metropoles.com

Saiba as notícias dos bastidores da moda deste fim de ano

Entre sapatos inusitados e bolsas polêmicas foi a saída de Phoebe Philo da Céline que mais chocou os fashionistas. Vem comigo!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Louboutin/RogerVivier
1 de 1 - Foto: Divulgação/Louboutin/RogerVivier

Com a chegada do fim do ano, fiz um resumo das últimas novidades do mundo da moda. Entre sapatos inspirados nos Star Wars, coleções inusitadas e parcerias musicais, as surpresas incluem até a bolsa porta-cigarro.

Quer saber mais? Então vem comigo!


Phoebe Philo
Assim como aconteceu no fechamento da multimarcas francesa Colette, a saída de Phoebe Philo do cargo de diretora criativa da grife Céline pegou o fashion world de surpresa. Os editores de moda declararam o fim de uma era. Afinal, a estilista ficou dez anos à frente da marca e impactou o estilo de mulheres de todos os cantos do globo.

Divulgação

Para Philo, a moda deveria ser fácil, chique e confortável. O resultado são roupas, sapatos e bolsas que trazem a mistura perfeita entre elegância e praticidade. Sob o comando da inglesa, o estilo da Céline era clean e com um “quê” de normalidade. Por isso, as peças atraíram clientes das mais diversas idades.

Na passarela, dominavam os looks oversized e a silhueta quadrada. Os sapatos, em grande parte, flats clássicas. Outros modelos com salto blocado e bico arredondado eram inspirados nas mulheres francesas. As bolsas, espaçosas, conquistavam fãs por serem, muitas vezes, maleáveis e minimalistas. Veja algumas que são a cara da era Phoebe Philo:

divulgação

Boatos de saída da estilista circulam desde outubro, mas o anúncio só se oficializou na quinta-feira (21/12). A designer entregou aos colegas de trabalho uma carta de despedida e agradeceu a todos pelos anos de parceria. A última coleção da casa, sob a direção de Phoebe Philo, será a de inverno, no primeiro semestre de 2018. O substituto da inglesa ainda não foi anunciado. Tchau, Colette. Tchau, Phoebe.

Agora, algo extremamente criativo e incrivelmente inusitado:

Star Wars e Christian Louboutin
A onda futurística — que dominou as passarelas durante os desfiles da temporada primavera/verão 2018 — aterrissou direto nas lojas de Christian Louboutin. Em colaboração com o filme “Star Wars: O Ultimo Jedi”, o estilista lançou uma coleção de cinco modelos de pumps. O famoso sapato do solado vermelho, dessa vez, teve inspiração em quatro heroínas das galáxias: a líder da Resistência, Amilyn Holdo; a vilã Capitã Phasma; Rey, a heroína da trilogia; e a mecânica Rose Tico. A ideia surgiu das reuniões entre o Louboutin e Doug Chiang — vice-presidente e diretor criativo executivo da franquia Star Wars.

Divulgação

As peças da colaboração “Nomad Shoemaker” foram leiloadas e o dinheiro arrecadado irá para a caridade “Star Wars: Force for Change” — iniciativa da produtora LucasFilm que usa a influência da franquia e ajuda crianças de todo o mundo.

O resultado: sapatos criativos e totalmente usáveis. Confira!

Rey
O pump foi inspirado na roupa usada pela protagonista no filme, interpretada por Daisy Ridley. Louboutin trouxe o conceito de uma mulher chique com essência guerreira. Os cristais são da cor do sabre de luz da personagem e a transparência da peça reflete os poderes Jedi.

Divulgação/Getty Images

 

Amilyn Holdo
A inspiração para o sapato veio da capa vinho drapeada que a atriz Laura Dern usou ao interpretar uma das líderes da Resistência. O item parece a extensão da roupa da personagem.

Divulgação/Getty Images

 

Capitão Phasma
A armadura da vilã interpretada por Gwendoline Christie está evidente no modelo de sapato em sua homenagem. O scarpin em prata metalizada reflete bem a personalidade autoritária e sedutora da Stormtropper.

Divulgação/Getty Images

 

Rose Tico
Representada no filme por Kelly Marie Tran, a integrante da Resistência é resiliente e precavida. O modelo de sapato, assim como a personagem, tem várias camadas diferentes de tecidos e materiais protegendo e disfarçando algo mais delicado que existe por trás.

Divulgação/Getty Images

 

No entanto, o protagonista dessa parceria não é uma peça prêt-àporter. Muito pelo contrário. O quinto modelo possui salto de 15 cm e é uma obra de arte. Por isso, não será vendido: vai entrar nos arquivos da marca. O estilista escondeu a peça dos olhos do público até a estreia do filme, que aconteceu no dia 14 de dezembro.

