Primavera/verão 2020 de Victoria Beckham traz alfaiataria setentista
Erdem e Simone Rocha também se destacaram na programação oficial da Semana de Moda de Londres
atualizado
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Com o fim de mais um Nova York Fashion Week, foi dada a largada para a Semana de Moda de Londres. A capital britânica recebeu desfiles marcantes nesse fim de semana. Uma das etiquetas mais aguardadas da temporada de primavera/verão 2020, Victoria Beckham investiu em alfaiataria vintage, com toques contemporâneos e sensualidade discreta. As apresentações das grifes Erdem e Simone Rocha também deram o que falar com volume, babados e igualmente referências de décadas passadas.
Vem comigo!
Victoria Beckham
Um dos desfiles mais esperados a cada edição do London Fashion Week é o de Victoria Beckham. O show já virou tradição na semana de moda e sempre surpreende com criações sofisticadas e cheias de personalidade. Em parceria com a campanha GREAT Britain, a apresentação de primavera/verão 2020 aconteceu no Foreign Office — um departamento do governo do Reino Unido.
A estilista investiu na delicadeza, sem perder a força. A coleção mistura uma pegada fluida com alfaiataria sessentista. A ideia foi mesclar o DNA da própria grife com referências vintage, mirando em um resultado moderno.
“É sobre aquela mulher que realmente se sente confiante e sensual em suas roupas”, destacou a designer no Instagram. “É um novo tipo de sensualidade – sem restrições, sem muita pele à mostra, mas uma noção do corpo e da mulher por dentro”, completou Victoria.
A britânica também inovou com estampas abstratas e elementos da natureza. Para arrematar, o clássico xadrez. A paleta de cores transitou por tons neutros, como preto, branco e terrosos, mas também teve espaço para nuances vibrantes de roxo e bordô.
As sobreposições harmônicas chamaram atenção. Com uma dose de ousadia, a tradicional vibe clean da marca é visível. Modelagens amplas, materiais acetinados, cós alto e decotes elegantes deram o toque final.
Erdem
O spring/summer 2020 da Erdem foi uma homenagem à Tina Modotti (1896 – 1942). De origem italiana, ela se mudou na adolescência para os Estados Unidos e acabou virando atriz do cinema mudo na década de 1910. Depois, no México, se tornou fotógrafa e ativista política. Tina fez amizades, por exemplo, com Frida Kahlo e Diego Rivera.
A inspiração surgiu quando Erdem Moralioglu fez uma viagem à Cidade do México, local onde Tina Modotti morreu. Ela faleceu aos 45 anos, repentinamente. Até hoje não se sabe a real causa, mas há especulações sobre um possível assassinato em razão da militância comunista da fotógrafa.
“Descobri suas fotografias e fiquei tão intrigado com ela”, declarou Erdem à Vogue. “A coleção reflete quem ela era em certos estágios de sua vida”, pontuou o estilista. “Existem imagens maravilhosas dela em ternos utilitários, mas também em trajes tradicionais [mexicanos] e vestidos vitorianos”, destacou.
O resultado foi uma coleção multifacetada, apresentada no Gray’s Inn Gardens, um dos maiores jardins de propriedade privada de Londres. Peças clássicas ganharam muitas cores e formas. O protagonismo ficou com as estampas.
Com foco no volume, Erdem investiu em camadas de tecido e babados. Vale reparar nos acessórios: lenços, chapéus e ponchos fizeram toda a diferença nas composições.
Simone Rocha
Tradições irlandesas foram o pano de fundo narrativo para a primavera/verão 2020 de Simone Rocha. A estilista, que nasceu em Dublin, voltou-se para a tradição típica celta de Wren Day, uma espécie de celebração natalina.
Na ocasião, os jovens vestem roupas, máscaras e chapéus de palha. Os adeptos passam de casa em casa cantando, dançando e tocando música para a comunidade local. Em algumas cidades, realizam desfiles e competições.
A tradição também consiste em “caçar” uma ave falsa (da espécie carriça) e colocá-la em cima de um poste decorado. A origem do costume está na mitologia irlandesa, que dá grande importância aos pássaros.
Assim como Erdem, a designer mergulhou em camadas de babados e mangas bufantes. Na coleção de Simone Rocha, apresentada em um teatro londrino do século 19, não poderiam faltar pedaços de palha, que incrementaram os visuais. Vale reparar nos sapatos com solados de cortiça.
Rendas e amarrações também realçaram as produções. Na cartela de cores, tonalidades fechadas. Em algumas modelos, a maquiagem foi incrementada com desenhos de penas.
A programação oficial da Semana de Moda de Londres segue até esta terça-feira (17/09/19). Em geral, o calendário contemplou shows de marcas como Burberry, Alexachung, Halpern e JW Anderson. O encerramento será responsabilidade de Daniele Bardis.
Colaborou Rebeca Ligabue