Notícia triste! Elle Brasil não será mais publicada
A editora-chefe da publicação, Susana Barbosa, lamentou o ocorrido em uma nota oficial sobre o fechamento. Vem comigo!
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das maiores publicações de moda do país acaba de ser descontinuada pelo Grupo Abril. A Elle Brasil, revista responsável por trazer informação sobre moda de forma diferenciada, entrou na leva de grandes títulos encerrados. Além dela, Cosmopolitan, Casa Claudia, Mundo Estranho, Arquitetura, Minha Casa, Veja Rio e Bebe.com também serão fechadas. A decisão, segundo o site Meio e Mensagem, foi anunciada em uma reunião com funcionários nesta segunda-feira (6/8).
Vem comigo!
De acordo com o site BuzzFeed, o encerramento das edições, que resulta na demissão de cerca de 600 pessoas, está sendo feito por Marcos Haaland, da empresa de consultoria americana Alvarez & Marsal. O diretor ocupa a presidência executiva da Abril desde o dia 20 de julho, quando substituiu Giancarlo Civita.
No Instagram, a editora-chefe da Elle Brasil, Susana Barbosa, lamentou o ocorrido, dando como alento para os fãs da publicação a nota oficial sobre o fechamento.
“Comunicamos que a Editora Abril, que detém os direitos de licenciamento da Elle no Brasil, decidiu descontinuar a publicação do título a partir deste mês. Desde que chegou ao Brasil, em 1988, a Elle revolucionou o mercado editorial com sua linguagem inovadora, sua moda jovem e irreverente, seu lifestyle luxuoso e, ao mesmo tempo, acessível. Durante esses 30 anos, formou grandes profissionais, lançou e ajudou a consolidar a carreira de inúmeros fotógrafos, modelos e estilistas.
Saiu na frente ao ser a primeira revista de seu segmento a ter um site, a ganhar uma edição digital para tablets, a produzir conteúdos em vídeo e a estar presente em todas as redes sociais. Elle também foi pioneira ao ser a primeira revista de moda brasileira a defender liberdades individuais, a falar de feminismo, a se posicionar sobre questões de gênero e a dar cada vez mais espaço para a diversidade. Cumpriu seu papel de fazer um jornalismo de moda sério, moderno e engajado, compartilhando com sua audiência valores fundamentados em respeito, empatia e humanismo.
Soube capturar como nenhum outro título o espírito de seu tempo e virou referência no mercado editorial brasileiro. Publicou capas históricas, aclamadas por aqui e internacionalmente.
É com tristeza, mas sobretudo com muito orgulho, que a equipe se despede de seus leitores com a edição de agosto, nas bancas, e fala de sustentabilidade na moda e nas relações, além de trazer belíssimas imagens registradas na Amazônia. Agradecemos imensamente a todos aqueles que nos acompanharam até aqui. Aos assinantes, que nos dedicaram sua confiança e lealdade, comunicamos que a Editora Abril enviará o mais breve possível uma carta com novas informações sobre sua assinatura”.
Os 15 títulos que continuam a existir, entre revistas impressas e sites, são: Veja, Veja São Paulo, Exame, Quatro Rodas, Cláudia, Saúde, Superinteressante, Viagem e Turismo, Você S/A, Você RH, Guia do Estudante, Capricho, M de Mulher, VIP e Placar. A justificativa da empresa para a continuação dessas publicações seria a “audiência qualificada de 125 milhões de visitantes únicos por mês e 5,2 milhões de circulação nas versões impressa e digital por mês, além de centenas de eventos”.
Relembre algumas capas da Elle Brasil: