Veja cinco itens polêmicos do outono/inverno 2018
A moda de luxo aprontou bastante na primeira metade do ano: sacolas transparentes, peças sem tecido e criações inovadoras foram trends
atualizado
Compartilhar notícia
A moda sempre se reinventa com tendências ousadas e fora do comum. De repente, costumes antigos tornam-se objetos de desejo das novas gerações. É o caso de itens controversos, como pochetes, ugly sneakers e óculos coloridos em diferentes formatos – peças esquecidas nas lembranças dos anos 1990 e que hoje compõem o estilo das celebridades e das ruas.
Nos últimos meses, não foi diferente. A Balenciaga, por exemplo, surgiu com diversas novidades inusitadas, como mix de camisa e camiseta numa peça só, pochete no chinelo e muito mais. Designers como Phoebe Philo (ex-diretora criativa da francesa Céline) e Virgil Abloh pegaram referências do cotidiano das ruas para levar às passarelas objetos simples que, agora, viraram os acessórios must-have.
Há quem ame ou odeie. Alguns acham lindo de longe, mas não têm vontade de usar. O que torna esses itens curiosos é justamente a forma como dividem opiniões e quebram os padrões da conhecida moda convencional. Por isso, separei algumas peças bem irreverentes e que chamaram atenção nessa primeira metade do ano.
Quer saber mais? Então, vem comigo!
Sacola transparente Céline
A moda transparente chegou com tudo no street style da última temporada. Botas nessa pegada viraram uma febre desde que a Chanel lançou a tendência em 2017 e as marcas entraram a fundo na onda com bolsas. Virgil Abloh trouxe a novidade para a Louis Vuitton, enquanto Raf Simons apostava em materiais translúcidos antes mesmo de entrar na Calvin Klein.
Agora, nem as sacolas escaparam da moda de luxo: a Céline criou uma bolsa que é uma verdadeira shopping bag e está no topo da minha lista de desejos.
Tendência entre as fashionistas, a it bag faz parte da última coleção de Phoebe Philo para a marca, na temporada primavera/verão 2018. Além do nome da grife em preto, uma frase alerta contra o perigo de sufocamento em crianças e bebês, deixando bem claro que se trata de uma sacola reinventada.
Uma dica é usar minibags dentro do acessório, para dar um charme. O item chegou ao Brasil neste mês e já conquistou os corações das fashionistas.
Moletom Maison Margiela
Se a moda transparente está em alta, o que dizer deste moletom de John Galliano, só com as barras, a gola e os punhos? Não se trata de uma peça translúcida: realmente, ela não possui tecido além desses detalhes.
Também não é a primeira vez que o estilista brinca com essa ideia. Há um tempo, ele criou uma camisa com a mesma pegada. Cai muito bem para sobrepor camisetas e outras composições mais básicas. Nas coleções recentes, o designer experimentou bastante com transparências e materiais plásticos, como os das bolsas acima.
Galliano também ousou com coleção de alta-costura apresentada em julho. Foi um show de criações estranhas e experimentais, uma espécie de “bagunça organizada”.
“Bota-calça” Versace
Fã de carteirinha da Versace, Jennifer Lopez apareceu no início de agosto com uma bota jeans que lembra muito uma calça, com direito a bolsos e cinto ostentando a logo da marca. Confesso não ter gostado, mas essas botas thigh-high – na altura da coxa –, oversized e maleáveis estão com tudo. Kim Kardashian e Rihanna são apenas algumas das artistas que já entraram na onda.
A peça é parte da coleção Resort 2019 e tem tudo a ver com o estilo extravagante da cantora nova-iorquina, carregado da vibe latina que ela faz questão de reafirmar. As botas vêm no estilo amassado em que a grife investiu para a coleção cheia de referências de grandes momentos do passado.
Na coleção da Balenciaga, as botas apareceram, de fato, unidas às calças, em versões monocromáticas e ousadas. Parecem uma mistura entre leggings, meias e botas. Eu adoro!
Uniforme de tênis de Virgil Abloh x Nike para US Open
Virgil Abloh não cansa de aprontar com novidades despojadas que viram febre entre a juventude fashionista. A nova aposta dele é o uniforme da tenista norte-americana Serena Williams, em mais uma colaboração da Nike com sua marca, a Off-White. É um mix inusitado entre body esportivo e saia de balé para um dos maiores campeonatos da modalidade esportiva, US Open. Esse encontro fora do comum resultou num vestido em pegada super street.
O modelo tem opções em preto e branco. Como não podia faltar, um detalhe controverso: onde teria o logotipo, apenas o termo “logo” foi gravado, entre aspas.
Três modelos de tênis (The 10, Nike Air Max 97 e NikeCourt Flare 2) da colab entre as duas marcas completam o conjunto, além de uma jaqueta que mistura um ar rocker com o toque urbano de Virgil – as setas de direcionamento são um charme clássico do streetwear.
No VMAs 2018, Nicki Minaj usou um vestido Off-White com tule que lembra essa pegada mix entre o sporty e o casual.
Scrunchies
O momento é dos anos 1990, mas nem por isso a década anterior ficou de lado. Desde o final dos 2000, alguma tendência dos 80s reaparece aqui e ali. Neste ano, um dos resgates mais legais foi o das scrunchies, aqueles “fofoletes” de cabelo que ícones como a Xuxa adoravam. Nas mais diversas cores, estampas e texturas, elas trazem leveza e descontração ao visual.
Entre as celebs do momento que adotaram a peça, estão Hailey Baldwin e Bella Hadid. Claro que elas dão um toque millennial à produção, aquele detalhe específico capaz de transformar o antigo em algo atual: elas usam com coques no topo da cabeça, em mood bem esportivo, como se fossem fazer ginástica.
A Balenciaga investiu nessas peças para sua coleção Resort 2018.
Confira mais fotos na galeria:
Esses foram alguns dos itens mais inusitados que estiveram em alta nesses primeiros seis meses de 2018. As novas coleções de primavera/verão 2019 estão por vir a partir do mês de setembro. Vamos ficar de olho para saber quais detalhes ousados chamarão atenção neste resto de ano. Aposto que 2018 ainda promete muito!
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Hebert Madeira