Veja as datas dos desfiles de inverno do New York Fashion Week
Responsável pelo lineup, o Conselho de Designers de Moda da América revelou a programação preliminar sem Ralph Lauren e Tommy Hilfiger
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho de Designers de Moda da América (CFDA) revelou, no último dia 19, o calendário oficial preliminar da Semana de Moda de Nova York (NYFW) para a temporada de outono/inverno 2020/21. Os shows das coleções femininas ocorrerão entre os dias 7 e 12 de fevereiro de 2020. Desta vez, dois nomes de peso não foram escalados no cronograma: Ralph Lauren e Tommy Hilfiger. Por outro lado, há retornos, como a Rodarte, um ano após a grife trocar NY por Los Angeles.
Vem comigo saber os detalhes!
Junto com a Rodarte, comandada pelas irmãs estilistas Kate e Laura Mulleavy, retornam marcas como Rag & Bone, Palm Angels e Monse. Esta última foi fundada pela dupla Laura Kim e Fernando Garcia, diretores criativos da Oscar de la Renta, e abrirá a programação do NYFW com um desfile no dia 7 de fevereiro. Como já é tradição, o desfile de Marc Jacobs encerrará o lineup.
A temporada terá estreia das marcas Priscavera, No Sesso e Private Policy, finalista do CFDA/Vogue Fashion Fund 2019. Além delas, o calendário oficial terá o debute das grifes Jeffrey Dodd e Sukeina, ambas recém-afiliadas ao CFDA e desenhadas pelo estilista Omar Salam.
O chairman do conselho, Tom Ford, apresentará a nova coleção de sua label homônima em Los Angeles, sua cidade natal. O estilista também é diretor de cinema e a edição de 2020 do Oscar coincidirá com a programação do NYFW.
“Em 2020, o calendário da Semana da Moda de Nova York se sobrepõe exatamente ao fim de semana do Oscar. Na última vez que isso aconteceu, há cinco anos, eu desfilei em LA e funcionou muito bem”, disse ao WWD. Como presidente do CFDA, ele afirma que sua prioridade é voltar a atenção do mundo para a moda dos EUA.
“Não há verdadeiramente nenhum palco maior ou mais proeminente no mundo, em um dado momento, do que Los Angeles durante o Oscar”, justificou.
Participantes regulares, como Oscar de la Renta, Carolina Herrera, Proenza Schouler, Jason Wu, Brandon Maxwell, Michael Kors, Tibi, The Row e Gabriela Hearst também estão na lista. Algumas marcas desfilarão nos mesmos horários, como é o caso de Collina Strada e Dennis Basso, ou Badgley Mischka e Self-Portrait.
Ao WWD, um porta-voz da Ralph Lauren, que não está no lineup preliminar, disse que a empresa ainda não divulgou os planos para o desfile de primavera/verão 2020. Como a grife desfila no formato see-now-buy-now (“veja agora, compre agora”), as coleções são comercializadas imediatamente, ou seja, correspondem à temporada vigente na data da apresentação.
Depois do desfile TommyNow em cidades como Paris, Milão, Londres e Los Angeles em temporadas passadas, a Tommy Hilfiger deve revelar o próximo local só em 2020, disse um representante da marca. Christian Siriano é outro nome que não está na programação, pois se apresentará na véspera do NYFW, no dia 6 de fevereiro.
Até agora, mais de 70 labels estão listadas, mas o CFDA promete atualizar a lista em 2020. A organização, dona da plataforma Fashion Calendar desde 2014, é responsável por organizar as datas oficiais do NYFW feminino e masculino (dois eventos diferentes), da semana de moda bridal e das pré-coleções.
A inscrição para participar da programação oficial da semana de moda nova-iorquina leva em conta uma série de critérios. Entre eles, os anos de mercado, os números do varejo e a cobertura jornalística nacional e internacional. Participações anteriores do estilista em semanas de moda também são consideradas.
Vale lembrar que, apesar de as fashion weeks de fevereiro serem dedicadas às coleções femininas, algumas marcas apresentam desfiles coed, junto com as coleções masculinas. O mesmo acontece com as semanas de moda Men’s, que ocorrem em janeiro.
Veja a programação preliminar oficial (horário de Nova York):
7 de fevereiro, sexta-feira
18h – Monse
19h – Rag & Bone
20h – Jeremy Scott
21h – Priscavera
Tom Ford, em Los Angeles
8 de fevereiro, sábado
Sob agendamento – Snow Xue Gao
9h – Adam Lippes
10h – Badgley Mischka, Self-Portrait
11h – Claudia Li
12h – Ulla Johnson
13h – Longchamp
14h – Private Policy
14h/16h – Rebecca Minkoff
15h/16h – Helmut Lang
16h – Hellessy
17h – Christopher John Rogers
18h – R13
19h – Sandy Liang
20h – Brandon Maxwell
21h – Laquan Smith
9 de fevereiro, domingo
Sob agendamento – Graham Tyler
10h – Tory Burch
11h – Area, Jeffery Dodd
12h – Jonathan Cohen
13h – Brock Collection
14h – Tibi
15h – Sies Marjan
16h – Nicole Miller, Romeo Hunte
17h – Collina Strada, Dennis Basso
18h – Jason Wu Collection
19h/21h – Chromat
20h – Kim Shui
21h – Palm Angels
10 de fevereiro, segunda-feira
Sob agendamento – Kate Spade New York
9h – The Row
10h – Carolina Herrera
11h – Jonatham Simkhai
12h – Zimmermann
13h/14h – Lela Rose
13h/15h – Alice + Olivia
14h – Dion Lee
15h – 3.1 Phillip Lim
16h – Libertine, Veronica Beard
17h – Anna Sui
18h – Zero + Maria Cornejo
20h – Proenza Schouler
21h – Oscar de la Renta
11 de fevereiro, terça-feira
9h – Khaite
10h – Sally Lapointe
11h – Vera Wang
12h – Gabriela Hearst
13h – Sukeina
14h – Coach 1941
15h – Bibhu Mohapatra
15h/16h – Rosie Assoulin
16h – Cynthia Rowley
17h – Naeem Khan
18h – Rodarte
19h – Prabal Gurung
20h – Eckhaus Latta
21h – Christian Cowan
12 de fevereiro, quarta-feira
Sob agendamento – Marchesa
10h – Michael Kors
11h – Aliette, Marina Moscone
12h/14h – St. John
14h – Alejandra Alonso Rojas
15h/16h – Batsheva
17h – No Sesso
18h – Marc Jacobs
Colaborou Hebert Madeira