Polêmica: Barbie receberá homenagem no CFDA Fashion Awards 2019
O prêmio reconhece a influência da boneca no mundo da moda ao longo das últimas seis décadas
atualizado
Compartilhar notícia
A Barbie, boneca mais famosa do mundo, completou 60 anos neste ano. Ícone da cultura pop e também da moda, ela tem mais uma celebração a caminho: receberá o prêmio Board of Directors Tribute, do CFDA Fashion Awards 2019. A premiação anual homenageia os destaques da indústria fashion dos Estados Unidos.
Segundo o comunicado divulgado pelo Conselho de Designers de Moda da América (CFDA) nessa quinta-feira (16/05/19), o reconhecimento celebra a influência da boneca na moda norte-americana, bem como seu papel inspirador em todo o mundo.
No passado, personalidades como Michelle Obama, Janelle Monáe e o próprio Tom Ford (novo chairman do conselho) receberam a mesma honraria. Contudo a escolha deste ano não agradou alguns internautas, já que se trata de um objeto.
Vem comigo saber mais!
A boneca foi criada em 1959 pela empresária norte-americana Ruth Handler (1916-2002), uma das fundadoras da marca de brinquedos Mattel. Na época, as bonecas dos Estados Unidos eram inspiradas em bebês e incentivavam as meninas a simularem o papel de mãe. Ruth queria que as garotas pudessem brincar imaginando que poderiam ser o que quisessem, assim como os meninos.
Junto com o designer Jack Ryan, a empresária desenhou uma nova versão da boneca alemã Bild Lilli, que tinha proporções adultas. No dia 9 de março de 1959, Ruth lançou a Barbie em uma feira de brinquedos em Nova York. O nome é o apelido de Barbara, a filha da empresária.
Uma das primeiras “profissões” da boneca foi a de editora de moda, em uma versão lançada já em 1960. Ao longo do tempo, ganhou várias edições mais diversificadas.
Nesses 60 anos de história, a Barbie rendeu colaborações com mais de 75 designers e influenciadores. Uma das inspirações mais icônicas foi na coleção primavera/verão 2015 da Moschino, por Jeremy Scott. A primeira collab fashion aconteceu em 1985, com Oscar de la Renta, que desenhou uma linha de roupinhas para a boneca.
Para o presidente e CEO do CFDA, Steven Kolb, a história da boneca ressoa em vários estilistas da própria entidade. Nomes como Diane von Fürstenberg, Anna Sui, Badgley Mischka, Stephen Burrows e Vera Wang já criaram edições especiais dela. No cinquentenário do brinquedo, 50 designers desenharam looks para o primeiro desfile da Barbie em Nova York.
Richard Dickson, atual presidente e chefe de operação da Mattel, disse que este é um momento de celebrar a influência da boneca. “É uma tremenda honra para a Barbie ser reconhecida pelo CFDA Board of Directors por suas contribuições para a moda da América”, declarou.
O CFDA Fashion Awards 2019 acontecerá no dia 3 de junho, no Brooklyn Museum, em Nova York. A cantora e atriz Jennifer Lopez receberá o prêmio de Ícone Fashion do ano – título que já homenageou celebs como Rihanna, Sarah Jessica Parker e Naomi Campbell.
Polêmica
A notícia inusitada de um brinquedo como vencedor do prêmio causou controvérsia entre alguns internautas. Uma usuária do Twitter, por exemplo, comentou sobre o fato de a boneca ser homenageada com o mesmo prêmio que Michelle Obama.
Me trying to figure out why the CFDA is awarding Barbie, an object, the same accolades as Michelle LaVaughn Robinson Obama:
I am confusion pic.twitter.com/mE6tUwYgzb
— Shelby Ivey Christie (@bronze_bombSHEL) May 16, 2019
“Esse sou eu tentando descobrir o porquê do CFDA estar premiando a Barbie, um objeto, com a mesma honraria que Michelle LaVaughn Robinson Obama: estou confusa”
Seems like a very, very weird time in human history to decide that Barbie needs a @CFDA Award
— Matthew Schneier (@MatthewSchneier) May 16, 2019
“Parece um tempo muito estranho na história humana decidir que a Barbie precisa de um prêmio do CFDA”
Between this and Barbie’s CFDA award (the one previously won by Michelle Obama and Michael Bloomberg), big day for not-real women! Remains a terrible one for those unfortunately saddled with corporeality https://t.co/3wlK9JJSkX
— Alessandra T Codinha (@ATCodinha) May 16, 2019
“Entre isto e o prêmio CFDA da Barbie (o que foi anteriormente recebido por Michele Obama e Michael Bloomberg), grande dia para mulheres não-reais! Permanece terrível para aqueles infelizmente sobrecarregados com a corporalidade”
É verdade que a Barbie, apesar de feita de plástico, exerce um poder de influência há 60 anos. Mas, na vida real, lutamos por aceitação e diversidade e não acredito que seja positivo homenagear uma boneca com o estereótipo tão fora da padrão. Seria esse prêmio um retrocesso?
Vamos acompanhar o desenrolar da premiação.
Colaborou Hebert Madeira