metropoles.com

Pesquisa revela as celebridades com mais seguidores falsos no Instagram

As irmãs Kardashian, BTS e Ellen DeGeneres aparecem entre as personalidades com mais fake followers. Vem comigo!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram/@khloekardashian
khloekardashian_65252638_2497190140562837_6759181756044492923_n
1 de 1 khloekardashian_65252638_2497190140562837_6759181756044492923_n - Foto: Reprodução/Instagram/@khloekardashian

Na era digital, o sucesso é definido, muitas vezes, pelo número de followers que celebridades cultivam nas redes sociais. Atualmente, plataformas como Instagram e Twitter se tornaram fundamentais para a difusão de grifes e o lançamento de tendências dentro do mundo da moda. Mas você já parou para pensar que esses números podem ser falsos? No showbiz, quem ocupa o primeiro lugar na porcentagem de fake followers é a apresentadora Ellen DeGeneres, com estimativa de 49%. E no universo fashion, no qual sofremos a influência diária dessas postagens virtuais, quem se destaca?

Vem comigo saber mais!

Uma pesquisa realizada pela escola inglesa The Institute of Contemporary Music Performance analisou os perfis de várias celebridades A-list no Instagram e Twitter. O resultado, dividido nas categorias Showbiz e Sport, mostra que nomes como BTS, Kourtney Kardashian e Taylor Swift estão entre as personalidades com maior porcentagem de seguidores fake.

Além das duas categorias, a lista pode ser observada de várias formas separadas: a estimativa de fake followers no Instagram, no Twitter, a quantidade total e a porcentagem geral. Na lista geral e na categoria Sport, o jogador de futebol alemão Toni Kroos ocupa o primeiro lugar, com 51%, enquanto Cristiano Ronaldo tem o maior número: 105,9 milhões.

Em número de seguidores falsos, é Ariana Grande quem lidera o ranking Showbiz, com cerca de 102,1 milhões somados das duas redes sociais. Além de ter a maior porcentagem (49%), Ellen DeGeneres tem a maior estimativa de fake followers no Instagram, com cerca de 58%. No Twitter, a liderança é do grupo de K-pop BTS, com 46%.

Os dados de Showbiz revelam ainda nomes como Jennifer Lopez, Miley Cyrus, Katy Perry e Khloé Kardashian no top 10. Apesar do número de bots ou “fakes”, isso não quer dizer, necessariamente, que essas celebridades tenham comprado seguidores.

Showbiz – porcentagem total (Instagram + Twitter)

1. Ellen DeGeneres – 49%
2. BTS – 47%
3. Kourtney Kardashian – 46%
4. Taylor Swift – 46%
5. Ariana Grande – 46%
6. Deepika Padukone – 45%
7. Jennifer Lopez – 45%
8. Miley Cyrus – 45%
9. Katy Perry – 44%
10. Khloé Kardashian – 43%

 

Reprodução/Instagram/@theellenshow
Segundo a pesquisa do ICMP, a apresentadora Ellen DeGeneres tem a maior porcentagem de seguidores fake na categoria Showbiz: 49%. No ranking geral, ela fica atrás do jogador Toni Kroos, com 51%

 

Reprodução/Instagram/@arianagrande
Ariana Grande, a celebridade mais seguida da categoria Showbiz, tem o maior número total de fake followers: 102,1 milhões. Na rede social, a cantora pop só é menos seguida que o jogador Cristiano Ronaldo, mas ele também acumula mais de 100 milhões de fãs com contas falsas

 

Reprodução/Instagram/@bts.bighitofficial
O grupo de K-pop BTS tem a segunda maior porcentagem de followers falsos no Showbiz, com 47%

 

Reprodução/Instagram/@khloekardashian
As irmãs Kourtney e Khloé Kardashian estão no top 10 das celebridades com maior porcentagem de seguidores falsos do showbiz, com 46% e 43%, respectivamente

 

Reprodução/Instagram@taylorswift
A cantora Taylor Swift fica em quarto lugar, com 46%

 

Reprodução/Instagram/@cristiano
Cristiano Ronaldo é a personalidade mais seguida no Instagram, com mais de 179 milhões de followers. Por outro lado, é quem tem o maior número de seguidores falsos no ranking geral e a segunda maior porcentagem da categoria Sport

 

Reprodução/Instagram/@toni.kr8s
O jogador alemão Toni Kroos lidera a porcentagem dos rankings geral e Sport, com 51% de seguidores falsos

 

No hotsite da pesquisa, o ICMP aponta que o engajamento verdadeiro está finalmente se tornando mais relevante que o número de seguidores:

“Em um mundo em que audiência engajada nas redes sociais pode garantir a você uma vida decente por meio de parcerias com marcas e conteúdo patrocinado, o número de seguidores que você tem está finalmente se tornando menos importante do que quantos deles são pessoas reais que acham suas publicações interessantes e relevantes. Estes são os humanos reais que irão engajar de uma forma genuína.”

A metodologia foi bem simples. Para chegar ao resultado, a instituição analisou contas listadas em vários rankings de “mais seguidos” e “mais bem-sucedidos”, com celebridades de áreas como atuação, música e esportes. Em seguida, estabeleceu um top 100 baseado no número de seguidores, dividido entre nomes do esporte e do showbiz.

Para se chegar ao número real de followers, os perfis no Instagram foram avaliados na ferramenta on-line IG Audit, enquanto o Twitter passou pelo Fake Followers Audit, do Sparktoro. Ambos estimam a porcentagem de seguidores reais.

Reprodução/Instagram/@kimkardashian
Kim Kardashian, a mais seguida do clã Kardashian, tem 44% de seguidores falsos no Instagram e 39% no Twitter, segundo a pesquisa

 

Reprodução/Instagram/@kyliejenner
Kylie Jenner, a caçula, tem 31% no Instagram e 42% no Twitter. No geral, possui 33%

 

Getty Images
Atualmente, o Instagram vale US$ 1 bilhão, mas pode perder o trono para plataformas como o TikTok

 

A popularidade do Instagram o transformou em uma das principais ferramentas para a moda. Para citar um exemplo, um quarto das receitas do clã Kardashian em 2017 veio de publicidade paga em mídias sociais, segundo o site Inquisitr. Nos últimos anos, selfies de influenciadoras digitais roubaram o lugar das páginas de revistas impressas.

No entanto, com o fim dos likes na rede social, especialistas indicam que a medida pode abalar os influencers. Agências de marketing e marcas usavam a quantidade de curtidas como uma das formas de avaliar o alcance de posts patrocinados. A tendência, a partir de agora, é buscar novas estratégias ou mesmo se adaptar a plataformas que atraem a geração Z, como o TikTok.

 

Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?