Projeto Recoffee Design transforma borra de café em joias ecológicas
Colares, brincos e pulseiras ganham forma a partir de um material que, na maioria das vezes, é descartado. Vem comigo!
atualizado
Compartilhar notícia
O debate sobre sustentabilidade é tema da atualidade, e ideias criativas são sempre bem-vindas quando o assunto é ter estilo de forma consciente. Agora, com a Recoffee Design, é a vez de o café desenvolver uma relação direta com a moda e se tornar, essencialmente, uma joia.
A empresa hoje trabalha com uma loja on-line, mas começou como um projeto para a universidade. A marca oferece joias estilosas e objetos diversos que surgem a partir da borra do café. Isso mesmo: aquela que quase sempre vai para o lixo.
Depois de muito estudo e dedicação, o resíduo foi transformado em matéria sólida. Gostei do resultado!
Vem comigo conferir!
Na maioria das vezes, não paramos para pensar na cadeia produtiva de um dos principais insumos do país. O plantio e todo o processo de fabricação do café não podem ser reduzidos ao consumo de uma xícara.
É aí que entra a novidade. A designer Ana Paula Naccarato e o administrador Rafael Fortes Guimarães se juntaram ao biólogo Sergio Luiz Camargo para fundar a Recoffee Design. Todo o material para criação da linha – a borra, basicamente – é coletado em cafeterias e, em seguida, trabalhado de forma artesanal. A produção dura por volta de 24 horas, não gasta energia elétrica e nem leva aditivos químicos além de uma espécie de grude natural.
O resíduo ganha o estado sólido e impermeável que molda a linha de decoração e joias bem interessantes: as chamadas “biojoias”. Ao final da vida útil, o material não agride o meio ambiente.
Os primeiros produtos criados foram a luminária e o vaso de parede. Em seguida, o grupo começou a investir em relógios de parede (o maior sucesso da marca), brincos, colares e pulseiras.
Para melhor conservar os produtos, é recomendável evitar contato com suor, produtos de limpeza e guardá-los individualmente, pois o atrito com outras peças pode danificá-los.
Os itens podem ser adquiridos pelo site, e por lá você também fica por dentro de outros detalhes sobre a produção.
Galeria:
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Hebert Madeira