metropoles.com

Prêmio elege Dafiti e Amaro como melhores e-commerces de moda em 2020

Nesta semana, a empresa iBest divulgou as escolhas do público e do júri especializado para as lojas fashion on-line

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dafiti/Divulgação
Modelo com look da Amaro
1 de 1 Modelo com look da Amaro - Foto: Dafiti/Divulgação

O Prêmio iBest, que prestigia iniciativas do universo digital brasileiro, elegeu o primeiro lugar entre os melhores e-commerces de moda de 2020. O top 3 foi revelado em novembro, e o resultado da votação final saiu na segunda-feira (7/12). Grande destaque entre os votos populares, a Dafiti ficou à frente do Mercado Livre e da Renner. O júri de especialistas do prêmio, por sua vez, escolheu a Amaro como a melhor iniciativa, concorrendo com C&A e Zara.

Vem comigo!

@fabrikreel/Giphy/Reprodução

E-commerces vencedores

O top 10 completo do Prêmio iBest 2020 reúne, em ordem alfabética: Amaro, C&A Brasil, Dafiti, Farfetch Brasil, Lojas Renner, Mercado Livre, Privalia Brasil, Riachuelo, Zara Brasil e Zattini Brasil. Essas são as iniciativas digitais consideradas pela premiação como as mais importantes na categoria e-commerces de moda no país.

Para chegar à lista, um algoritmo da iBest calculou presença e engajamento de várias empresas do segmento nas principais redes sociais. Dentre as 10 selecionadas, duas votações separadas elegeram o top 3 e, posteriormente, o primeiro lugar. Uma das votações leva em conta a opinião do público, com votos abertos. A outra, os votos dos especialistas da Academia iBest.

O CEO da empresa, Marcos Wettreich, explicou que o segmento de lojas virtuais de moda continua com domínio dos “players especializados”, ou seja, de grandes marcas de varejo de moda que atuam no mercado brasileiro. “No entanto, começamos a perceber a presença dos grandes marketplaces genéricos, como o Mercado Livre, entrando com força no segmento, o que deve gerar mudanças significativas no market-share no próximo ano”, apontou em comunicado à imprensa.

A Dafiti, favorita entre os votos populares, começou as operações em janeiro de 2011, no Brasil, por iniciativa de quatro empresários: Philipp Povel, Malte Huffmann, Malte Horeyseck e Thibaud Lecuyer. Em menos de 12 meses, expandiu-se para o Chile e para a Argentina. No ano seguinte, passou a funcionar também na Colômbia. O site oferece opções de moda feminina, masculina e infantil, incluindo etiquetas esportivas e marcas premium, além de produtos para casa.

Escolhida pelos especialistas, a Amaro foi fundada em 2012 por Dominique Oliver, Lodovico Brioschi e Roberto Thiele. Especializada em moda feminina, a marca nasceu digital e utiliza tecnologia desde o design das roupas e acessórios até a chegada do produto nas mãos das clientes. Por reunir atributos tecnológicos, novos modelos de negócio e impacto social voltados para a moda, é considerada uma fashiontech. Além dos produtos próprios, em 2020, a loja on-line passou a comercializar outras marcas, por meio do projeto Amaro Collective.

Sabrina Sato posando para campanha da Dafiti
A Dafiti foi eleita pelo público como melhor e-commerce de moda do Brasil no Prêmio iBest 2020

 

Calçados - Dafiti
O site, lançado em 2011, oferece moda feminina, masculina e infantil…

 

Toalhas - Dafiti
… além de peças para casa

 

Modelo com peças da Amaro
Enquanto isso, o júri especializado do prêmio escolheu a Amaro como melhor e-commerce de moda do país

 

Modelos com peças da Amaro
A fashiontech especializada em moda feminina foi lançada em 2012

 

Calçados e bolsas - Amaro
O resultado dos vencedores foi divulgado na segunda-feira (7/12)

 

Sobre o prêmio

De 1996, quando foi criado, até 2008 (última edição antes de 2020), o iBest foi considerado uma “bússola” para indicar os melhores projetos pioneiros na web brasileira. Para este ano, a votação aberta do prêmio incluiu 50 categorias de e-commerces, serviços e conteúdos, em áreas como cinema e cultura, games, música e muito mais.

Neste retorno, depois de 12 anos, o prêmio recebeu mais de 2 milhões de votos certificados. As 500 melhores iniciativas digitais do Brasil, informa a empresa, fizeram campanhas próprias para estimular a votação.

Na disputa, grandes empresas e os maiores influenciadores do país concorreram em condições iguais, algo que o prêmio define como um de seus grandes diferenciais. Neste ano, na avaliação de Marcos Wettreich, ficou claro que a relevância dos influenciadores está cada vez maior.

“O brasileiro não escolhe o que vai assistir ou seguir a partir de uma categorização entre influenciador e empresa. A escolha da audiência é pelo que se tem maior interesse e afinidade, vindo de uma empresa ou um jovem influenciador”, justificou o empresário.

Compras on-line
A lista com 10 melhores e-commerces de moda do Brasil, selecionada pelo Prêmio iBest 2020, inclui (em ordem alfabética): Amaro, C&A Brasil, Dafiti, Farfetch Brasil, Lojas Renner, Mercado Livre, Privalia Brasil, Riachuelo, Zara Brasil e Zattini Brasil

 

Modelo em campanha da Amaro
A Amaro apareceu no top 3 ao lado da C&A Brasil e da Zara Brasil

 

Dafiti
A Dafiti, por sua vez, concorreu ao topo da votação popular com a Renner e o Mercado Livre

 

O que esperar do Prêmio iBest 2021

Para o ano que vem, o prêmio deve trazer novas categorias, além das 50 atuais. Também promete a inclusão de uma fase de pré-votação, que deve iniciar a partir de março. Com isso, permitirá que qualquer iniciativa digital se candidate para concorrer a uma vaga no top 10.


Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?