Veja joias de Lady Di que foram herdadas por Kate Middleton e Meghan Markle
Duquesas da coroa britânica já apareceram em público com anéis, brincos e tiaras deixados pela princesa Diana. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
O estilo da princesa Diana é um de seus grandes legados, em parte, devido aos acessórios que ela escolhia para as suas produções. São poucas as pessoas que sabem combinar joias grandes e marcantes, como as dela, de maneira tão elegante. As noras da princesa de Gales, por exemplo, preferem não arriscar. Ambas herdaram várias peças deixadas pela aristocrata, mas, seguem uma estética mais clássica e preferem reformá-las ou usá-las apenas em ocasiões especiais.
Vem comigo conferir!
Amante das tendências oitentistas, Diana abraçou as joias extravagantes do período sem se intimidar com o tradicionalismo da monarquia. A escolha de seu anel de noivado, inclusive, causou polêmica naquela época.
Além de não ser protagonizada por um diamante, como de costume, a peça, formada por uma safira oval de 12 quilates cercada com 14 brilhantes solitários, foi escolhida em um catálogo, o que, de acordo com a realeza, era inadequado. Como futura rainha, as joias da princesa deveriam ser exclusivas, para que outras pessoas não conseguissem comprar itens iguais no varejo.
Quase 40 anos depois, o anel reprovado pela nobreza é uma das peças mais icônicas da joalheria, tendo sido repassado a Kate Middleton em seu noivado com o príncipe William.
Quando Diana faleceu tragicamente, em agosto de 1997, seus filhos, os príncipes William e Harry, herdaram sua preciosa coleção de joias, incluindo o anel de Kate. “Gostaria de transferir a posse das minhas joias para os meus filhos, para que suas esposas possam, no devido tempo, tê-las ou usá-las. Deixo a divisão exata a seu critério”, dizia seu testamento.
De acordo com o jornal britânico Mirror, Harry teria sido o primeiro a escolher a joia de safira deixada por sua mãe, porém, ao perceber o quanto Will amava Kate, ele deu a peça a seu irmão, em troca de um relógio Cartier que pertencia a Diana.
Toque pessoal
Além do anel de noivado, Kate tem brincos que eram do acervo da princesa, mas esses ela preferiu adaptar ao próprio estilo. Em um dos pares, dado à Diana pelo príncipe Fahd, da Arábia Saudita, Kate retirou algumas pedras para deixar o acessório mais discreto.
A duquesa de Cambridge também ostenta algumas das diversas pérolas que Diana tinha em sua coleção, como os brincos Collingwood, dados à princesa de Galles em seu casamento, e uma pulseira assinada por Nigel Milne. Além das peças que herdou de Lady Di, Kate recorre a joias que já foram usadas pela mãe de seu marido para homenageá-la.
Uma das tiaras favoritas de Diana, não tendo sido escolhida em seu casamento apenas por ser muito pesada, a Nó do Amante foi usada em algumas ocasiões pela esposa de William. A peça, repassada à monarca após a morte da rainha Mary, em 1953, faz parte do cofre da coroa britânica, assim como os brincos da Companhia dos Mares do Sul, vistos em várias aparições de Diana e, décadas depois, nas orelhas da duquesa, no Bafta de 2019. Para a premiação, Kate, mais uma vez, adequou as peças ao seu estilo.
As joias de Meghan
Para marcar seu casamento com Meghan Markle, o caçula de Diana deu à atriz um dos anéis favoritos de sua mãe. O item, feito em água-marinha, foi presente da embaixatriz Lúcia Flecha de Lima e complementou o anel de noivado da duquesa de Sussex, confeccionado com diamantes tirados do acervo de Lady Di.
No lançamento de sua primeira linha de roupas, criada para um projeto social que auxilia mulheres desempregadas, Meghan vestiu um dos looks da coleção ao lado de um par de brincos e braceletes que pertenceram à “princesa do povo”.
As peças em formato de borboleta haviam sido usadas pela atriz durante a turnê oficial da Austrália, em 2018. Acredita-se que Markle tenha, ainda, o colar que forma conjunto com os brincos. Em 1986, logo após anunciar sua primeira gravidez, Diana exibiu ambos os itens em uma viagem ao Canadá.
A coleção de joias da princesa Diana é, até hoje, uma das mais extensas e comentadas do mundo da moda. Certamente, ainda há muitas peças maravilhosas aguardando os príncipes William e Harry, que costumam presentear suas esposas com os itens do acervo de sua mãe em datas marcantes. Por aqui, ficamos na expectativa para saber qual o próximo exemplar a ser repassado às duquesas. Quem ficará com a icônica gargantilha de pérolas com safira, Kate ou Meghan?
Colaborou Danillo Costa