metropoles.com

Saiba quais são as 20 marcas mais promissoras da moda

Os sites Lyst e Highsnobiety reuniram dados e opiniões de especialistas em um dossiê que prevê as próximas etiquetas de sucesso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Peter White/Getty Images
Desfile da Jacquemus
1 de 1 Desfile da Jacquemus - Foto: Peter White/Getty Images

Enquanto as grandes grifes do universo têxtil observam seus consumidores mais velhos direcionarem suas verbas a móveis, eletrodomésticos e objetos de cozinha, resta aos jovens da geração Z a missão de manter a moda com energia. No entanto, conhecido por privilegiar características como singularidade e novidade, esse público pode mudar o cenário das marcas que dominam o mundo fashion, como aponta um estudo feito pelos sites LystHighsnobiety. Após reunir dados e opiniões de especialistas, as plataformas criaram uma lista com as 20 empresas com maior potencial de decolar.

Vem comigo conferir!

Embora as lojas e fábricas do segmento têxtil estejam paralisadas por conta do isolamento social, no mundo virtual as atividades estão mais intensas do que nunca. Ao passo que marcas e influenciadores oferecem opções de entretenimento na tentativa de angariar ou manter clientes e seguidores, os consumidores mais jovens aproveitam para conhecer novas etiquetas e comprar durante o tempo livre.

Devido ao distanciamento, os mecanismos de influência e informação estão mais democratizados e acessíveis. Se antes do surto da Covid-19 os grandes veículos de comunicação, celebridades e grifes de luxo já não concentravam o poder da mídia em suas mãos, hoje, o modelo tradicional de marketing não é mais visto.

Labels e estilistas emergentes têm escrito suas próprias regras e histórias, conquistando milhares de clientes de forma orgânica e independente. O que mais vale é o poder de seu design e uma conta criativa no Instagram.

Geração Z
De acordo com dados do Afterpay, um serviço que provê parcelamentos para compras on-line, 70% de todas as negociações feitas pelos clientes da empresa desde o início do isolamento são das gerações Y e Z

 

Chinatown Market
A Chinatown Market, por exemplo, não sentiu os efeitos da crise, graças a sua base de consumidores mais jovens

 

Fall Risk
A moda retrô da Fall Risk também tem funcionado na quarentena

 

De olho nessa movimentação, o portal Highsnobiety e o site de buscas de moda Lyst desenvolveram o relatório The Next 20, detalhando e classificando as marcas mais promissoras do mundo fashion. Para determinar o ranqueamento, as empresas formaram um conselho consultivo com alguns especialistas do setor.

Nomes como Sarah Andelman, fundadora do Just an Idea; Serge Carreira, da Federação da Alta Costura e da Moda; Bosse Myhr, diretor de moda masculina e feminina da Selfridges; e Mel Ottenberg, diretor criativo da revista Interview, foram alguns dos 20 membros convocados para o relatório.

Sarah Andelman
Sarah Andelman, ao lado de Rihanna, é fundadora do Just an Idea e participa do levantamento

 

Serge Carreira
Assim como Serge Carreira, da Federação da Alta Costura e da Moda

 

Mel Ottenberg
Mel Ottenberg, diretor criativo da revista Interview, também contribuiu

 

Christopher Morency
Christopher Morency, editor chefe do Highsnobiety, direcionou o projeto

 

Vários dados sobre as 250 marcas consideradas também foram usados no estudo. Além de analisar pesquisas no Google e no Lyst, usado por mais de 100 mil compradores, as companhias que desenvolveram o levantamento avaliaram o número de menções nas mídias sociais, imprensa e fóruns de moda.

Veja quais marcas configuram a listagem e os motivos que as levaram às primeiras posições:

1 – Jacquemus

Depois de encantar o mundo da moda com seu desfile em um campo de lavandas e viralizar com as famosas mini bags, a Jacquemus passou a ser pesquisada 183 mil vezes por mês, apenas nos Estados Unidos e na Europa, com um aumento de 1.300% nas citações em redes sociais. As menções na imprensa especializada ainda aumentaram 1.116%, por conta da aparição de Lizzo no tapete vermelho do American Music Awards, onde usou uma bolsa da etiqueta.

Jacquemus
Desfile realizado em campo de lavanda francês arrematou os amantes da moda

 

Jacquemus
Kylie Jenner é uma das clientes da Jacquemus

 

Jacquemus
A cantora Rihanna também tem peças da grife em seu acervo

 

2 – Fear of God

Além de conquistar estrelas como Jared Leto, a label Fear of God ganhou as manchetes com suas comentadas colaborações. Na Nike, a empresa emprestou seu DNA urbano e elegante ao modelo Air da gigante esportiva.

