TikTok: Daphne Guinness esbanja estilo em vídeos fashionistas
Conheça a socialite multitalentosa que mostra o potencial da plataforma para a moda em vídeos descontraídos e excêntricos
atualizado
Compartilhar notícia
Rede social queridinha da geração Z, o TikTok é conhecido pelos vídeos curtos com conteúdo humorístico, dublagens de músicas e memes. O aplicativo vem se revelando, também, como uma plataforma em potencial para a moda. O perfil da socialite, cantora e designer de moda Daphne Guinness é a prova disso. Excêntrica e dona de um estilo gótico, a inglesa compartilha vários registros de seu universo fashion por lá.
Vem comigo saber mais!
Em seu primeiro post, publicado em outubro de 2019, Daphne disse: “Olá, TikTok! Me ensinem a usar esta coisa”. Desde então, a fashionista de 52 anos conquistou 32 mil seguidores e mais de 173 mil likes. O número de followers é bem menor que sua conta do Instagram, com 136 mil. Em compensação, o feed é muito mais descontraído.
Enquanto os cliques postados no Instagram são posados e superproduzidos, os vídeos do TikToks são mais irreverentes. Ela compartilha os bastidores de ensaios fotográficos, capas de revista e ainda relembra editoriais antigos. Alguns posts foram gravados diretamente do backstage da grife The Blonds, para a qual Daphne desfilou na Semana de Moda de Nova York em fevereiro de 2018.
Nem a pandemia novo coronavírus tira o clima divertido: um de seus posts mais recentes incentiva a higiene das mãos, por exemplo. Para a trilha sonora, Daphne escolhe canções próprias, hip-hop lo-fi e hits do pop atual, incluindo faixas de Doja Cat, RuPaul, Dua Lipa e Justin Bieber.
@daphneguinnessOutfits of the week ✨ ##tiktokfashion ##ootw ##favoritefit ##YourTurnChallenge ##outfitideas ##fashionweek ##foryou♬ WALKED IN – ultradiox
@daphneguinness##shoechallenge ? ##foryou♬ Cannibal by Kesha – rapidsongs
@daphneguinnessBackstage dance to @dojacat “Say so” with Brett! ? ##tiktokdance ##sayso ##music ##fashion ##dayattheoffice ##MakeTheLeap ##ontherunway ##bts♬ Say So – Doja Cat
@daphneguinnessGetting dressed late as usual !❤️?? ##ootd ##fashion ##oldschool ##dayattheoffice♬ Old School – Daphne Guinness
@daphneguinnessBe safe everyone! Wash your hands. ##SafeHands @who ##coronavirus♬ Its Corona time – playboierik21
Na moda, Daphne é figurinha carimbada. Dona de todo o acervo da falecida editora de moda Isabella Blow, comprado em 2010, a artista chegou a promover um leilão para arrecadar fundos para a Fundação Isabella Blow. Em 2013, organizou uma exposição em homenagem ao legado fashion da amiga. Dois anos antes, o próprio guarda-roupa da musa foi tema de uma mostra no Fashion Institute of Technology.
Consumidora assídua de alta-costura e grifes renomadas do segmento de luxo, Daphne é herdeira da cervejaria irlandesa Guinness e mãe de três filhos. Convidada vip de desfiles importantes, ela construiu amizades com estilistas como Tom Ford e Alexander McQueen, além do fotógrafo e diretor David LaChapelle, que a fotografou em diversos momentos.
Sapatos de plataforma sem salto e o cabelo gótico, que mistura fios pretos e platinados, são a assinatura da herdeira. A propósito, Daphne cria peças personalizadas para si mesma, incluindo calçados e joias.
No começo dos anos 2010, lançou linhas de maquiagem com marcas como NARS e MAC. Em 2009, criou um perfume para a Comme Des Garçons. No audiovisual, já produziu, dirigiu e participou do elenco de curta-metragens, além de ter atuado em filmes como The Murder of Jean Seberg (2011), no qual interpretou a protagonista.
Como cantora, Daphne tem dois discos no mercado: Optimism in Black (2016) e Daphne and the Golden Chord (2018). Seu single mais recente é Hallucinations, carro-chefe do disco Revelations, aguardado para este ano.
Antes mesmo do TikTok, a artista publicava vídeos descontraídos de behind the scenes no Instagram Stories. Ao que tudo indica, a rede social chinesa é a plataforma ideal para o novo momento criativo da artista multifacetada.
Vale lembrar que a Celine convidou o astro do TikTok Noen Eubanks para uma campanha em dezembro de 2019. Recentemente, foi a vez da apresentadora e atriz brasileira Maisa Silva participar de uma ação da Dolce & Gabbana voltada para a plataforma.
O TikTok atingiu o número de 1,5 bilhão de downloads em novembro do ano passado. Só em 2019, foram 738 milhões, segundo o site Business of Apps. A empresa de análise de dados estima ainda que cerca de 2/3 dos usuários da rede social tenha menos de 30 anos, uma mistura de millennials e geração Z.
Colaborou Hebert Madeira