metropoles.com

Semanas de moda on-line: veja destaques em Xangai e na Rússia

Pela primeira vez, fashion weeks foram transmitidas inteiramente de forma digital e os fashionistas puderam acompanhar de casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tmall Xangai Fashion Week/Reprodução
Xangai Fashion Week
1 de 1 Xangai Fashion Week - Foto: Tmall Xangai Fashion Week/Reprodução

A moda se reinventa e ressignifica padrões a cada estação. Devido à disseminação do novo coronavírus, o universo fashion embarca em novos formatos. O Xangai Fashion Week (SHFW, na sigla original) é a primeira semana de moda do mundo a apresentar um line-up inteiramente virtual, para o outono/inverno 2020. O evento também marca o retorno triunfal do formato see-now-buy-now. Logo depois, o Mercedes-Benz Fashion Week (MBFW), na Rússia, seguiu os mesmos passos e programou passarelas na web com transmissão ao vivo para lançar as próximas tendências.

Vem comigo saber mais! 

Alizila/Reprodução

A cobiçada primeira fila dos desfiles durante as semanas de moda cedeu lugar à casa dos fashionistas. O lugar privilegiado, que antes era ocupado por clientes, atrizes, convidados de honra e imprensa, por exemplo, foi entregue a qualquer pessoa que quisesse acompanhar os lançamentos das marcas para a próxima estação. Bastou reservar o horário na agenda e sintonizar as plataformas virtuais. 

Nesta temporada, o tradicional palco para a SHFW, espaço construído no bairro Xintiandi, em Xangai, foi substituído por um ambiente digital. O cronograma teve start em 24 de março e agitou o mercado chinês até o dia 30.

“A indústria e o mercado de moda da China amadureceram ao longo dos anos e entraram em uma nova era de energia criativa e oportunidades ilimitadas”, disse a vice-secretária do comitê da SHFW, Lu Xiaolei, em entrevista ao portal Alizila. “Esperamos que este novo formato permita aos estilistas experimentarem maneiras diferentes para expor suas coleções e novos canais para divulgar e vender”, complementou. 

 Xangai Fashion Week/Reprodução
Devido à disseminação do novo coronavírus, o universo fashion embarca em novos formatos

 

 Xangai Fashion Week/Reprodução
A SHFW é a primeira semana de moda do mundo a apresentar um lineup inteiramente virtual

 

A primeira edição 100% on-line da Semana de Moda de Xangai foi realizada em parceria com a marca Alibaba e a plataforma Tmall. Por lá, labels internacionais como Diane von Furstenberg e H&M já riscaram as passarelas digitais.  

As etiquetas locais Shushu Tong e Angel Chen estrearam no renomado evento. Durante a fashion week, mais de 150 marcas e mil artigos foram exibidos.

As apresentações ocorreram no formato see-now-buy-now. Depois das passarelas, as etiquetas disponibilizam os produtos das passarelas para mais de 800 milhões de usuários via e-commerce chinês.

 Xangai Fashion Week/Reprodução
As coleções de outono/inverno 2020 foram transmitidas ao vivo, de Xangai

 

 Xangai Fashion Week/Reprodução
Fashionistas e entusiastas tiveram a oportunidade de acompanhar os shows pela plataforma chinesa Tmall

Roupas e acessórios puderam ser adicionadas nos carrinhos de compras on-line imediatamente. Pela plataforma, as brands ofereceram recursos de realidade aumentada para os clientes testarem peças e até cores de maquiagem, por exemplo, para enriquecer a experiência.  

No encerramento do evento, os organizadores admitiram que a primeira edição digital foi uma curva de aprendizado para todos os envolvidos. Alguns internautas questionaram os inúmeros QR codes e pontuaram que os acessos eram confusos. Além disso, as lojas on-line limitaram o acesso apenas a quem domina a língua chinesa.

Xangai Fashion Week
Durante os desfiles, os fashionistas conseguiram comprar as peças que estavam nas passarelas, mas era necessário dominar a língua chinesa
Xangai Fashion Week
A cofundadora da Babyghost, Qiaoran Huang (à direita), conversou ao vivo com os telespectadores minutos antes do desfile

 

Xangai Fashion Week
Desfile virtual da marca Babyghost

 

Um ponto positivo nos desfiles ao vivo foi a comunicação. Durante os shows, os telespectadores elogiavam as peças e aproveitaram o momento para enviar dúvidas nos comentários. As perguntas puderam ser respondidas pela própria marca e pelo estilista.

O lineup digital também abraçou outras programações que normalmente acontecem de forma paralela aos desfiles. A incubadora de novos estilistas Labelhood organizou uma série de atividades ao vivo para promover novos designers.

As festividades também não ficaram de fora. Músicos e DJs locais agitaram as pickups. Os fashionistas aproveitarem as after parties no conforto de casa.

Apesar dos contratempos técnicos, os resultados do novo formato agradaram aos organizadores e às etiquetas participantes. Ao todo, mais de 11 milhões de visualizações foram alcançadas e aproximadamente USD 2,82 milhões de dólares, arrecadados com as vendas dos produtos durante a SHFW, segundo o grupo Alibaba.

 

Confira, no vídeo, como a Semana de Moda de Xangai passou a ser inteiramente digital:

Louis Vuitton

A etiqueta de moda francesa aproveitou o calendário fashion para fazer uma transmissão ao vivo. A rede social chinesa Little Red Book foi escolhida pela label para realizar o evento criativo, na quinta-feira (26/03). Durante a live, dicas de como combinar acessórios e as roupas da coleção de verão 2020 da LV foram direcionadas por dois influenciadores digitais chineses.

O programa alcançou aproximadamente 880 mil visualizações e resultou em novos seguidores no perfil da marca dentro da plataforma chinesa. O público mais jovem foi atraído pela ação e agregou mais 138 mil seguidores fiéis na conta da grife francesa.

Influencer chinesa
Influencer chinesa deu dicas ao vivo de looks com as peças da coleção de verão 2020 da Louis Vuitton
MBFW Rússia

Dando continuidade às semanas de moda totalmente digitais, o Conselho de Moda da Rússia recebeu apoio do Fashion Found para realizar o Mercedes-Benz Fashion Week Russia com lineup inteiramente on-line. O evento aconteceu entre os dias 4 e 6 deste mês.

No total, 32 desfiles foram transmitidos para mais de 830 mil pessoas. A primeira edição on-line da MBFW da Rússia apresentou coleções de outono/inverno 2020/2021.

As passarelas foram as mídias digitais da semana de moda, como o Facebook e o canal oficial da fashion week no Youtube. A hastag #MBFWRussia também marcou presença na rede social japonesa TikTok, com mais de 3,8 milhões de visualizações.

@mbfwrussiaRUBAN для MBFW Russia ##MBFWRussia ##стильНаДому ##stayhome♬ оригинальный звук – mbfwrussia

 

“A principal tarefa da Fashion Week é promover novas coleções. No entanto, a versão digital tem mais uma função: apoiar as casas de moda que não cessaram suas operações. Enquanto alguns estão fora de ação, vamos seguir em frente, desenvolvendo e aprimorando formatos inovadores que sempre estiveram presentes na Mercedes-Benz Fashion Week na Rússia”, pontuou Alexander Shumsky, Presidente do Conselho de Moda da Rússia, em comunicado oficial.


Confira o desfile da etiqueta Ónoma:

Colaborou Sabrina Pessoa

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?