Saiba quem é Alton Mason, primeiro modelo negro a desfilar pela Chanel
Americano foi um dos destaques no último desfile da grife, que nunca havia selecionado um profissional afrodescendente para seu casting
atualizado
Compartilhar notícia
Os principais destaques do último desfile da Chanel, que aconteceu no Metropolitan Museum of Art, em Nova York (EUA), foram as peles. Não só pela nova postura da grife francesa de não trabalhar mais com couro animal, mas também pela presença do primeiro modelo negro no casting da etiqueta de alta-costura.
Em 109 anos de existência, a marca nunca tinha incluído um profissional afrodescendente em seus shows, mas o norte-americano Alton Mason, um dos nomes mais quentes nas passarelas internacionais nas últimas temporadas, fez história ao participar do pre-fall da label.
Vem comigo saber mais sobre o modelo!
Ser modelo não estava nos planos de Alton. Filho de um jogador de basquete, ele percorreu 11 países durante a infância. Aos 17 anos, se estabeleceu em Los Angeles, onde começou a estudar dança e teatro. Seu talento logo foi notado pela coreógrafa norte-americana Laurieann Gibson, famosa por trabalhar para nomes como Lady Gaga e Nicki Minaj.
Gibson resolveu apadrinhar Mason e passou a selecioná-lo para vários de seus projetos, entre eles uma apresentação do músico P. Diddy no BET Awards. Durante os ensaios da premiação, Alton recebeu uma mensagem da equipe de Kanye West, que o convidou para fazer parte do desfile Season 3 da Yeezy, em 2016.
No início, ele pensou que tudo fosse uma brincadeira. Mas, ao perceber que se tratava de uma grande oportunidade, não hesitou em aceitar. “O agente me mandou um e-mail. Vi toda aquela coisa de confidencialidade e aí sim pude perceber que era real. Fiquei muito feliz. Foi muito mais do que um contrato. Foi a oportunidade de construir uma plataforma e compartilhar meu dom com o mundo”, contou ao FFW.
Graças ao show da Yeezy, outras marcas da Semana de Moda nova-iorquina, como Eckhaus Latta, Libertine e Telfar, se interessaram no rapaz, que logo ganhou a Europa. A italiana Gucci escalou Alton para seu Inverno 18 e, dois meses depois, o norte-americano, de 21 anos, estava na campanha de pre-fall da grife.
Daí em diante Mason ganhou o mundo. Seu estilo setentista o colocou nas apresentações de diversas etiquetas, como Fenty Puma, Versus e Hugo (linha mais jovem da Hugo Boss), e o levou a estrelar editoriais para a Interview, Another Man, CR Fashion Book e Document Journal, além de fazer campanhas para Opening Ceremony e Telfar.
Em 2018, foi escalado para as principais semanas de moda da Europa e figurou nos shows de Ermenegildo Zegna, Lanvin, Tom Ford, Jeremy Scott, Michael Kors, Balenciaga, Valentino, Louis Vuitton e Prabal Gurung. Mas uma grife ainda resistia aos charmes de Mason. Até agora!
Com uma forte presença nos desfiles de moda masculina de janeiro e junho, e um estilo único e versátil, o norte-americano conseguiu impressionar Karl Lagerfeld e acabou selecionado para o pre-fall da Chanel, que, em 109 anos de história, nunca havia colocado um modelo negro em seus desfiles.
Em seu Instagram, Alton comemorou o feito. “Abençoado por desfilar pela Chanel no Museu do MET. Esse é um momento que nunca esquecerei. Ter a oportunidade de ver toda a arte dentro do museu e trabalhar com esse time incrível foi surreal. Ser o primeiro modelo negro a desfilar pela Chanel. O quê? Ainda não consigo acreditar”, escreveu.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Danillo Costa