Já na Ermenegildo Zegna, a marca deu jovialidade à tradicional alfaiataria da grife italiana. “A Fear of God está mudando a maneira como encaramos streetwear“, disse Julie Gilhart, uma das consultoras do The Next 20.

Fear of God
Jared Leto usando Fear of God

 

Fear of God
Marca é conhecida por streetwear elegante e alinhado

 

Fear of God
Colaboração com a Ermenegildo Zegna impulsionou a etiqueta
3 – Bode

Se você é um leitor assíduo da coluna, já conhece o trabalho de Emily Adams Bode. Quando venceu o prêmio Designer Emergente do Conselho de Designers de Moda da América (CFDA), em 2019, a designer já concorria à final do tradicional concurso do grupo LVMH, além de figurar na lista 30 Under 30, da Forbes.

De lá para cá, as pesquisas por sua marca dobraram. “A Bode é pioneira na nova maneira de pensar a sustentabilidade”, diz Sarah Andelman.

Emily Adams Bode venceu o prêmio Designer Emergente, do Conselho de Designers de Moda da América (CFDA)

 

Estilista cria roupas reaproveitando tecidos descartados

 

Etiqueta também é finalista do prêmio LVMH
4 – Peter Do

Outra finalista do prêmio LVMH, a Peter Do conseguiu chamar a atenção de ninguém menos que Céline Dion. Após ter um de seus modelos vestido pela cantora, as impressões da etiqueta nas mídias sociais cresceram 322%. “Todas as apostas são em Peter. Ele preencheu o vazio que víamos no nicho de roupas femininas sofisticadas”, diz Olga Karput.

Peter Do
Céline Dion usou Peter Do nas ruas de Nova York

 

Peter Do
A atriz Lucy Liu com peças do estilista

 

Peter Do
Designer trabalha contrapontos entre tecidos leves e a rigidez da alfaiataria

 

5 – Arc’Teryx

O rapper Drake e o designer Virgil Abloh fizeram a Arc’Teryx transcender o universo dos esportes ao ar livre ao ostentarem os corta-ventos da marca em suas aparições públicas.

O diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton, inclusive, reinterpretou algumas peças da label no outono/inverno 2020 da Off-White, da qual é o idealizador. Com isso, o número de menções da empresa saltou 540% nas redes sociais, ultrapassando 13.400 postagens.

Arc'Teryx
A Arc’Teryx é especializada em roupas para esportes ao ar livre

 

Arc'Teryx
Menções da label aumentaram 540%

 

Arc'Teryx
Seus grandes destaques são os corta-ventos
6 – Amiri

O mood retrô modernizado da Amiri contagiou Bella Hadid. Ao aparecer com algumas roupas da marca, a modelo fez as pesquisas relacionadas à empresa superarem mil registros diários no Lyst. Ao figurar nas capas de revistas de renome, como Billboard, Wonderland e Rollacoaster, a etiqueta ainda garantiu um volume médio mensal de 122 mil buscas no Google.

Amiri
Amiri trabalha estilo retrô, mas com reinterpretações modernas

 

Amiri
Tons terrosos e texturas marcam as criações da etiqueta

 

Amiri
Bella Hadid é uma das fãs da empresa

 

7 – Salomon

Mostrando a força do setor voltado aos esportes ao ar livre, a Solomon registrou um aumento de 71% nas pesquisas do Google, em relação ao último trimestre de 2019. Colaborações com a Fumito Ganryu, Wander e 11 by Boris Bidjan Saberi aumentaram a participação da marca no street style, que abraçou alguns modelos de tênis da grife.

salomon
No Google, a Salomon teve 71% de buscas a mais

 

salomon
Etiqueta explora a pegada sporty

 

salomon
Parcerias com Fumito Ganryu, Wander e 11 by Boris Bidjan Saberi são destaque
8 – Needles

Entre as marcas observadsa no estudo The Next 20, a Needdles registrou o maior crescimento de seguidores no Instagram: 74%. Ao vestir nomes como ASAP Rocky e Offset, a etiqueta ainda conseguiu fazer com que seus casacos se tornassem best sellers. Graças ao endosso da comunidade Hip Hop, a label foi convidada a colaborar com a AWGE, empresa de moda de Lord Flacko.

