Saiba o que significa cada cor para os looks de Réveillon
Se você quer fugir do branco, descubra as ideias associadas às outras cores para garantir a roupa ideal na Virada do ano
atualizado
Compartilhar notícia
A cor branca é, tradicionalmente, a favorita dos brasileiros para celebrar o Réveillon. Em 2019, segundo pesquisa divulgada pelo SPC Brasil, 37% daqueles que pretendem celebrar a Virada do ano usarão peças dessa tonalidade. Neste período, a definição do look costuma ser ligada a superstições e acaba se tornando uma simpatia, pois há quem acredite que as cores influenciam em diferentes aspectos da vida. Paz, dinheiro, amor, esperança… O desejo varia de acordo com o pigmento escolhido.
Vem comigo saber o significado de cada um!
Branco
Para quem busca paz e renovação, o branco pode ser a cor ideal, pois traz ideia de recomeço e pureza. No Brasil, a tradição de vestir roupas brancas começou na década de 1970. Pessoas que passavam pela Praia de Copacabana começaram a se inspirar nas vestes dos praticantes de Candomblé que deixavam oferendas no mar. Desde então, virou um clássico de Réveillon. Vale lembrar que esta cor é a mistura de todas as outras.
Azul
Por ser a cor favorita de muitas pessoas, o azul ganha vários significados. Entretanto, a maioria deles tem a ver com as ideias de tranquilidade, equilíbrio, confiança e harmonia. Na América Latina, como explica o jornal The Huffington Post, também é associado à boa saúde. Vale lembrar que a cor de 2020, segundo a Pantone, é Classic Blue (19-4052). Que tal vesti-la para começar o ano de jeito superantenado e trendy?
Amarelo
Desde que a bandeira do Brasil foi reformulada, em 1889, a cor amarela simboliza as riquezas minerais do país, pois remete ao ouro. Com a crença para o Ano-Novo não é diferente: muitos acreditam que o tom vibrante é perfeito para atrair dinheiro. Para algumas culturas, no entanto, está ligada a valores contraditórios, como ciúme e traição.
Vermelho
Uma cor agitada e cheia de presença, o vermelho é associado à conquista e paixão. Para quem quer dar intensidade à vida amorosa, pode ser uma opção interessante. O tom também está ligado às ideias de poder, ambição e motivação.
Rosa
O rosa é vinculado ao amor de diversas formas, do romântico ao fraternal (ou, até mesmo, ao amor próprio). Também é delicado e sereno, traz calma, felicidade e pode fortalecer relações.
Dourado
Assim como o amarelo, o dourado remete ao luxo, à riqueza, sorte e prosperidade. Também representa alegria e conhecimento. Se você deseja sucesso no ano que se iniciará, pode ser uma boa aposta.
Prateado
A cor prata reúne significados das cores branca, como a ideia de renovação, e dourada, como a riqueza. Além disso, remete à Lua e a suas mudanças. Uma escolha para quem quer um 2020 cheio de inovação.
Verde
Muito vinculado à esperança, sorte e fertilidade, o verde tem um visual enérgico de frescor e limpeza. Assim como o azul, também traz equilíbrio. É uma cor que lembra natureza, consciência ecológica e a fartura.
Lilás ou violeta
Quem busca transformação, espiritualidade e consciência de si pode investir nas cores lilás ou violeta, ambas variações do roxo. Se você quer purificar a mente, ter foco e seguir mais a própria intuição, opte por peças nesses tons.
Laranja
Cor da experimentação e da criatividade, o laranja é chamativo, ousado e alegre. Se você quer uma cor que dê um gás e traga estímulo, aposte nela.
Preto
Apesar da conotação negativa e de ser evitada por alguns nessa época do ano, o preto também tem significados bons. É uma cor ligada ao poder, como o vermelho, e traz também um aspecto de independência e importância.
Vale destacar que, de acordo com o país ou região, cada cor pode ter um significado diferente dentro do contexto cultural local. No Brasil, esses são alguns dos valores mais comuns atribuídos a elas. Você já escolheu a sua?
Colaborou Hebert Madeira