Saiba mais sobre os vencedores do CFDA Awards 2018
A premiação aconteceu pela primeira vez em Nova York e teve tributos inéditos. Entre os ganhadores, estão Naomi Campbell e as gêmeas Olsen
atualizado
Compartilhar notícia
Anualmente, em junho, o Conselho de Estilistas Norte-Americanos (CFDA) reúne personalidades da moda para homenagear os maiores talentos entre as grifes do país. Nessa segunda-feira (4/6), o evento aconteceu pela primeira vez fora de Manhattan. O local escolhido para abrigar a premiação foi o Brooklyn Museum, em Nova York.
Apresentada pela atriz Issa Rae, estrela da série Insecure, da HBO, a premiação escolheu os estilistas e designers que se destacaram em quatro categorias: masculina, feminina, design de acessórios e novo talento. O evento, cuja primeira edição aconteceu em 1981, está entre os mais importantes e reconhecidos dentro do universo fashion. Além da homenagem a talentosos artistas, prestigia personal style, jornalistas e influenciadores.
Vem comigo e saiba mais sobre os vencedores de 2018!
Ícone fashion
Naomi Campbell foi a grande vencedora do prêmio de Ícone Fashion do CFDA Fashion Awards. Na Inglaterra, ela foi a primeira modelo negra a estampar capas de revistas como a Elle, além da Time Magazine, nos Estados Unidos, e da Vogue francesa.
Quando subiu ao palco, fez um discurso forte contra o racismo.
“Disseram muitas vezes que eu não conseguiria fazer certas coisas por causa da cor da minha pele. Estou aqui hoje como uma mulher negra orgulhosa, e vou continuar lutando por diversidade e igualdade neste setor”, afirmou Naomi.
Designer de moda feminina
Diretor criativo da Calvin Klein, Raf Simons levou o prêmio de moda feminina. No ano passado, ele já havia vencido a mesma categoria, além da masculina.
O profissional, nascido e criado na Bélgica, lançou sua linha homônima em 1995, e já passou por grifes como Jil Sander e Dior.
Hoje, o estilista faz manifestações políticas nas passarelas da americana Calvin Klein. Inclusive, em sua primeira coleção com a grife, homenageou os Estados Unidos. É diretor criativo da marca desde agosto de 2017 e, nesse tempo, alterou a logo da label, além de tornar o serviço sob medida mais acessível.
Designer de moda masculina
Não é novidade que a Supreme é uma das marcas mais bem-sucedidas do momento. Prova disso é o troféu de moda masculina do CFDA Awards dado a James Jebbia, fundador da label.
“Nunca considerei a Supreme uma marca de moda, ou eu, um designer, mas agradeço o reconhecimento pelo trabalho que tenho feito”, disse o estilista.
Designer de acessórios
As gêmeas Olsen são muito conhecidas por terem estrelado, entre os 6 meses e os 8 anos de vida, o seriado Full House. Cresceram com estilo e sempre causando polêmica. Atualmente, arrasam no mundo fashion e, no CFDA Awards, receberam o prêmio de designer de acessórios do ano.
A marca criada por elas, a The Row, foi fundada em 2006. A primeira loja física da grife foi inaugurada em Los Angeles, em 2014, e as peças da label têm um estilo minimalista e chique.
Prêmio Swarovski para talento emergente
Sander Lak, que está à frente da marca novaiorquina Sies Marjan, foi laureado na categoria Swarovski de talento em ascensão. Antes de criar a própria grife, o holandês passou pela Dris Van Noten.
O trabalho de Sander tem ganhado reconhecimento nas passarelas de Nova York. Ele flutua com cores vibrantes e criações inovadoras. A tendência é que o sucesso dele só aumente. Vamos acompanhar!
A edição deste ano trouxe algumas novidades, como uma homenagem à influenciadora Kim Kardashian e ao estilista Ralph Lauren, que recebeu o tributo inédito Members Salute.
Entre os homenageados da noite, estão Diane von Fürstenberg – que recebeu o prêmio Swarovski para mudança positiva pelo ativismo em prol do empoderamento feminino –, e Narciso Rodriguez. Ele levou para casa o Geoffrey Beene Lifetime Achievement Award.
Quem ficou com o Prêmio dos Fundadores foi Carolina Herrera, que deixou o comando do design da marca neste ano. Donatella Versace recebeu o Prêmio Internacional da CFDA. Já Edward Enninful, estilista e editor-chefe da Vogue britânica, foi agraciado com o Media Award.
CDFA Awards
Os premiados são escolhidos por um grupo de personalidades de peso do mundo da moda. Primeiramente, o conselho envia as opções de cada categoria para uma rede de mais de 500 pessoas, composta por varejistas, jornalistas, estilistas e influenciadores. Depois, o quadro de diretores do CFDA toma a decisão final. O evento que anuncia os vencedores é realizado em parceria com a Swarovski.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Rebeca Ligabue