Saiba por que as publicações de moda em setembro são tão especiais
Entenda o significado da September issue e confira principais edições deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
Estamos prestes a iniciar uma nova temporada e, no Hemisfério Norte, setembro é tempo de renovação. Mudam-se as estações e o ano escolar. Trata-se também do mês de maior relevância para a moda. Além dos grandes desfiles, revistas de todo o mundo fazem as edições mais elaboradas e especiais do ano. Nesta época, são lançadas as coleções de verão, ainda durante o outono. Assim, é possível ter uma ideia do que nos espera na próxima estação.
É em setembro que as lojas recebem peças das passarelas de março. Ao mesmo tempo acontecem, em Nova York, Londres, Milão e Paris, os tão esperados desfiles da primavera/verão 2019. As páginas das revistas nos guiam pela mistura entre o as novidades e o que ainda está por vir.
Normalmente, reúnem muitos anúncios, entrevistas reveladoras e shootings inovadores. Já estamparam as capas icônicas nomes do meio artístico como Jennifer Lawrence, Gisele Bündchen e Anne Hathaway.
Quer saber quem saiu nas publicações de 2018? A Vogue francesa, por exemplo, reuniu lendas da moda para comemorar a chegada do nono mês do ano.
Vem comigo!
O mês é tão simbólico que, em 2009, foi lançado o documentário September Issue, para retratar os bastidores da edição da Vogue America naquele ano. Dirigido por R. J. Cutler, o filme mostra depoimentos da equipe da revista, principalmente da editora-chefe, Anna Wintour, além de estilistas renomados e varejistas.
As publicações renderam momentos icônicos ao longo dos últimos anos. Em 2010, Gisele Bündchen não apenas estampou a capa como falou sobre as mudanças na rotina depois da maternidade. O shooting foi para a Harper’s Bazaar, com o fotógrafo por Cédric Buchet.
Dois anos depois, no aniversário de 120 anos da Vogue norte-americana, a publicação estampou a foto histórica de Gisele tirada em 1999 – a modelo foi a primeira brasileira a aparecer na capa da revista.
Em 2017, quando a Vogue comemorou 125 anos, a atriz Jennifer Lawrence foi fotografada por Bruce Weber, Annie Leibovitz e Inez e Vinoodh. O artista John Currin chegou a fazer uma pintura da estrela.
O Brasil já produziu edições que chamaram atenção. Entre elas, está a de Carol Trentini, em 2016, para a Vogue. A edição tinha duas capas: em uma, a top aparecia grávida e, na outra, fotografada depois do parto. Posou amamentando o filho, vestindo apenas um casaco da Louis Vuitton, e o resultado foi incrível. Em 2017, a escolhida foi Bella Hadid.
Agora, Beyoncé, Naomi e Rihanna são apenas algumas das famosas que estrelam as capas das revistas de setembro deste ano. Desta vez, modelos e celebridades da música dividiram os holofotes.
Vogue UK
Na capa da Vogue britânica, Rihanna surge com batom bordô e sobrancelhas extremamente finas – tendência dos anos 1920. No shooting que recheou a revista, ela usou looks de grifes como Prada e Alexander McQueen. Na cabeça, uma coroa de flores feita pelo designer Makoto Azuma traz as cores do verão e lembra muito uma peça da passarela da Moschino para a primavera/verão 2018.
A cantora usou lingeries da própria marca, Savage X Fenty. Os cliques foram de Nick Knight.
Harper’s Bazaar
A edição de setembro recebeu o nome de Ícones e foi divulgada em diferentes versões. Bem dentro do estilo da editora Carine Roitfeld, o veículo chamou artistas da música para posar com família e falar sobre a convivência no dia a dia.
Entre os convidados, estão Kanye West, Christina Aguilera, Bruce Springsteen e Erykah Badu. Também aparecem: Lionel e Nicole Richie; Theodora e Alexandra Richards, filhas do guitarrista dos Rolling Stones Keith Richards; e Paris Jackson, primogênita de Michael Jackson.
Elle Canadá
A atriz e modelo Tracee Ellis Ross foi a escolhida para estampar a capa da Elle Canadá. Fotos tiradas por Nino Muñoz mostram a norte-americana de forma divertida e contemporânea. Na entrevista, ela conta detalhes sobre a carreira na moda. Achei a cara dos anos 1990!
Vogue norte-americana
Beyoncé foi convidada por Anna Wintour para estrelar a edição mais esperada do ano. A diva pop escolheu o fotógrafo Tyler Mitchell, o primeiro negro a assinar uma capa da revista em 125 anos.
A cantora aproveitou para falar sobre racismo, maternidade e aceitação corporal. Na publicação, Queen B contou detalhes da carreira musical e da trajetória na fama. Novamente, na cabeça, assim como Rihanna, uma coroa de flores.
Vanity Fair
Michelle Williams foi fotografada por Collier Schorr para a Vanity Fair de setembro. Nas imagens, ela aparece com expressão forte. Diferentes versões da atriz foram apresentadas. Entre os cliques, há looks esportistas e em uma vibe cowgirl, por exemplo.
Em entrevista exclusiva, a atriz explicou por que ultimamente evita os holofotes. Além disso, falou de um novo filme e sobre a luta para acabar com a diferença salarial entre gêneros em Hollywood.
Marie Claire UK
A Marie Claire britânica apostou em Ruth Negga para a revista do mês. A irlandesa falou sobre a indicação ao Oscar de Melhor Atriz, em 2017, pelo filme Loving. Também respondeu perguntas referentes à diversidade e à vida pessoal – incluindo sua recente separação de Dominic Cooper. Nas fotos, ela aparece usando Louis Vuitton.
Vogue Paris
A Vogue francesa escolheu as modelos Kate Moss, Naomi Campbell, Christy Turlington, Claudia Schiffer e Elle McPherson para as versões de setembro. A ideia foi reunir lendas do mundo fashion. O resultado são fotos incríveis com pegadas únicas.
Os tempo passa, mas as expectativas para as publicações do nono mês de cada ano não diminuem. Setembro é o período em que as revistas de moda vendem mais cópias e aparecem com maior número de páginas. Frutos do empenho de equipes formadas por profissionais de diferentes áreas, os resultados sempre enchem os olhos.
Veja mais na galeria:
Para outras dicas e novidades sobre o universo fashion, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Rebeca Ligabue