Retrospectiva do Oscar: veja os looks mais marcantes ao longo dos anos
Relembre escolhas de celebridades como Angelina Jolie, Meryl Streep, Halle Berry e Lupita Nyong’o para a principal premiação do cinema
atualizado
Compartilhar notícia
A cada ano, os fãs de cinema ficam na expectativa para saber quem serão os ganhadores do Oscar, o maior evento da indústria. No entanto, a premiação não atrai só os olhares de quem curte filmes e documentários. Há também quem acompanhe a cerimônia só para conferir os melhores e os piores looks dos convidados no tapete vermelho.
Ao longo do tempo, os gostos foram mudando, e as tendências, trocadas. No red carpet, as cores mais usadas, as grifes, os cortes e as texturas também variam. Afinal, a moda se renova constantemente.
A edição de 2019 acontece neste domingo (24/2) em Los Angeles, nos Estados Unidos. Para já entrar no clima, a coluna fez uma retrospectiva dos visuais mais icônicos que já passaram pelo Oscar.
Vem comigo conferir!
Uma das edições mais memoráveis do Oscar foi na qual Cher, em 1986, surgiu com um look performático by Bob Mackie. Além da barriga de fora, ela usou uma peruca de plumas.
Quando ganhou o segundo Oscar de sua carreira, em 1992, Jodie Foster foi ousada. Apostou em um visual com macacão decotado e blazer oversized. Já em 1999, o Ralph Lauren de Gwyneth Paltrow deu o que falar. A produção da artista, que levou a estatueta de Melhor Atriz por Shakespeare Apaixonado, era rosa e longo com alças finas.
Um vestido preto aveludado da Valentino foi a aposta de Julia Roberts quando ganhou o Oscar de Melhor Atriz pela atuação em Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento. Além de uma cauda, a peça tinha listras brancas e um decote com tela transparente.
A cerimônia de 2002 ficou marcada com o Oscar de Halle Berry, a primeira mulher negra a receber o título de Melhor Atriz, pelo seu trabalho em A Última Ceia. Para a noite, ela escolheu um vestido transparente com detalhes florais. Na parte de baixo, uma saia bordô de cetim com cauda.
Na época, Halle pensava que o prêmio abriria portas para outras mulheres negras na indústria. No entanto, há dois anos, ela afirmou que se sentia desapontada ao perceber a falta de representatividade ainda vigente.
Já em 2005, Cate Blanchett subiu ao palco com nada menos que um vestido amarelo da Valentino. Ela recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por O Aviador. Na mesma edição, a brasileira Gisele Bündchen apareceu na premiação com um tomara que caia branco da Dior. Na época, ela acompanhou o ator e então namorado, Leonardo Di Caprio.
O ano de 2007 ficou marcado por Nicole Kidman usando Balenciaga. O vestido by Ghesquière tinha cor intensa, um vermelho enérgico. Três edições depois, Sandra Bullock ganhou o prêmio de Melhor Atriz por Um Sonho Possível, com um look prateado e brilhoso da Marchesa.
Como falar da premiação e não citar Meryl Streep? Em 2012, a atriz que coleciona estatuetas decidiu aparecer toda de dourado. Algumas pessoas até falaram que ela estava “vestida de Oscar”. A produção ousada da Lanvin marcou a história da grande celebração do cinema.
No mesmo ano, quem também chamou atenção foi Angelina Jolie, que foi à premiação com um vestido Versace de veludo preto. A fenda lateral deixava em evidência a perna direita da atriz e dava uma sensação de que o membro estava deslocado.
Nem só de glamour é feito o Academy Awards. Quando Jennifer Lawrence ganhou o prêmio de Melhor Atriz pela atuação em O Lado Bom da Vida, a atriz escolheu um vestido longo e branco da Dior. A peça era tão volumosa que ela tropeçou ao subir no palco.
Lupita Nyong’o atraiu todos os olhares no cinema em 2014. Com o papel em 12 Anos de Escravidão, ela ganhou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante. Para a grande noite, a artista escolheu um vestido azul decotado da Prada. A peça era longa, acinturada e extremamente elegante.
Em 2017, Dakota Johnson foi uma das apresentadoras do Oscar. Na premiação, a atriz, que já surpreendeu várias vezes com produções ousadas, usou um look da Gucci. O vestido dourado cobria o corpo dela do pescoço aos pés. Com mangas compridas, a roupa apresentava um detalhe frontal franzido na cintura.
Em 2018, Emma Stone apostou em uma pegada mais descolada para o evento, mas sem perder a elegância. De Louis Vuitton, a norte-americana vestiu terninho acinturado com calça. Na produção, um mix de cores interessante: azul, rosa e vinho.
Na mesma edição, outro visual que chamou atenção foi o de Saoirse Ronan. Apesar de ter investido em uma composição com vibe romântica, a atriz não economizou no volume na parte de trás do vestido tomara que caia. Com cauda e laço, o longo da Calvin Klein era robusto.
Oscar 2019
A próxima edição promete. Os filmes Roma e A favorita lideram com 10 indicações cada. Nasce uma Estrela tem nove chances de ganhar, incluindo como Melhor Filme e Roteiro Adaptado. Além disso, Pantera Negra é o primeiro longa de super-herói a disputar a principal categoria.
Vice concorre a oito indicações. Entre elas, Melhor Filme, Diretor e Ator. Christian Bale, inclusive, é um dos prediletos ao lado de Rami Malek, por Bohemian Rhapsody.
Uma das grandes apostas, Lady Gaga está indicada aos prêmios de Melhor Atriz e Melhor Canção Original. Quem também tem grande chances de levar a estatueta de atuação feminina é Glenn Close, que já faturou o Globo de Ouro neste ano.
Veja mais looks de diferentes edições na galeria:
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Rebeca Ligabue