Mule de bico quadrado é o item mais desejado do 3º trimestre
As sandálias acolchoadas da Bottega Veneta estão em primeiro lugar entre as peças femininas do Lyst Index for Q3 2019
atualizado
Compartilhar notícia
Nessa terça-feira (29/10/2019), a plataforma global de pesquisas de moda Lyst divulgou a lista de marcas e produtos mais cobiçados do terceiro trimestre deste ano. No topo de peças femininas da Lyst Index for Q3 2019, aparecem as sandálias acolchoadas de bico quadrado da Bottega Veneta, introduzidas pelo diretor criativo Daniel Lee. A marca é a 16ª entre as mais quentes desse período. Já no top 10 de etiquetas mais desejadas, Balenciaga e Gucci estão novamente entre as três mais populares. O trono, entretanto, é da Off-White.
Vem comigo!
Pelo visto, 2019 é o ano da Bottega Veneta. Não é à toa que o estilista Daniel Lee e a marca lideram a lista de indicados ao Fashion Awards 2019. Sucesso no street style, uma das sandálias de bico quadrado introduzidas pelo britânico foi o item feminino mais cobiçado entre julho e setembro.
Nesse período, os mules acolchoados da grife italiana geraram mais de 27 mil pesquisas on-line mensais. Após o desfile de primavera/verão 2020, com várias convidadas calçando seus exemplares na primeira fila, a pesquisa por calçados da marca aumentou em 156%.
Em 2º lugar, vem a minibolsa Le Chiquito, com 12,5 mil pesquisas mensais no último trimestre. Esta é a segunda vez que ela aparece na lista neste ano, depois do sucesso da versão micro no desfile de outono/inverno 2019/20. O tênis Continental 80, da Adidas, ficou em 3º lugar e é o único sapato entre as peças femininas.
Um maiô da Fendi com o logotipo FF, usado em junho pela rapper Nicki Minaj, está entre os highlights. Destaque também para o brinco da Balenciaga, com formato de alfinete de segurança, e o suéter com estampa de nuvens da Mansur Gavriel.
Veja a lista:
1. Sandálias com matelassê da Bottega Veneta
2. Minibolsa Le Chiquito da Jacquemus
3. Tênis Continental 80 da Adidas
4. Suéter com estampa de nuvens da Mansur Gavriel
5. Bolsa de nylon preta da Prada
6. Vestido Juliette da Reformation
7. Biquíni com estampas FF da Fendi
8. Brincos de alfinete de segurança da Balenciaga
9. Macacão acinturado da Hudson Jeans
10. Shoulder bag 1969 da Paco Rabanne
Como funciona
Para chegar ao resultado das melhores marcas e produtos fashion de cada trimestre, a Lyst avalia o comportamento de compras on-line de mais de nove milhões de compradores mensais, que pesquisam, navegam e arrematam produtos de 12 mil lojas virtuais e estilistas.
Dentro do período de três meses, o levantamento global também considera as pesquisas dentro da própria plataforma e do Google, além das menções de marcas e produtos nas redes sociais, taxas de conversão e vendas, entre outras métricas.
Apenas 25 marcas apareceram entre as 20 mais quentes do mundo desde a primeira edição do Lyst Index. A disputa é acirrada, já que apenas uma ou duas marcas novas surgem na lista a cada semestre. No Q3 2019, as novas adições são Bottega Veneta e da Loewe. A grife italiana saltou do 37º lugar para o 16º.
Bottega Veneta
De acordo com a plataforma, o sucesso das 20 marcas principais vai muito além de coleções hypadas ou best sellers. Algumas estratégias e atributos ajudam a moldar todo o processo. Entre elas, vender opções masculinas e femininas, usar logotipos, ter base na Europa, apostar na sustentabilidade, ter presença ativa nas redes sociais, entre outros fatores.
Segundo o diretor de marketing da Bottega Veneta, Dario Gargiulo, ter visão, clareza e capacidade de construir uma comunidade são fatores fundamentais para estar entre as 20 grifes mais populares do mundo.
“Daniel Lee trouxe uma energia incrível para a evolução da Bottega Veneta e a reação foi extraordinária. Inspirada pelo processo e ‘estar no momento’, sua abordagem sem desculpas ao luxo mantém a criatividade acima de tudo. Livre de qualquer desejo de se tornar a marca mais quente do mundo, nosso foco está na beleza e no poder da sutileza”, declarou.
Marcas mais populares
Em primeiro lugar nesta edição do ranking, a Off-White disputou a colocação com a Gucci ao longo dos últimos seis trimestres. Nem mesmo o afastamento de Virgil Abloh, por motivos de saúde, impediu a gigante do streetwear de ocupar o topo da lista. Junto à Balenciaga, as duas grifes lideram Top 3 desde o Q2 2018.
A Versace (4º) foi o centro das atenções em setembro, quando Jennifer Lopez encerrou o desfile de primavera/verão 2020 usando uma releitura do famoso vestido que inspirou a criação do Google Imagens, em 2000. Mesmo com uma pequena mudança na ordem, Prada, Valentino e Fendi continuam em posições de destaque na lista.
1. Off-White
2. Balenciaga
3. Gucci
4. Versace
5. Prada
6. Valentino
7. Fendi
8. Burberry
9. Saint Laurent
10. Vetements
11. Stone Island
12. Nike
13. Givenchy
14. Moncler
15. Dolce & Gabbana
16. Bottega Veneta
17. Alexander McQueen
18. Moschino
19. Balmain
20. Loewe
Colaborou Hebert Madeira