou as datas para as inscrições para as provas, que irão de 11 a 22 de maio.

Batista classifica de “intransigente” a postura do ministro da Educação, Abraham Weintraub, em manter as datas das provas, mesmo com as escolas fechadas, e critica a propaganda que já anuncia o exame, com previsão para o fim do ano.

“Manter o cronograma do Enem vai ampliar ainda mais o fosso da desigualdade no nosso país”, afirmou o parlamentar à coluna.

Segundo ele, os alunos das escolas públicas, sobretudo os mais carentes, serão os mais prejudicados, já que não têm acesso à internet nem suporte para a educação remota.

7 imagens
1 de 7

Usuários do Twitter ficaram revoltados com a decisão do MEC de manter o Enem em 2020, ano marcado pela pandemia da Covid-19

Reprodução/Twitter
2 de 7

Reprodução/Twitter
3 de 7

Reprodução/Twitter
4 de 7

Reprodução/Twitter
5 de 7

Reprodução/Twitter
6 de 7

Reprodução/Twitter
7 de 7

Reprodução/Twitter

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?