Next in Fashion: disputa de moda da Netflix é cancelada após uma temporada
Reality show estrelado por Alexa Chung e Tan France agradou a crítica, porém, o serviço de streaming decidiu não apostar em novas edições
atualizado
Compartilhar notícia
Notícia triste para os fãs dos reality shows de moda! Depois de apenas uma temporada, o programa Next in Fashion, da Netflix, foi descontinuado pelo serviço de streaming. A plataforma não revelou os motivos que a fizeram suspender a atração, porém, um dos apresentadores do formato, o designer Tan France, deu a entender que pode não ser o fim definitivo do projeto.
Vem comigo entender!
O reality show, idealizado e apresentado pelos designers Alexa Chung e Tan France, foi recebido com animação pelos amantes da moda. No intuito de revelar o próximo grande estilista do universo fashion, o programa reuniu competidores já difundidos no mercado, elevando o status da competição de costura.
Antes de ser convocada para o Next in Fashion, a britânica Carli Pearson, por exemplo, já havia trabalhado ao lado de Stella McCartney, Alexander Wang e Pucci, enquanto Marco Morante foi selecionado para o projeto com um trabalho focado no underwear LGBT.
Lançada em janeiro, a primeira temporada da iniciativa tem 10 episódios, 18 participantes e um prêmio de US$ 250 mil. A cada capítulo, dois integrantes são eliminados, de acordo com provas que demandam a criação de roupas em um curto espaço de tempo.
Além de impressionar com a diversidade dos participantes, recrutados em diversos países da América, Europa e Ásia, o formato conquistou a crítica devido ao robusto painel de jurados, formado por nomes como Tommy Hilfiger, Prabal Gurung, Christopher Kane, Kerby Jean-Raymond, Phillip Lim, Eva Chen e Adriana Lima. A química entre Alexa e Tan também é um ponto alto do show.
“Familiar, mas de uma maneira nova, o Next in Fashion pode não reescrever as regras das competições de moda, mas novos talentos empolgantes e a química de Tan France e Alexa Chung valem a pena”, concluiu o portal de resenhas Rotten Tomatoes.
O temperamento dos designers e convidados foi um dos pontos mais interessantes. Impossível não se encantar com a doçura de Minju Kim e Angel Chen, a elegância de Daniel Fletcher ou a relação de amizade entre Ashton Hirota e Marco Morante, sem mencionar o polêmico posicionamento de Kerby Jean-Raymond em sua participação. No entanto, nenhum destes trunfos foi o suficiente para a plataforma de streaming prosseguir com o programa.
“Não estamos produzindo uma segunda temporada, mas não sabemos o que acontecerá no futuro. Honestamente, é uma das melhores coisas que já fiz. Eu amo muito o show e a Alexa, mas meu foco agora é em Queer Eye”, revelou o apresentador Tan France, à Variety, sugerindo que o destino da atração ainda é incerto.
A notícia chega após a Netflix cancelar cinco séries estreantes. Astronomy Club, Messiah, Spinning Out, Soundtrack e AJ & the Queen também foram abandonadas pela gigante do entretenimento. Os especialistas acreditam que os trabalhos sofreram com baixas audiências.
No entanto, no caso de Next in Fashion, o problema pode estar relacionado à pandemia ou até mesmo à concorrência. O atual cenário não é dos melhores para colocar mais um estilista no mercado e o Making The Cut, recém-lançado pela Amazon, mostrou-se mais preparado para atender às demandas do segmento têxtil.
De qualquer forma, a primeira – e agora única – temporada do reality show vale seu tempo. Ver alguns dos melhores e mais inovadores designers do mundo florescerem ao longo do projeto é revigorante, além de inspirador. A atração ainda oferece um bom parâmetro do que acontece nas confecções ao redor do mundo, em que o tempo, cada vez mais escasso, dificulta o desempenhos das mentes criativas. Para completar, o fim da história revela um talento que, de fato, traduz os próximos passos da indústria fashion.
Colaborou Danillo Costa