Vídeos com cenas do street style da China fazem sucesso no TikTok
Originalmente, os compilados são compartilhados no Douyin, mas estão bombando nos perfis de alguns tiktokers
atualizado
Compartilhar notícia
Para quem se questionou se o TikTok seria a próxima rede social a deslanchar como uma plataforma de moda, como o Instagram, não faltaram respostas ao longo da primeira metade de 2020. O aplicativo tem sido uma ferramenta fundamental para quem curte conteúdos relacionados ao universo fashion. Nas últimas semanas, especialmente, pequenos compilados de cenas do street style chinês estão fazendo o maior sucesso por lá. Se algum desses vídeos não invadiu seu feed ainda, ou mesmo se você já viu, a coluna explica todos os detalhes dessa nova onda.
Vem comigo!
Chinese Street Fashion
A proposta é simples: alguém passeia com um look para lá de sofisticado e, de repente, é filmado. Perto do fim do vídeo, a pessoa em questão olha para a câmera, que entra em slow motion, dando um ar de flagrante. Ao fundo, toca uma trilha sonora com algum hit do momento, especialmente canções de k-pop, como How You Like That, do grupo Blackpink, ou algum remix com influência do hip hop.
Apesar de estarem tomando conta do TikTok, esses vídeos são retirados do Douyin, a versão chinesa do aplicativo, criada pela mesma empresa. No TikTok, os registros podem ser achados pela tag #ChineseStreetFashion, com mais de 210 milhões de visualizações. Alguns deles acumulam infinitas curtidas e dezenas de milhares de comentários.
A pegada dos looks inclui alfaiataria oversized, trajes com elementos mais típicos (estilo hanfu) ou produções com ar mais urbano. Tem opções para todos os gostos! Em vários casos, os personagens dão destaque para peças de luxo de etiquetas como Chanel, Dior e Prada, entre outras. Alguns perfis da rede social estão se dedicando a compartilhar os compilados, a exemplo dos usuários @eromei, @curioussyd, @elly.xia e @marstruck.
Quem faz os vídeos
Não é à toa que os vídeos nem sempre parecem tão espontâneos. Muitos dos personagens que aparecem são influenciadores digitais ou modelos, “flagrados” por videomakers em áreas de movimento nas grandes cidades, ou centros comerciais, como relata uma reportagem do Buzzfeed. Apesar disso, alguns são filmados despropositadamente.
Grande parte dos registros é feita em áreas estrategicamente escolhidas de Xangai, Pequim e Chengdu. Da mesma forma que algumas figuras pedem para serem captadas pelas câmeras, os fotógrafos e cinegrafistas vão às ruas na expectativa de captar belos momentos fashion. Em muitos casos, no Douyin, esses vídeos funcionam como uma forma de propaganda para lojas e marcas.
“Com o surgimento da cultura de influenciadores, muitos realmente se vestem com estilo, na esperança de serem filmados e terem seu vídeo viralizado no Douyin, a fim de ganhar mais exposição”, contou a chinesa-americana Yin (@sh1ryinyin) ao Buzzfeed News. Na opinião da tiktoker, um dos fatores que influenciam no sucesso dos vídeos é a curiosidade: pessoas que moram em outros países muitas vezes não sabem como a cultura fashion é forte nas ruas da China.
Inspirações
Com a migração desses vídeos para o TikTok, usuários da própria plataforma resolveram criar suas versões. Para muitos deles, os looks do street style chinês funcionam como inspirações e até como um incentivo para arriscarem mais no estilo.
“O estilo de rua chinês me inspira por causa da versatilidade e confiança que cada pessoa tem. Cada uma delas tem seu próprio gosto original e específico em roupas de estilo básico, roupas culturais ou peças barulhentas”, contou o norte-americano Jeffery Dang (@jeffery.dang) à Vogue.
Colaborou Hebert Madeira