SPFW N48: Gloria Coelho se inspira em escritor mirim
A estilista entrou em uma pegada que une ficção científica e referências vintage, com destaque para tons em preto, branco e prateado
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo (SP) – A programação desta quinta-feira (17/10/2019) no São Paulo Fashion Week incluiu a apresentação da renomada grife de Gloria Coelho. Para a coleção Inverno 2020, a estilista mergulhou em uma pegada sci-fi. Com o tema A Conquista do Planeta dos Dragões, o show reuniu peças cheias de referências vintage. Com uma paleta sóbria, protagonizada pelo preto e branco, os detalhes prateados se destacaram.
Vem comigo!
A inspiração dos dragões vem dos livros Necromance e a Conquista do Planeta dos Dragões, e O Bestiário das Criaturas, ambos de Ricardo Valadares Gontijo Valle, um escritor de apenas 10 anos que, inclusive, marcou presença na passarela. A figura mitológica aparece em estampas, texturas escamosas e na forma de acessórios.
“Gosto do mundo mágico, amo dragões e fico revoltada que eles não existam [risos]. É muito difícil eu ficar triste, mas quando estou, assisto a um filme infantil. Tudo ganha leveza, a gente fica sonhando”, explicou Gloria.
Entretanto, as peças reúnem várias outras referências, como street, samurai, japonismo, ski e aviação.
Elementos de décadas passadas, começando nos anos 1960 e passando pelos 1970, 1980, 1990 e 2000, surgem atualizados com uma leitura contemporânea e chique.
O black and white predomina na cartela de cores, assim como o metalizado, inspirado em roupas da NASA. Outros tons, como rosa, marrom, verde-militar e bordô, completam a paleta.
A modelagem sofisticada das peças de alfaiataria acrescenta um tom cinematográfico e divide espaço com apostas modernas. Afinal, mesmo com a inspiração retrô, a estilista não queria que o trabalho soasse igual aos clichês de cada década.
“Não suporto aquele retrô que fica com a cara da data dos anos 1970, porque tudo mudou. Procuro fazer algo que seja misturado para criar o 2020. Já foi criado, aliás, porque o cinema tem isso”, contou a designer em entrevista coletiva, no backstage da apresentação.
Alguns detalhes vazados foram trabalhados no tecido Sensil, que reduz o calor, não deixa cheiro e é antibacteriano. “Fizemos peles de dragões vazadas, pois esse tecido corta e não precisa de acabamento”, esclareceu Gloria. Já os sapatos, da marca LOUIE, são masculinos, para arrematar uma pegada genderless.
A beleza foi assinada por uma dupla de profissionais. Para os penteados, Alison Alvarez prezou pela naturalidade e movimento.
“O foco foi no brilho dos fios, usando sérum de acabamento e finalizador”, destacou o hair stylist. “A maioria é liso, com divisão ao meio ou de lado. E cabelos cacheados e crespos bem naturais”, explicou.
Na maquiagem, Monique Couto apostou em uma pele sem blush, mas suavemente iluminada. “Quisemos fazer um joguinho batizado de neo hippie. Tem uma brincadeira que é só um ponto de luz no canto interno dos olhos. O resto é fresh e natural”, comentou. A boca foi levemente avermelhada.
O São Paulo Fashion Week N48 já englobou apresentações de marcas como PatBo, Ellus, Bobstore, Reinaldo Lourenço e Lilly Sarti.
Até esta sexta-feira (18/10/2019), a programação ainda inclui desfiles de Lino Villaventura, Amapô, Another Place, Apartamento 03, Isaac Silva, Neriage e Handred.
Colaboraram Hebert Madeira e Rebeca Ligabue