Pantone: inspire-se em cinco cores que prometem bombar no seu feed
Em parceria com a Heuritech, a empresa estadunidense estimou os principais tons que serão tendência no outono 2020 europeu
atualizado
Compartilhar notícia
Algumas tonalidades virão com tudo neste semestre, de acordo com um relatório da empresa de previsão de tendências de moda Heuritech em parceria com a Pantone. O estudo Must-Have Colors for Fall 2020, voltado para os setores de merchandising e comunicação das marcas, revela cinco temas de cores que prometem bombar nos feeds do Instagram durante o outono 2020 na Europa. Para o Brasil, onde começará o período de calor mais evidente, o relatório pode servir como inspiração. Aproveite para tirar do armário aquelas peças com as cores em destaque e se produzir para uma reunião no Zoom, por exemplo.
Vem comigo conferir cinco sugestões de cores para você investir!
Menta: Misty Jade (13-6008 TCX)
Entre os tons de verde-menta apontados pelo relatório, estão Waterfall, UltraMarine Green e Misty Jade, o último com destaque entre eles. A cor suave e discreta, próxima do branco e do cinza, foi descrita como uma tonalidade calma, que traz uma sensação de bem-estar à mente.
“Talvez, devido à pandemia, as associações médicas que surgem com esta cor ressoarão mais fortemente do que elas fariam [normalmente]”, explicou o estudo. Misty Jade, segundo a avaliação, é uma tonalidade usada por pessoas de estilo arrojado e distinto.
Apesar de ser uma aposta com tendência a crescer, a previsão é que a cor apareça nas redes sociais a um nível mais sutil. A predominância dela será nas peças de cima, como camisas, camisetas e blusas, e nos vestidos.
Pastel: Lupine (16-3521 TCX)
Lupine, Blue Topaz e Blushing Pink estão entre os tons pastel que devem aparecer nos feeds do Instagram. O destaque é a primeira delas, um lilás, com expectativa de ser uma tendência estável. As outras duas cores são um azul e um rosa, ambos com tons suaves e calmos.
O relatório sugere que esta é uma paleta bem agênero, apesar da conotação estereotipada feminina do rosa e do lilás. Nas roupas, elas têm aparecido em texturas e detalhes interessantes e variados, incluindo a tendência queridinha durante o período de isolamento social: o tie-dye.
“Cores pastel são tipicamente associadas ao calor e primavera, reminiscente de flores e natureza. Essa paleta também traz à mente uma sensação de nostalgia. Como esses tons suaves são delicados e brincalhões, lembram a infância”, analisa o estudo.
Terrosos: Tawny Birch (17-1225 TCX)
A seleção de tons terrosos do estudo traz como cor principal Tawny Birch, uma espécie de marrom claro. Além dela, aponta um verde-militar (Military Olive) e um tom de bege, mais claro (Sheepskin). Anteriormente, estas cores também apareceram no relatório de outono/inverno 2020 da Semana de Moda de Londres.
Quando usadas com cores chamativas, esses tons ganham ainda mais vida. A Heuritech e a Pantone apontam também que marcas minimalistas e sofisticadas do segmento de luxo costumam apostar nos terrorosos, incluindo etiquetas como Max Mara e The Row.
A cor Tawny Birch, especificamente, é vestida por pessoas vanguardistas e também se encaixa entre as tendências estáveis. Ela se sobressai na primavera e no outono/inverno, com presença marcante no street style e nas passarelas. Os casacos e vestidos são destaques.
Tons de azul: Bluebird (16-4834 TCX)
Três cores aparecem na lista de tons de azul do relatório: Bluebird, Marina e True Blue. O primeiro e mais relevante é vibrante e cheio de vida, enquanto os outros dois são mais discretos e, na avaliação do relatório, menos expressivos.
Porém, mesmo as tonalidades mais tímidas carregam suas vantagens. “São uma parte importante para qualquer guarda-roupa e podem ser facilmente combinados com outras cores”, avalia a empresa.
Bluebird é um dos azuis favoritos das instagrammers e foi recorrente nos desfiles de outono/inverno 2020. Nas análises da Heuritech com a Pantone, essa tendência se caracteriza como estável. Quanto ao perfil dos consumidores, se encaixa na categoria “trendy”, de pessoas que buscam pelas novidades mais atuais.
Rosa: Pink Lemonade (16-1735 TCX)
A categoria “Rosa” foi a que ganhou mais tonalidades, com quatro opções: Pink Lemonade (principal), Cabaret, Pale Blush e Very Berry. Essa variedade se deve ao fato de que a cor será mais visível nas redes sociais.
Todos esses tons aparecem em peças variadas do universo feminino. Já nas coleções masculinas, têm se tornado mais recorrentes há algumas temporadas. Entre os exemplos, há peças nas coleções de etiquetas como Berluti, Marni e Ludovic de Saint Sernin.
Aposta segura, a cor Pink Lemonade aparecerá recorrentemente em peças de cima e vestidos. Também é vestida por mulheres que querem estar por dentro das tendências do momento.
Metodologia
Para chegar ao resultado das cores que prometem crescer no outono 2020, a Heuritech desenvolveu uma tecnologia de inteligência artificial que identifica as cores da Pantone em fotos. Mesmo com o tratamento das imagens, o mecanismo é capaz de identificar tonalidades e até texturas e padrões.
Neste primeiro relatório, a empresa fez uma análise de fotos de consumidoras e influenciadoras da Europa nas redes sociais. Essas imagens foram escolhidas a partir das cores já selecionadas pela Pantone para o outono 2020 e colocadas em painéis. Em seguida, verificadas pela ferramenta de inteligência artificial da empresa. Depois, passaram por uma análise de tendências.
Por último, foram colocadas em uma plataforma com informações adicionáveis. A partir daí, as cores principais ganham critérios como a magnitude, o perfil das pessoas que a vestem (segmento de consumo), as categorias de produtos em destaque, grupo de tendências, o crescimento em relação à mesma temporada do ano passado e as épocas de demanda mais forte.
Colaborou Hebert Madeira