NYFW 2020: estilistas injetam diversidade em conselho administrativo
Virgil Abloh e Kerby Jean-Raymond estão entre os stylists nomeados para o time de diretores do colegiado comandado por Tom Ford
atualizado
Compartilhar notícia
Neste mês, de início de mais uma temporada de semanas de moda internacionais, a Administração do Conselho de Estilistas Norte-Americanos (CFDA) recebeu quatro novos membros: Virgil Abloh, Maria Cornejo, Kerby Jean-Raymond e Carly Cushnie.
Desde que assumiu a presidência do fashion council em março deste ano, Tom Ford vem implantando mudanças para melhorar a Semana de Moda de Nova York. Além de diminuir o número de dias do evento, as modificações também englobam a própria estrutura interna do colegiado. Os novos integrantes substituíram Kara Ross, Georgina Chapman, Marcus Wainwright e Mimi So.
Vem comigo saber mais!
O CFDA reúne os principais designers de moda, joias e acessórios dos Estados Unidos. Hoje, são mais de 500 designers, associados por meio de convite e eleição. Entre eles, Marc Jacobs, Donna Karan, Sander Lak e Rachel Zoe.
Já o Núcleo Administrativo do Conselho é composto por diretores selecionados para comandar a organização, ao lado do charmain e do CEO. No colegiado estão Tracy Reese (vice-presidente), Vera Wang (secretária), Stan Herman (tesoureiro), Stacey Bendet, Dao-Yi Chow, Prabal Gurung, Tommy Hilfiger, Norma Kamali, Michael Kors, Reed Krakoff, Ralph Lauren, Ashley Olsen, Italo Zucchelli e Diane von Furstenberg.
As recentes nomeações fazem parte de uma tentativa de diversificar o grupo. Os designers escolhidos são de diferentes origens e acumulam experiências vastas.
Virgil Abloh
Virgil Abloh, por exemplo, é um dos estilistas mais renomados da atualidade. Hoje, é o atual diretor artístico da linha masculina da Louis Vuitton e também comanda a própria grife, a Off-White.
Um dos poucos negros em cargos de chefia no segmento, Abloh virou referência de inovação e garantiu um espaço significativo para o streetwear no mercado de luxo. Começou a carreira com um estágio na Fendi. Apesar de usar algumas referências vintage, o norte-americano ficou conhecido por criações modernas, disruptivas e descoladas.
Maria Cornejo
A estilista nasceu no Chile e é membro do CFDA desde 2003. No início da carreira, atuou como consultora para varejistas. Atualmente, ela mora em Nova York.
Desde o fim dos anos 1990, a profissional está à frente da marca Zero + Maria Cornejo. O DNA criativo da designer mistura minimalismo e sofisticação.
Cornejo valoriza a produção local e práticas responsáveis. Em 2018, a estilista foi homenageada com o Prêmio de Sustentabilidade do Fashion Group International.
Carly Cushnie
A britânica também está entre os escolhidos. A designer fez cursos na Parsons, em Paris e Nova York. Fundou a grife Cushnie em 2008, com peças de uma pegada clean e elegante.
Antes de lançar a própria etiqueta, Cushnie trabalhou para marcas como Donna Karan, Proenza Schouler e Oscar de la Renta. Em 2013, foi indicada ao CFDA Swarovski Award.
Kerby Jean-Raymond
Entre os quatro nomeados para a Administração do CFDA está o fundador da Pyer Moss, um dos top designers de Nova York. Atualmente, ele também é diretor artístico da Reebok. A lista de premiações de Kerby é extensa, e ele aposta nas peças esportivas com preços luxuosos.
Além disso, trabalha sempre em prol da conscientização negra. A carreira como designer começou em 2001, quando Kerby ainda estudava na High School of Fashion Industries, em Manhattan. Entre os fãs da marca estão Rihanna e Usher.
Uma das primeiras mudanças feitas por Tom Ford na presidência do fashion council foi uma redução na programação do New York Fashion Week, atendendo a um pedido antigo do público. O calendário passou a ter cinco dias em vez de sete, além das apresentações na noite de abertura.
Recentemente, também foi criado um conselho consultivo para o CFDA, com especialistas nas áreas da arte, entretenimento, mídia e cultura contemporânea. Estão na composição: John Demsey, Nina Garcia, Bethann Hardison, Bryan Lourd, Elizabeth Saltzman, Virginia Smith, Will Welch e Daniella Vitale.
Esta sexta-feira (06/09/2019) é o primeiro dia de desfiles de primavera/verão 2020, com o show da marca Telfar. A programação inclui labels como Tomo Koizumi, Brandon Maxwell, Pyer Moss, Jeremy Scott, Tom Ford, Ralph Lauren, The Row e Jason Wu. Na quarta-feira (11/09/2019), Marc Jacobs encerra as apresentações.
Colaborou Rebeca Ligabue