Martha Medeiros realiza desfile badalado para lançar coleção “Sertões”
O Metrópoles foi até São Paulo para acompanhar o evento, que contou com a presença de diversas celebridades nesta terça-feira (22/8)
atualizado
Compartilhar notícia
A estilista Martha Medeiros lançou a esperada coleção “Sertões”, na tarde da última terça-feira (22/8), no recém-inaugurado Palácio Tangará, em São Paulo. Responsável por colocar em um novo patamar as rendas brasileiras, a estilista alagoana apresentou as peças em um evento fechado para mais de 300 convidados.
Também foram expostas obras da artista plástica e primeira-dama de São Paulo, Bia Doria, e joias da brasiliense Miranda Castro. O desfile teve 30 looks inspirados na beleza singular da paisagem do sertão.
Ao misturar o shape moderno e o método tradicional, Martha reforçou nas passarelas que “o futuro tem um coração antigo”. A estilista inspirou-se nas rendeiras das comunidades do Nordeste e em personagens emblemáticas da região, como Mestre Espedito Seleiro, Maria Bonita e J. Borges.
Técnicas de renda como renascença, frivolité, bilro e bordados feitos à mão mostram o requinte da confecção, que se harmonizava com a beleza úmida e hidratada assinada pelo maquiador Daniel Hernandez.
“Apostamos em algo puro e simples: a maioria dos cabelos estava preso em uma trança embutida com textura ‘podrinha’. Na maquiagem optamos por algo bem molhado. Apenas um gloss transparente nas pálpebras, um coradinho nas maçãs do rosto e lip balm nos lábios”, comentou o profissional. Hernandez já tem seu item favorito da temporada: o blush em bastão L.A. Lights Blendable Lip & Cheek da SmashBox — que foi usado na passarela.
Antes do desfile, Bia Doria mostrou aos convidados grandes esculturas de madeira inspiradas na força da mulher do sertão, que seriam comercializadas em prol de instituições de caridade.
Pouco depois das 16h, anunciaram que o desfile iria começar e fomos presenteados com um lugar na primeira fila. Enquanto isso, Luiza Brunet, Claudia Raia, Luciana Gimenez, Lala Rudge e Paloma Bernardi se posicionavam para conferir os looks da passarela. A maioria das famosas usava joias e anéis de Miranda Castro, designer que também complementou a beleza de Xuxa.
“Sempre mostro várias peças para a Xuxa. Para o desfile, ela ficou em dúvida porque o vestido tinha dois tons diferentes. Mas acabou escolhendo uma peça com diamantes negros e brancos”, comentou Miranda Castro.
Um vídeo que demonstrava o trabalho detalhado das rendeiras começou a ser exibido ao som de uma fantástica trilha sonora do DJ Zé Pedro — residente do badalado Club Jerome. A voz de Elba Ramalho ressoou no grande salão do Tangará, dando fim a apresentação.
No desfile, pude apreciar de perto cada peça e fiquei verdadeiramente encantada com a riqueza de detalhes no trabalho. Algumas rendas, por exemplo, ainda tinham delicados bordados por cima. A coleção teve muita feminilidade com suas caudas, fendas, rendas, decotes tanto na frente quanto nas costas e uma estamparia poética com pássaros, flores e estrelas inspirados nas xilografias de J. Borges.
Tons terrosos, avermelhados, verdes e off-white refletem as formas singulares da vegetação do sertão. Vestidos estruturados, ornamentados em couro e modelos brancos com fendas, feitos com mais de 20 tipos de renda, ganhavam destaque ao lado de tops e acessórios, como pochetes — uma versão contemporânea do cinturão de balas.
Além disso, capuzes com rendas extremamente elaboradas davam um toque de pureza à coleção. Em um approach um pouco mais moderno e urbano, Martha apresentou também um bomber de renda e muita camisaria.
Ao final, as convidadas interessadas em adquirir as produções desfiladas podiam comprar tudo em primeira mão, já que toda a concepção do evento foi desfilada no formato “See Now, Buy Now”.
Venha comigo e veja quem passou por lá!