Needles
ASAP Rocky veste Needles em show

 

Needles
Calças esportivas são um dos trunfos da empresa

 

Needles
Assim como os casacos

 

9 – Marine Serre

Com grandes nomes da música ostentando sua já famosa estampa de lua, Marine Serre conseguiu se destacar com sua coleção de outono/inverno 2020. Após a exibição do trabalho, a designer viu suas menções nas redes sociais saltarem 716%. Os pedidos por meio do Lyst também aumentam 40% em relação ao último trimestre. “Atualmente, até Kanye West anda em seu showroom fazendo pedidos pessoais”, afirmou  Ida Petersson.

Kylie Jenner usa a já difundida estampa de Marine Serre

 

Beyoncé também elegeu padrão da designer

 

Capa do single Physical, de Dua Lipa

 

10  – Rhude

Aclamada pelos principais jogadores da liga de basquete americana, a Rhude chegou ao Paris Fashion Week Men fazendo barulho. Com sua estreia na semana de moda, a grife alavancou suas menções em 300%, além de ganhar o mundo da música, figurando nos guarda-roupas de Jay-Z, Post Malone e Usher.

Rhude
O rapper Jaz-J com uma camiseta Rhude em um jogo de basquete

 

Rhude
Post Malone ostentou as borboletas que são símbolos da marca

 

Rhude
O cantor Usher com o tie-dye da label 

 

11 – Maryam Nassir Zadeh

Zadeh adentrou o mercado em 2008, abriu seu ponto físico seu ponto físico em Nova York e depois desfilou algumas vezes na semana de moda da cidade. Embora tenha pulado a última edição do evento, conseguiu uma boa visibilidade em sites e revistas, contabilizando 388 artigos na imprensa. As pesquisas no Lyst ainda aumentaram em relação ao último trimestre de 2019.

Maryam Nassir Zadeh
Maryam Nassir Zadeh investe em estética bucólica

 

Maryam Nassir Zadeh
Este modelo de cinto foi um sucesso entre as fashionistas

 

Maryam Nassir Zadeh
Assim como os vestidos de algodão

 

12 – Aries

Se definindo como uma marca desenhada em Londres e produzida na Itália, a Aries se beneficiou com uma colaboração feita com a Porter. O trabalho esgotou e fez as pesquisas no Lyst chegarem a 300 por dia. Nas mídias on-line, a etiqueta logomaníaca teve um aumento de 62% em suas menções.

Aires
A Aires une o design inglês à qualidade italiana

 

Aires
Logomania é um artifício amplamente utilizado pela etiqueta

 

Aires
Alfaiaria contrasta com peças de streetwear

 

13 – Amina Muaddi

Amina Muaddi foi abençoada pela influência de Solange Knowles, Rosie Huntington-Whiteley e até Rihanna, que chegou a contratar a designer para desenvolver os sapatos de sua grife após o sucesso de suas criações.

Transformando o salto taça na maior tendência do segmento de calçados, a romena se tornou a marca mais comprada por meio do Lyst. “Seu produto tem uma assinatura muito forte, mas, com seu marketing apaixonado, ela está crescendo muito rápido em todo mundo”, defendeu Yilling Hong.

Amina Muaddi
Amina Muaddi introduziu a tendência dos saltos taça

 

Amina Muaddi
Designer foi contratada por Rihanna para desenvolver os sapatos da Fenty

 

Amina Muaddi
Kendall Jenner usa Amina Muaddi

 

14 – 1017 ALYX 9SM

Foi com o verso “fivelas na jaqueta, uma coisinha da Alyx“, eternizado na canção Toosie Slide, do Drake, que a marca de streetwear norte-americana conseguiu aumentar em 50% seu volume de pesquisas no Google.

Agora, tendo parcerias com a Nike, Moncler e Mackintosh em andamento, a marca deve permanecer alcançando feitos memoráveis com suas texturas e modelagens diferenciadas.

1017 ALYX 9SM
1017 ALYX 9SM brinca com texturas

 

1017 ALYX 9SM
O preto norteia o trabalho da companhia

 

1017 ALYX 9SM
A atriz Tessa Thompson veste look da grife

 

15 – Aime Leon Dore

A alfaiataria esportiva e colorida de Aime Leon Dore alcançou a maior taxa de engajamento da pesquisa: 5,4%. A coleção fixa Uniforme foi um sucesso e, após lançar parcerias com a New Balance e Porsche, o anúncio do retorno da linha deve popularizar ainda mais o nome da empresa.

Aime Leon Dore
Estampas e cores são o forte da Aime Leon Dore

 

Aime Leon Dore
Empresa fechou parcerias com New Balance e Porsche

 

Aime Leon Dore
Taxa de engajamento da marca foi a maior da pesquisa

 

16 – Charlotte Knowles

Graças a Bella Hadid e Kaia Gerber, o retrô com toques de modernidade executado por Charlotte Knowles ganhou as mídias, com um aumento de 534% em suas menções no primeiro trimestre de 2020.