Divulgação

Se você achou o sapato polêmico, espere até conhecer as novas bolsas da grife Roger Vivier.

Roger Vivier e seu case para cigarros
A marca do designer de sapatos francês, morto em 1998, está hoje sob o comando de Bruno Frisoni. O diretor criativo causou polêmica quando lançou uma bolsa porta-cigarro. O design está disponível em preto ou branco.

 

Divulgação/Instagram/Reprodução

A ideia inusitada, é claro, gerou polêmica. Em plena geração saúde entre campanhas e mais campanhas contra o cigarro, Frisoni aparece e nos entrega algo conceitual e ao mesmo tempo audacioso. Assim como a moda deve ser!

Lindas e supercriativas, as peças podem e devem ser usadas para carregar pequenos objetos como batom, identidade e as chaves de casa. Está na minha wishlist.

Outra novidade, que muito me interessou, foi o lançamento da nova marca jovem da H&M.

H&M foca nas Millennials
A empresa sueca, que opera em mais de 62 países, já lançou uma linha de roupas sem gênero, e é conhecida pelo fast fashion.

Para o começo de 2018, a multinacional pretende lançar uma loja direcionada especificamente aos millennials — a Nyden. A ideia surgiu de um trabalho em campo que uniu sociologia, pesquisa de mercado e filosofia na tentativa de identificar as necessidades do mercado fashion.

A pesquisa por tendências foi feita sob os cuidados de Oscar Olson — membro da equipe H&M desde 2013 e eleito para comandar a Nyden.

 

dIVULGAÇÃO/20THcENTURY fOX/rEPRODUÇÃO/iNSTAGRAM

Diferentemente da H&M, a marca vai atuar com o estilo slow fashion, ou seja, não seguirá tendências, tampouco o calendário da moda. O conceito é lançar peças limitadas e oferecer roupas de luxo a preços acessíveis.

A Nyden pretende trabalhar com várias colaborações, começando pela atriz Noomi Rapace e o tatuador Doctor Woo. Aposto que será um sucesso. Vamos esperar.

Marina Lima lança coleção de camisetas
A moda está diretamente relacionada à música. Em parceria com a marca Basico.com, a cantora, compositora e instrumentista Marina Lima lança neste mês camisetas que estampam as frases: “Novas famílias”, “Feminista desde sempre” e “Doar mais, ter menos”. O lucro será revertido para ações beneficentes.

Divulgação

Gucci & Dapper Dan
Considerado o curador da cultura hip hop, Dapper Dan (Daniel Day) sempre foi um outlaw. Rebelde, o estilista influenciou não só a moda como também a cena do hip hop durante os anos 1980 e 1990. O cara, de sua pequena loja no Harlem, lançava tendência. Na verdade, ele ficava de olho nos lançamentos das grandes marcas e produzia algo ainda melhor.

Cresceu no bairro predominantemente negro de Nova York e, em 1982, depois de uma temporada na África, inaugurou a Dapper Dan’s Boutique na 125th street. Ele chegou ao estrelato quando lançou casacos de pele gigantes. A loja não tinha hora para fechar e funcionava todos os dias da semana. Atendia rappers, celebridades, atletas e até líderes de gangues, como Alpo Martinez.

Após dez anos, no entanto, faliu devido aos processos que recebeu. Dan Dapper usava a logo de marcas de luxo — por exemplo, o monograma da Louis Vuitton — quando produzia peças para a butique. Hoje, 25 anos depois e, como ironia do destino, uma jaqueta de sua autoria foi reproduzida na passarela da Gucci. O resultado? Dapper Dan’s Harlem studio is back in business.

divulgação/arquivo pessoal

Tudo começou no desfile resort 2018 da Gucci, em Florença. A grife italiana lançou uma jaqueta idêntica à peça criada por Dan Dapper muitos anos antes. A semelhança era tanta, que rendeu à marca italiana acusações de plágio – situação irônica, pois Dan Dapper havia sido processado por esse mesmo motivo. A Gucci admitiu usar o modelo de Dan como inspiração e aproveitou a situação para anunciar o desejo de uma parceria.

Confira a semelhança das peças:

O novo espaço fica na Lenox Avenue em Nova York e mistura tanto o DNA de Dan quanto a estética de Alessandro Michele — diretor criativo da Gucci. Na studio, poderá desenvolver designs com tecido, estampa e ferragem da grife italiana. Uma segunda oportunidade mais do que merecida por Dan Dapper.

Divulgação
Dapper Dan em campanha para a coleção Cruise 2018 da Gucci

 

O fim do ano chegou e, com ele, várias expectativas de mudança e lançamentos de tendências. Os desfiles estão aí e o baile da Vogue também. Continue conferindo as novidades aqui e até 2018!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?