Saiba quais foram os itens mais desejados do 1º trimestre de 2019
Depois da mini Le Chiquito fazer sucesso em desfile da marca, o modelo foi uma das peças femininas mais procuradas do ranking Lyst Index
atualizado
Compartilhar notícia
A cada trimestre, o Lyst, maior site de pesquisas de moda, publica o Lyst Index – um estudo global do mercado fashion – e revela as marcas e produtos mais quentes do momento. Para isso, investigam os hábitos de busca, navegações e compras de mais de 5 milhões de consumidores, entre 12 mil lojas on-line. Além da análise do próprio Lyst, o resultado considera pesquisas do Google e de outros indicadores, como menções em redes sociais. Nos três primeiros meses deste ano, os calçados e acessórios tiveram destaque entre as top 10 peças femininas.
Vem comigo saber quem entrou na lista!
Estão entre os itens mais procurados em 2019: o hijab esportivo da Nike, a bolsa Le Chiquito, de Jacquemus, e tênis plataforma by Alexander McQueen. Quando trata-se dos produtos mais populares, o site filtra menções nas redes, visualizações de página, pesquisas e vendas de 6 milhões de artigos em milhares de lojas virtuais.
Em fevereiro, a Jacquemus apresentou uma versão miniatura da bolsa Le Chiquito, o highlight do desfile de outono/inverno 2019. Além de virar assunto nas redes sociais e nas publicações de moda, a peça chamou atenção dos potenciais consumidores.
No levantamento mais recente feito pelo Lyst, o modelo de bolsa foi o terceiro item feminino mais popular no primeiro trimestre deste ano. O motivo? O sucesso da mini Chiquito no show fez as impressões da marca nas redes sociais aumentarem em 1.831%. A it bag esgotou em diversas varejistas on-line em questão de semanas.
Lançado em dezembro de 2017, o hijab esportivo da Nike é um dos destaques do ranking, em sétimo lugar. Sucesso entre esportistas muçulmanas, a demanda da peça aumentou 125% no Lyst nos três primeiros meses deste ano. O impulsionamento foi resultado da notícia polêmica de que a varejista Decathlon desistiu de vender um modelo de hijab para esportes na França. Com isso, a Nike viu suas menções sociais subirem em 4.900%.
Os tênis com solado oversized da Alexander McQueen são os mais procurados da lista. Já os sapatos da Gucci estão entre os queridinhos do público desde o ano passado. As pesquisas pelos chinelos Sawyer slide da Chloé tiveram aumento de 273% nas buscas a partir de janeiro.
A Prada emplacou uma tiara com tachas no segundo lugar. Enquanto isso, uma blusa tie-dye de gola alta da Proenza Schouler, um casaco shearling da Sandy Liang e a clássica Baguette da Fendi completam a lista. Veja:
De acordo com o Lyst Index Q1 2019, o contexto político e cultural do mundo contribuiu para o resultado desta edição. Entre esses fatores, estão os protestos dos chamados coletes amarelos em Paris, o clima de incerteza do Brexit e a maior paralisação da história do governo norte-americano. Por isso, o site expandiu o ranking de 10 para 20 colocações pela primeira vez.
No top 3, nenhuma novidade: Off-White, Gucci e Balenciaga. Ao longo de 2018, essas marcas mantiveram posições de destaque, variando muito pouco. A Dolce & Gabbana subiu seis posições depois de baixada a poeira do polêmico desfile cancelado na China.
1. Off-White (posição anterior: 2)
2. Gucci (1)
3. Balenciaga (3)
4. Valentino (9)
5. Fendi (5)
6. Prada (11)
7. Stone Island (7)
8. Versace (6)
9. Vetements (8)
10. Saint Laurent (27)
11. Nike (14)
12. Burberry (10)
13. Moncler (4)
14. Givenchy (13)
15. Dolce & Gabbana (21)
16. Yeezy (12)
17. Balmain (18)
18. Palm Angels (29)
19. Adidas (16)
20. Alexander McQueen (25)
O levantamento revela ainda que os 10 itens mais desejados pelo público masculino foram tênis. Desses, seis são modelos da Nike, incluindo o primeiro colocado. Um Adidas Yeezy ficou em segundo lugar. Os outros da lista são das marcas New Balance, Converse e Veja.
Colaborou Hebert Madeira