Com texturas variadas e corsets modernizados, a designer britânica agora é vista como o futuro da moda. “Esportiva, híbrida e refinada, a lingerie de Charlotte é o que as mulheres querem usar agora”, relata Lulu Kennedy.

Charlotte Knowles
Charlotte Knowles tem pegada retrô

 

Charlotte Knowles
Mas acrescenta modernidade e novas visões ao estilo

 

Charlotte Knowles
Bella Hadid é uma das clientes da label 

 

17 – Miyagihidetaka

A presença da Miyagihidetaka no The Next 20 poderia ser considerada suspeita por algumas pessoas. Afinal, a marca lançou uma coleção em parceria com o site Highsnobiety, que idealizou o estudo.

No entanto, não há como rebater o aumento nas impressões e seguidores da etiqueta. Em comparação ao último trimestre de 2019, as menções subiram 614%, enquanto o followers saltaram 42%.

Miyagihidetaka
Estampa de lenço ganha novas interpretações na Miyagihidetaka

 

Miyagihidetaka
Puffer jacket com o tradicional print da etiqueta

 

Miyagihidetaka
Em comparação ao último trimestre de 2019, as menções subiram 614%

 

18 – marca 424

A alfaiataria urbana e jovem da 424 fez a label ser uma das mais pesquisadas ​​nos EUA, Canadá e Coreia do Sul. O motivo de tanta procura são vários, desde os uniformes que a grife assinou para o time de futebol feminino do Aresenal até a coleção American Psycho, criada a partir de obras de arte do ilustrador Benjamin Marra.

424
Roupas com ilustrações de Benjamin Marra saíram bem

 

424
424 aposta em silhuetas amplas

 

424
Bem como em técnicas de estamparia

 

19 – Stand

Por meio de colaborações com influenciadores, o estúdio Stand conseguiu crescer nas plataformas on-line. À medida que as visualizações no Lyst cresceram 83% em comparação ao último trimestre, o número de seguidores no Instagram subiu 27%.

Stand Studio
Stand Studio investe em parcerias com influenciadoras

 

Stand Studio
Contraste de estampas faz parte das criações da empresa

 

Stand Studio
Assim como a alfaiataria
20 – Eytys

Conhecida por suas botas originais e imponentes, a Eytys foi a etiqueta mais pesquisada ​​na Suécia. O volume médio de pesquisas no Google ficou em torno dos 45 mil mensais, apenas nos EUA e na Europa, enquanto as pesquisas no Lyst aumentaram 15%.

Eytys
Eytys comanda é a aposta do mercado sueco

 

Eytys
Botas da etiqueta chamam atenção

 

Eytys
Os anos 1990 são uma forte inspiração da label 

 

Previsão

Caso as previsões do Lyst e Highsnobiety se concretizem, o futuro da moda será resguardado às marcas que oferecem mais do que um produto caro, como as primeiras colocadas do estudo indicam. Ao contrário do que muitos pensam, a Jacquemus vai muito além das mini bags.

Bolsas podem ter difundido o nome de Jacquemus, mas estilista tem mais a mostrar

 

Apenas nos último três meses, Simon Porte aumentou significativamente sua oferta de roupas femininas, expandiu sua coleção de jóias e encontrou a força de sua linha masculina, lançada em 2018. Além disso, apostou em um público diverso, de Lizzo à Kylie Jenner, para mostrar que atende a todo tipo de mulher.

“Jacquemus fica cada vez mais brilhante. Também respeito o fato de ele não apostar em colaborações”, afirmou Sarah Andelman, fundadora da Just An Idea e diretora criativa da Colette.

Atualmente, o designer é um dos mais celebrados do mercado

 

A presença de marcas com apelo sustentável, como Bode, Marine Serre, 1017 ALYX 9SM e Miyagihidetaka, enfatiza a luta em prol das causas socioambientais, que devem se tornar ainda mais relevantes após a pandemia.

O levantamento The Next 20 faz bastante sentido com o que acontece na indústria têxtil voltada à moda na atualidade. Afinal, empresas independentes, transparentes, éticas e responsivas estão sofrendo menos com a crise.

Ninguém sabe ao certo o que vai acontecer quando a pandemia do novo coronavírus passar. Apesar das dificuldades e incertezas, ao menos na moda a pausa comercial também é vista como uma página em branco, a ser colorida pelas companhias que conseguirem se adaptar aos percalços da nova realidade.

 

Colaborou Danillo Costa 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?