PatBo revela primavera/verão 2021 on-line na Semana de Moda de Nova York
O evento reúne apresentações digitais e presenciais. Entre os destaques, estão Jason Wu, Private Policy, Rebecca Minkoff e Anna Sui
atualizado
Compartilhar notícia
Em tempos de pandemia, as semanas de moda foram reinventadas. Apesar de já voltar a incluir desfiles presenciais, o New York Fashion Week, com a temporada feminina de primavera/verão 2021, teve muitas apresentações digitais. Uma delas foi a participação da marca brasileira PatBo na semana de moda norte-americana. Os trabalhos de Jason Wu, Private Policy, Rebecca Minkoff e Anna Sui também deram o que falar.
Vem comigo!
Os shows do calendário oficial foram realizados entre os dias 13 e 16 deste mês. Os virtuais e as transmissões ao vivo, assim como lookboks, foram disponibilizados por meio da plataforma Runway360, criada pelo Conselho de Designers de Moda da América (CFDA, na sigla original).
As apresentações presenciais passaram por uma série de restrições e medidas de segurança estipuladas pelo governo de Nova York. A maioria dos desfiles físicos ocorreu por meio do programa NYFW: The Shows, organizado pela empresa IMG. Esta programação, que também inclui palestras e workshops, segue até 17 de setembro.
A PatBo fez parte do lineup internacional. Conhecida pelo foco no handmade e valorização do artesanato, a grife de Patricia Bonaldi não deixou as famosas estampas com elementos da natureza e os bordados de lado na primavera/verão 2021.
As peças de beachwear, como maiôs e biquínis, misturaram-se com itens para o dia a dia, principalmente vestidos. Decotes, recortes e amarrações incrementaram as composições. Aplicações de conchas apareceram em diferentes looks.
A label mineira participou virtualmente da semana de moda. Por meio de vídeo, a coleção da PatBo foi mostrada ao público. As imagens foram feitas na Mansion at Glen Cove, nos Estados Unidos. Clique aqui para assistir ao material completo.
Ver esta publicação no Instagram
Confira mais destaques:
Jason Wu
A abertura do NYFW ficou por conta de Jason Wu. O desfile aconteceu no terraço do Spring Studios, em Manhattan. Na plateia, formada por cerca de 30 pessoas, os lugares foram posicionados de forma que se garantisse o distanciamento adequado.
De acordo com a Forbes, a equipe do show e muitos participantes tiveram que apresentar o resultado negativo de um teste de Covid-19 feito no máximo cinco dias antes da apresentação. Além disso, todos os convidados preencheram um questionário e checaram a temperatura na entrada.
Na passarela, looks focados na casualidade, mas ainda assim chamativos e com tonalidades enérgicas. Mix de estampas e modelagens fluidas chamaram atenção. A inspiração para a primavera/verão 2021 de Jason Wu veio de Tulum, no México. Em comunicado, o estilista contou que considera a cidade como sua “casa longe de casa”.
“Queria criar uma coleção que remetesse a tons brilhantes e tropicais, que lembram tantos momentos felizes. O tema da coleção é o escapismo, porque a moda deve nos inspirar e nos fazer sentir felizes”, destacou o estilista taiwanês-canadense, radicado nos Estados Unidos. “Quero desenhar roupas não apenas para o momento, mas criar algo que pode ser eterno”, completou.
Private Policy
Os conceitos de beleza e amor próprio foram explorados pela marca Private Policy. Os estilistas Haoran Li e Siying criaram juntos o compilado, enquanto estavam isolados separadamente em Nova York e Xangai (China), respectivamente. “Tem como objetivo trazer uma rajada de ar fresco, uma sensação de cura e bem-aventurança, que é muito necessária após um ano pesado”, explicou a marca em comunicado.
Batizada de Searching for Aphrodite (Procurando Afrodite, em tradução livre), a coleção propõe uma redefinição da imagem da deusa grega. “Na era moderna, em vez de um padrão de beleza singular, procuramos musas que abraçam sua individualidade, celebram a diversidade e incentivam os outros a confiar em sua singularidade”.
O spring/summer 2021 da Private Policy, revelado digitalmente, tem shapes amplos e texturas suaves. Na paleta, cores sóbrias, como preto e branco, mas o protagonista é o lilás. As padronagens englobam linhas e formas abstratas, com referências à pintura O Nascimento de Vênus, de Botticelli.
Anna Sui
A inspiração para a primavera/verão 2021 de Anna Sui saiu dos tempos atuais e as adaptações geradas pela pandemia. “Todos nós passamos muito tempo dentro de casa nos últimos meses, eu não tinha estado tanto em casa desde que era criança. Comecei a pensar sobre o que o lar significa para mim: conforto, segurança, os cheiros de refeições deliciosas e sobremesas feitas com cuidado, o espaço para pensar no que está acontecendo no mundo e nas pessoas que amo”, descreveu a designer norte-americana em comunicado.
“Os tecidos podem ser reutilizados de maneiras tão impressionantes. Qual poderia ser minha versão de sustentabilidade para criar um mundo melhor, uma casa melhor para todos nós? Este foi um momento para reiniciar”, completou.
A coleção Heartland priorizou o conforto e a versatilidade das peças. A ideia foi levar o toque boêmio para os visuais. A estética caseira pode ser vista em roupas fluidas e combinações de sandálias com meias. Bermudas e blusas soltas também são opções.
Destaque para as padronagens delicadas e os tons fechados. Babados, bordados e crochê deram o toque final. Os acessórios, como bucket hats e máscaras de proteção estampadas, não passaram despercebidos. Todos os outfits foram revelados pela plataforma Runway360.
Rebecca Minkoff
Apesar de o NYFW estar na temporada de primavera/verão 2021, a grife homônima da estilista Rebecca Minkoff revelou uma proposta de outono/inverno 2020. Estruturado no rooftop do Spring Studios, os modelos usaram máscaras e trocaram a passarela por um “show de rock”.
“A cenografia foi concebida com a ideia de que a cidade de Nova York merece uma carta de amor durante esses tempos difíceis, e que nossas instituições culturais fazem parte das quatro paredes que chamamos de nossa casa”, contou a designer em nota.
A estilista quis celebrar a cena musical que existe na cidade de Nova York. “Eu sempre me pego voltando para a música como um ponto de partida para a minha inspiração, temporada após temporada. Para minha coleção outono de 2020, eu queria capturar a essência da garota Rebecca Minkoff, que é multifacetada em todos os aspectos de sua vida”.
Os looks mantêm a pegada moderna que está no DNA da etiqueta, com a pegada boho misturada à estética rocker. Jaquetas de couro e camisas com mangas bufantes fizeram toda a diferença nos visuais. Entre as estampas, xadrez, animal print e florais.
New York Fashion Week
A programação da Semana de Moda de Nova York também incluiu marcas como Carolina Herrera, Jonathan Simkhai, Collina Strada, Chocheng, Laquan Smith e Tom Ford. O evento lidou com a saída de marcas que tradicionalmente participavam do evento. Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, Michael Kors e Proenza Schouler, por exemplo, devem se apresentar fora da programação oficial, em momentos distintos.
O NYFW sofreu um grande impacto com a pandemia. Além de passar por mudanças repentinas, como a adaptação ao digital, a cadeia de moda norte-americana como um todo foi afetada. Muitas operações comerciais e de varejo físico foram fechadas, ao passo que a cadeia de suprimentos foi desacelerada.
Colaborou Rebeca Ligabue