Tie-dye será a grande tendência do verão brasileiro em 2020
Nomes como Thássia Naves, Camila Coutinho e Alessandra Ambrósio confirmam que padronagem setentista será hit na estação mais quente do ano
atualizado
Compartilhar notícia
Se no início deste ano os acabamentos em crochê e os búzios tomaram as praias brasileiras, em 2020 a vez será do tie-dye. A tendência setentista, revisitada na temporada de primavera/verão 2019, agora ganhará força, também, no segmento de beachwear, como confirmam as principais influenciadoras do país.
Vem saber mais comigo!
Há dois anos, o tie-dye se encontrava perdido no limbo das tendências, tão morto quanto uma anágua. No entanto, a volta do mood clubber, sucesso nos anos 1990, fez o padrão manchado ressurgir no street style. De forma tímida, o tingimento artesanal figurou nas coleções de primavera/verão 2019 da Prada, Prabal Gurung e Stella McCartney, mas meses depois reafirmava sua força ao surgir em produções de estrelas como Beyoncé, Justin Bieber, Taylor Swift e Miley Cyrus.
Sem aviso ou previsão, a tendência invadiu até mesmo os red carpets. A modelo Dree Hemingway elegeu o estilo de tingimento para complementar o look usado no 15º aniversário do Vogue Fashion Fund, enquanto a atriz Jaime King apostou na característica para o Guggenheim International Gala.
O site Lyst, uma plataforma global de pesquisa de moda, relatou que o termo tie-dye foi um dos mais buscados em 2019, ao passo que o aplicativo de compras LiketoKnow afirmou que a venda de produtos com a estampa colorida aumentou 900% entre maio e junho deste ano.
“Foi uma tendência enorme que vimos dentro e fora das passarelas. As camisetas são as peças que realmente conquistaram nossas clientes, entre elas o tie-dye roxo da Paco Rabanne, a versão vibrante da R13 e o modelo oversized de Stella McCartney”, disse a diretora de compras globais da Net-a-Porter, Elizabeth von der Goltz, à Harpers Bazaar.
Historicamente, o tie-dye tem uma conotação hippie, remetendo aos anos 1970. No entanto os novos padrões trazem um ar mais moderno. “O novo tie-dye é mais avançado e elegante, desde as combinações de cores, agora mais sofisticadas, até os tecidos utilizados”, afirmou a executiva.
A rede de departamentos britânica Selfridges também incorporou a tendência em seu mix de produtos. Elegendo as criações da Prada, Balmain e MSGM como destaques, Luke Mountain, gerente de compras da parte feminina da empresa, defende que a procura vai muito além das t-shirts. “Lavagens ácidas e tons brilhantes transformaram o tie-dye hippie. Hoje, a característica pode ser encontrada em jaquetas, saias, vestidos e até camisolas.”
Era apenas uma questão de tempo até o tingimento colorido chegar à moda praia, mas quando as musas teen Kylie Jenner, Camila Mendes e Lucy Hale surgiram com a mesma estampa em seus banhos de sol, ficou claro que o tie-dye havia chegado ao segmento.
“Tie-dye é tudo para mim agora. Adoro o quão versátil e único este tipo de estampa é. Nunca há dois padrões exatamente iguais. Investimos na tendência nas primeiras coleções deste ano e as pessoas não poderiam ter ficado mais obcecadas”, revelou Francesca Aiello, proprietária da marca Frankies Bikinis, à Vogue Austrália.
Agora, se depender das celebridades brasileiras, é a vez do tie-dye invadir nosso litoral. Apenas nas últimas semanas, nomes como Thássia Naves, Camila Coutinho, Camila Queiroz, Iza, Flávia Alessandra, Sasha Meneghel, Fernanda Paes Leme, Giovanna Ewbank e Alessandra Ambrósio apareceram ostentando o tingimento artesanal em seus feeds do Instagram.
Com um visual descomplicado, as estampas originadas na Índia se adequam a qualquer estilo, mas, se você acha que algo tão colorido não é sua praia, a dica é apostar em versões mais sutis, com variações suaves ou composições de dois tons.
Colaborou Danillo Costa