metropoles.com

Polêmica: Barbie receberá homenagem no CFDA Fashion Awards 2019

O prêmio reconhece a influência da boneca no mundo da moda ao longo das últimas seis décadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram/@barbiestyle
boneca barbie
1 de 1 boneca barbie - Foto: Reprodução/Instagram/@barbiestyle

A Barbie, boneca mais famosa do mundo, completou 60 anos neste ano. Ícone da cultura pop e também da moda, ela tem mais uma celebração a caminho: receberá o prêmio Board of Directors Tribute, do CFDA Fashion Awards 2019. A premiação anual homenageia os destaques da indústria fashion dos Estados Unidos.

Segundo o comunicado divulgado pelo Conselho de Designers de Moda da América (CFDA) nessa quinta-feira (16/05/19), o reconhecimento celebra a influência da boneca na moda norte-americana, bem como seu papel inspirador em todo o mundo.

No passado, personalidades como Michelle Obama, Janelle Monáe e o próprio Tom Ford (novo chairman do conselho) receberam a mesma honraria. Contudo a escolha deste ano não agradou alguns internautas, já que se trata de um objeto.

Vem comigo saber mais!

A boneca foi criada em 1959 pela empresária norte-americana Ruth Handler (1916-2002), uma das fundadoras da marca de brinquedos Mattel. Na época, as bonecas dos Estados Unidos eram inspiradas em bebês e incentivavam as meninas a simularem o papel de mãe. Ruth queria que as garotas pudessem brincar imaginando que poderiam ser o que quisessem, assim como os meninos.

Junto com o designer Jack Ryan, a empresária desenhou uma nova versão da boneca alemã Bild Lilli, que tinha proporções adultas. No dia 9 de março de 1959, Ruth lançou a Barbie em uma feira de brinquedos em Nova York. O nome é o apelido de Barbara, a filha da empresária.

Uma das primeiras “profissões” da boneca foi a de editora de moda, em uma versão lançada já em 1960. Ao longo do tempo, ganhou várias edições mais diversificadas.

Reprodução/Instagram/@barbiestyle
A boneca tem um perfil fashionista no Instagram, o @barbiestyle

 

Reprodução/Instagram/@barbiestyle
A página é oficial, com várias produções inspiradas na vida de uma influenciadora digital

 

Reprodução/Instagram/@barbiestyle
Apesar do sucesso, a boneca é criticada por incentivar a busca por proporções de corpo que não podem ser reproduzidas na vida real

 

Reprodução/Instagram/@barbiestyle
Criada por Ruth Handler, a Barbie foi lançada no dia 9 de março de 1959

 

Reprodução/Instagram/@barbiestyle
A Mattel já fez mais de 75 colaborações da Barbie com designers e influencers

 

Nesses 60 anos de história, a Barbie rendeu colaborações com mais de 75 designers e influenciadores. Uma das inspirações mais icônicas foi na coleção primavera/verão 2015 da Moschino, por Jeremy Scott. A primeira collab fashion aconteceu em 1985, com Oscar de la Renta, que desenhou uma linha de roupinhas para a boneca.

Para o presidente e CEO do CFDA, Steven Kolb, a história da boneca ressoa em vários estilistas da própria entidade. Nomes como Diane von Fürstenberg, Anna Sui, Badgley Mischka, Stephen Burrows e Vera Wang já criaram edições especiais dela. No cinquentenário do brinquedo, 50 designers desenharam looks para o primeiro desfile da Barbie em Nova York.

James Leynse/Corbis via Getty Images
O primeiro modelo de boneca Barbie produzido em 1959

 

Gilbert Carrasquillo/FilmMagic via Getty Images
Desfile dos 50 anos da Barbie em Nova York, com look inspirado no maiô da primeira versão da boneca

 

Venturelli/WireImage via Getty Images
Na coleção primavera/verão 2015 da Moschino, Jeremy Scott se inspirou na Barbie dos anos 1980 e 1990

 

Reprodução/Instagram/@barbie
No Met Gala deste ano, Kacey Musgraves (foto), Elle Fanning e Hailey Bieber usaram looks com referências ao estilo da boneca

 

Reprodução/Instagram/@barbiestyle
Barbie com look Rodarte primavera/verão 2018

 

Reprodução/Instagram/@barbiestyle
A boneca ganhou até uma versão inspirada em Karl Lagerfeld

 

Reprodução/Instagram/@barbie
Várias referências ao estilo icônico do kaiser

 

Richard Dickson, atual presidente e chefe de operação da Mattel, disse que este é um momento de celebrar a influência da boneca. “É uma tremenda honra para a Barbie ser reconhecida pelo CFDA Board of Directors por suas contribuições para a moda da América”, declarou.

O CFDA Fashion Awards 2019 acontecerá no dia 3 de junho, no Brooklyn Museum, em Nova York. A cantora e atriz Jennifer Lopez receberá o prêmio de Ícone Fashion do ano – título que já homenageou celebs como Rihanna, Sarah Jessica Parker e Naomi Campbell.

Reprodução/Instagram/@mccarbie
O perfil do Instagram McCarbie faz versões fashionistas da boneca, com looks inspirados nas passarelas internacionais. Esse é do desfile de alta-costura da Chanel na primavera/verão 2019

 

Reprodução/Instagram/@mccarbie
McCarbie, Chanel outono/inverno 2019/2020

 

Reprodução/Instagram/@mccarbie
McCarbie, Prada outono/inverno 2019/2020

 

Polêmica
A notícia inusitada de um brinquedo como vencedor do prêmio causou controvérsia entre alguns internautas. Uma usuária do Twitter, por exemplo, comentou sobre o fato de a boneca ser homenageada com o mesmo prêmio que Michelle Obama.

“Esse sou eu tentando descobrir o porquê do CFDA estar premiando a Barbie, um objeto, com a mesma honraria que Michelle LaVaughn Robinson Obama: estou confusa”

“Parece um tempo muito estranho na história humana decidir que a Barbie precisa de um prêmio do CFDA”

“Entre isto e o prêmio CFDA da Barbie (o que foi anteriormente recebido por Michele Obama e Michael Bloomberg), grande dia para mulheres não-reais! Permanece terrível para aqueles infelizmente sobrecarregados com a corporalidade”

É verdade que a Barbie, apesar de feita de plástico, exerce um poder de influência há 60 anos. Mas, na vida real, lutamos por aceitação e diversidade e não acredito que seja positivo homenagear uma boneca com o estereótipo tão fora da padrão. Seria esse prêmio um retrocesso?

Vamos acompanhar o desenrolar da premiação.

Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?