Após 22 anos, Ilda Peliz deixa presidência da Abrace
Ex-presidente permanecerá como voluntária da instituição que cuida de crianças e adolescentes com câncer no DF
atualizado
Compartilhar notícia
Após 22 anos no comando da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), a comunicadora Ilda Peliz deixou a presidência da entidade nesta terça-feira (2/1). Em comunicado, a agora ex-presidente da instituição relembrou sua atuação nas últimas décadas, mas confirmou a intenção de não renovar o mandato por mais dois anos. O atual exercício terminou oficialmente no último dia 31 de dezembro.
“Sinto-me com sensação de missão cumprida. Depois do que passei com minha filha, não pensava em outra coisa que não fosse ajudar outras famílias a não passarem o que eu tive que enfrentar. Graças à ajuda de inúmeros voluntários, conseguimos garantir mais humanização nos tratamentos”, contou à coluna. Ilda perdeu uma filha de dois anos, em 1995, para um tumor no sistema nervoso e, desde então, acompanha a luta de outras mães em busca de mais qualidade e também na humanização nos atendimentos.
No Distrito Federal, a Abrace atende cerca de mil famílias de crianças que convivem com algum tipo de câncer ou hemopatias. É da instituição boa parte da responsabilidade pela construção do Hospital da Criança José de Alencar, hoje referência em tratamentos de doenças do sangue.
Como presidente da entidade, Ilda Peliz encabeçou o movimento voluntário para buscar apoio e doações com o objetivo de aparelhar a unidade hospitalar, inaugurada em 2011, que oferece atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo menos 5 milhões de atendimentos de crianças e adolescentes já foram registrados no hospital durante os 6 anos de funcionamento.
“Esses últimos anos coroaram nossa gestão. Conseguimos inúmeras conquistas, mas, sem dúvida, a inauguração da Ala 2 do Hospital da Criança, com previsão para abril, será uma das vitórias mais importantes para todos nós. É um sonho que virou realidade”, emociona-se.
No ano passado, Ilda Peliz recebeu reconhecimentos importantes pelo trabalho desenvolvido. Em agosto, por exemplo, a Abrace ganhou o prêmio da Revista Época e do Instituto Doar como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, no quesito gestão e transparência. Mais de 1,5 mil instituições concorreram ao título.
Em dezembro, a instituição foi premiada na sede na Organização das Nações Unidas, em Genebra (Suíça), pela Organização Mundial da Família (World Family Organization – WFO). O prêmio foi o “reconhecimento do esforço individual de pessoas que contribuíram para a transformação social de famílias no mundo inteiro”. Peliz foi escolhida pela concretização de ações em prol da saúde de crianças e adolescentes.
Além da Abrace, Ilda desenvolve ainda outras atividades: é integrante do Conselho e Administração do Hospital da Criança, do Conselho Econômico e Social do Distrito Federal e do Conselho da Criança e do Adolescente do DF. Também ministra palestras sobre gestão e captação de recursos para instituições do Terceiro Setor.
Comunicadora por formação, Ilda possui cursos de especialização, como MBA em Marketing de Serviços pela UFRJ, pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão de Ongs e, ainda, Gestão Hospitalar. Para se dedicar exclusivamente à causa, ela solicitou antecipação de aposentadoria do Banco do Brasil, onde trabalhou como concursada. Com a decisão de deixar a Abrace, Ilda afirma que permanecerá no trabalho voluntário da instituição.