Nike foi a marca mais quente do segundo trimestre de 2020
A etiqueta esportiva ocupou o primeiro lugar do ranking trimestral da plataforma de pesquisas de moda Lyst
atualizado
Compartilhar notícia
O Lyst Index referente ao segundo trimestre de 2020 chegou com uma surpresa. O levantamento trimestral compila as marcas e os produtos mais quentes ao redor do mundo e é uma iniciativa da plataforma de pesquisas de moda Lyst. Pela primeira vez na história do ranking, o primeiro lugar da lista Hottest Brands foi ocupado por uma marca que não faz parte do segmento de luxo: a Nike. A gigante esportiva escalou do terceiro para o primeiro lugar, ultrapassando Off-White, Gucci e Balenciaga, as três marcas que costumavam ocupar o top 3.
Vem comigo saber mais detalhes!
Marcas mais desejadas
Grande parte do sucesso da Nike no segundo semestre se deve ao compromisso da marca com o comércio eletrônico, que cresceu 75%, assim como o interesse do público em loungewear e roupas para exercícios ao ar livre, demanda que subiu 106%. Ao longo dos últimos três meses, o cenário foi de afrouxamento dos bloqueios e do isolamento social em decorrência da pandemia de coronavírus em alguns países.
Enquanto isso, protestos pela morte de George Floyd reacenderam o debate antirracista em todo o mundo. O posicionamento antirracista foi outro fator definitivo para a Nike. A etiqueta esportiva prometeu destinar US$ 40 milhões a empresas que tenham impacto social para que lutem por essa causa, e conquistou mais de 5 milhões de curtidas em um vídeo sobre o tema publicado no Instagram.
Entre as 10 principais marcas no ranking, as novidades são a entrada da Burberry e da Bottega Veneta, que se comprometeram a fazer doações voltadas para o combate à Covid-19. As labels também se adaptaram de outras formas ao período de isolamento.
O relatório leva em conta o comportamento de compras virtuais de mais de 9 milhões de compradores mensais. No total, eles pesquisaram, navegaram e compraram itens de moda de mais de 12 mil designers e lojas on-line. Além disso, a fórmula compila outras métricas globais de pesquisas, seja na própria plataforma do Lyst ou no Google, além de menções nas redes sociais e outros fatores.
Veja a lista:
1. Nike (posição anterior: 3)
2. Off-White (1)
3. Gucci (4)
4. Balenciaga (2)
5. Prada (5)
6. Saint Laurent (9)
7. Versace (10)
8. Burberry (11)
9. Fendi (7)
10. Bottega Veneta (13)
11. Jacquemus (15)
12. Valentino (8)
13. Adidas (21)
14. Moncler (6)
15. Alexander McQueen (22)
16. Loewe (18)
17. Balmain (23)
18. Vetements (16)
19. Stone Island (12)
20. Fear of God (29)
Produtos femininos mais desejados
Como a busca pelo conforto foi um dos principais fatores determinantes do segundo trimestre, o primeiro lugar da lista foi ocupado pelas sandálias Arizona, da Birkenstock, cujas buscas aumentaram 225%. Em segundo lugar estão as máscaras faciais da Marine Serre, com a estampa de lua crescente que já conquistou celebridades como Kylie Jenner e Kim Petras. Em relação ao primeiro trimestre, a procura por máscaras faciais fashion subiu 441%. Outros destaques são uma bolsa da Loewe, um bralette da Calvin Klein, brincos Missoma x Lucy Williams e uma saia esportiva da Nike.
De acordo com a análise da plataforma Lyst, o ranking de produtos femininos mais desejados teve uma grande contribuição das influenciadoras digitais. Várias peças, como os vestidos da Cult Gaia e da H&M, o shorts de nylon da Prada e a blusa de ombros estruturados da Frankie Shop, tiveram um grande aumento nas buscas após serem usados por personalidades como Rosie Huntington-Whiteley, Camille Charrière, Pernille Teisbaek, Marie von Behrens e a cantora Rita Ora.
“A fórmula do Lyst filtra mais de 6 milhões de itens por volume de menções nas redes sociais, pesquisas, visualizações de páginas, interações e vendas em milhares de lojas on-line. Agrupamos cores para modelos e levamos em consideração a demanda global por volume de estoque disponível”, explica a plataforma sobre a metodologia utilizada para chegar ao resultado.
Produtos masculinos mais desejados
A máscara facial com logotipo de setas cruzadas da Off-White segue como o produto mais desejado entre o público masculino. Desta vez, um dos itens que figuram a lista é um boné de beisebol da Gucci. Inclusive, houve um aumento de 49% nas pesquisas por bonés dessa categoria de maneira geral, de várias marcas, como resposta ao fechamento das barbearias durante o isolamento social em alguns países.
Houve também uma grande influência da série Arremesso Final, sobre Michael Jordan, no aumento de 36% no interesse pelos tênis Air Jordan. Um deles, uma versão retrô do Air Jordan 4, aparece em 9º lugar. O terceiro fator que influenciou uma tendência foi a série Normal People. A atração televisiva gerou uma subida nas buscas por colares de corrente masculinos, a exemplo do medalhão de coração da Balenciaga.
O famoso cardigã de retalhos da JW Anderson, que virou desafio no TikTok graças ao cantor Harry Styles, aparece em 8º lugar. Na última semana de junho, a busca pelos cardigãs da grife de Jonathan Anderson aumentou 166%.
Veja a lista na galeria abaixo:
Colaborou Hebert Madeira