Caiado flexibiliza decreto, mas amplia quarentena até dia 19
Governador de Goiás liberou funcionamento de borracharias e restaurantes em postos de estradas e também autorizou funcionamento de feiras
atualizado
Compartilhar notícia
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), prolongou a validade do decreto com restrições da quarentena resultante da pandemia do novo coronavírus para o próximo dia 19 de abril. A decisão anterior venceria no sábado (04/04), mas o titular do Palácio das Esmeraldas estendeu as restrições em todo o estado por mais 15 dias.
No decreto publicado na tarde desta sexta-feira (03/04), Caiado também decidiu flexibilizar alguns setores da economia, reconhecidos como essenciais à população. Ele liberou funcionamento de borracharias, oficinas, restaurantes e lanchonetes instalados em postos de combustíveis, desde que localizados nas beiras das rodovias.
Lojas de autopeças, estabelecimentos que estejam produzindo exclusivamente equipamentos e insumos para auxílio no combate à pandemia da Covid-19 e escritórios de profissionais liberais também podem reabrir, desde que não haja contato presencial com o público.
No novo decreto, Caiado autoriza cartórios extrajudiciais, feiras livres de hortifrutigranjeiros, levando-se em conta que medidas de segurança sejam cumpridas e sem funcionamento de restaurantes e praças de alimentação. O consumo no local também permanece proibido. Atividades administrativas internas das instituições de ensino públicas e privadas também foram liberadas.
Veja o decreto:
SUPLEMENTO 03042020 by Metropoles on Scribd
Recomendação
Na manhã desta sexta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recomendou, por meio de nota técnica, a prorrogação da quarentena em Goiás por mais 15 dias, a partir do próximo domingo (05/04). Para a pasta, não deve haver flexibilização do funcionamento do comércio que não atende áreas essenciais, como solicitavam representantes do setor produtivo.