metropoles.com

Após reafirmar união, terceira via desidrata-se e não convence

Dos 12 partidos que compunham a aliança liderada por Cristovam Buarque (PPS) e Rogério Rosso (PSD), apenas seis continuam no grupo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
terceira via – gabinete cristovam buarque
1 de 1 terceira via – gabinete cristovam buarque - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Anunciada como uma grande coalizão em defesa de Brasília, a terceira via, grupo liderado pelo senador Cristovam Buarque (PPS) e o deputado federal Rogério Rosso (PSD), ainda não convenceu. A aliança amarga sucessivas baixas: dos 12 partidos inicialmente anunciados na composição, restam apenas seis. E outras siglas ameaçam desembarcar.

Para tentar manter aliados e espaço na corrida eleitoral, o grupo reafirmou unidade em comunicado divulgado na última quinta-feira (28/6), após reunião no gabinete de Cristovam (foto em destaque). O número de partidos assinando a nota, no entanto, chamou mais atenção do que o conteúdo. Havia duas siglas a menos: PSL e PMB.

Na foto do encontro, outra ausência, a de Rogério Rosso. O deputado federal foi representado por seu braço direito e vice-presidente do PSD, Arthur Bernardes. Na semana anterior, Rosso apareceu ao lado dos pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) Alírio Neto (PTB) e Eliana Pedrosa (Pros).

Menos de 24 horas depois da reunião, a terceira via sofreu mais uma baixa. O Patriota deixou a coalizão para apoiar oficialmente a aliança composta pelos ex-distritais Eliana Pedrosa e Alírio Neto – este também um dissidente do grupo encabeçado por Cristovam Buarque.

Um dos fatores que espantam os aliados é a instabilidade do cabeça da chapa. O deputado federal Izalci Lucas (PSDB) é alvo de diversos questionamentos jurídicos de correligionários. Os tucanos cobram eleições internas para a presidência da sigla no DF, ocupada pelo pré-candidato ao Buriti por determinação da Executiva nacional do partido. 

Nos bastidores, correm boatos de que os próximos a desembarcarem dessa via seriam justamente o coordenador Rogério Rosso e o presidente do PRB, Wanderley Tavares, o qual não quer nem ouvir falar na possibilidade, ventilada por Cristovam Buarque, de ele virar o vice de Izalci.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?