Com Rebeca Oliveira, Luiz Maza, Júlia Marques, Pedro Ângelo e Igor Teixeira

Raf Simons deixa a direção criativa da Calvin Klein

Segundo comunicado oficial, a visão do designer difere dos caminhos que a marca pretende trilhar

atualizado 22/12/2018 16:14

Compartilhar notícia
Raf Simons Nicholas Hunt/Getty Images

O estilista belga Raf Simons deixou o cargo de diretor criativo da Calvin Klein. O anúncio aconteceu na noite dessa sexta-feira (21/12). Ele coordenava toda a criação e o vestuário da marca norte-americana desde agosto de 2016.

O motivo para a saída, segundo comunicado, foram as diferenças entre a visão criativa do designer e os caminhos que a marca pretende trilhar. A linha ready-to-wear 205W39NYC (antiga Calvin Klein Collection) ficará de fora dos desfiles da Semana de Moda de Nova York em fevereiro de 2019.

Vem comigo!

Se durante seus três anos na Dior, Simons aumentou as vendas em 60%, as estratégias adotadas por ele não pareciam estar funcionando na CK. Em novembro, Emanuel Chirico, presidente e diretor-executivo do grupo PVH, que cuida da marca, afirmou que os investimentos nas linhas ready-to-wear e Jeans não estavam tendo o retorno esperado.

Os boatos sobre a saída do designer corriam desde o início deste mês, quando a grife anunciou mudanças nas estratégias de marketing. A partir de agora, as mídias digitais terão prioridade, em vez da impressa.

Getty Images
Raf Simons no fim do desfile de primavera/verão 2019 no New York Fashion Week

 

Getty Images
Raf Simons no CFDA Awards 2017, quando ganhou o prêmio de designer de feminino e masculino do ano por seu trabalho na Calvin Klein

 

A estreia do estilista na passarela da CK foi em fevereiro de 2017, com a coleção de outono. Ele foi o primeiro a assumir o controle de todas as linhas desde que o próprio Calvin Klein saiu do cargo, em 2002. Até então, diferentes designers atuavam em cada uma. Durante seu período de atuação na grife, Simons chegou a ganhar os prêmios CFDA 2017 por design feminino e masculino. Antes dele, só o próprio Calvin Klein havia ganhado os dois títulos simultaneamente, em 1993.

Críticas sutis à cultura americana, além de referências aos universos pop, filmes, western e colegial inspiraram seu trabalho na label. As campanhas ganharam um ar futurista e aproximaram a marca do clã Kardashian, distanciando-se um pouco da pegada extremamente sexualizada que sempre foi forte.

Ainda não se sabe quem substituirá o estilista.

Getty Images
Blusa inspirada no clássico Tubarão (Steven Spielberg, 1975), na primavera/verão 2019

 

Getty Images
Referência aos uniformes de bombeiro no outono/inverno 2018

 

Reprodução/Instagram/@calvinklein
Campanha com as irmãs Kardashian para a coleção outono/inverno 2018

 

Reprodução/Instagram/@calvinklein
Item da coleção-cápsula inspirada em Andy Warhol, um dos principais nomes da pop art

 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia
Tá bombando
Últimas notícias
Compartilhar