Pride Month: marcas lançam coleções temáticas para celebrar o Orgulho LGBTI
Puma, Kate Spade e Yor são algumas das etiquetas que desenvolveram itens exclusivos para homenagear a data
atualizado
Compartilhar notícia
Durante os 30 dias de junho, o Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersex) é celebrado. Motivos não faltam para a comunidade solenizar o marco do movimento de libertação gay. Para a data especial, marcas de moda lançaram coleções-cápsulas e a coluna elencou algumas.
Vem comigo conferir!
O sexto mês do ano foi escolhido para relembrar a rebelião de Stonewall, que aconteceu em Nova York, em 1969. Anualmente, o mês de junho é datado como o mês do Orgulho LGBTI, para comemorar as conquistas e aumentar a conscientização sobre os atuais problemas enfrentados pela comunidade, inclusive questões políticas que dizem respeito à diversidade sexual, tanto no trabalho quanto em âmbito social, além do combate à homofobia.
Puma x Cara Delevingne
Em clima festivo, a modelo Cara Delevingne se uniu à marca esportiva Puma para criar uma coleção com edição limitada em apoio à data. Batizada de Puma com Amor, a novidade inclui 13 itens com estampas em arco-íris. Regatas, t-shirts, sliders e até pochete estão presentes na collab.
“A coleção foi projetada e criada com muito amor. Eu estava realmente ansiosa para usá-la nas festas do Pride deste ano, mas, dadas as circunstâncias, mal posso esperar para usá-las e celebrar o mês do Pride em minha casa via Zoom e FaceTime”, disse a modelo em nota oficial.
No mesmo comunicado, a top model e também embaixadora da marca agradeceu a Puma pela parceria. A coleção é beneficente: 20% dos lucros das vendas serão doados à Fundação Cara Delevingne, que apoia instituições que auxiliam a comunidade LGBTI. A linha comemorativa já está disponível on-line. Os sliders e a pochete serão lançados no dia 28 de junho.
Yor
Em São Paulo, a etiqueta Yor desenvolveu o Tricot Rainbow. A peça faz parte da linha desenvolvida para o home office. Além de confortável e estiloso, o item é versátil e pode ser usado dos dois lados. Uma face fica toda branca com frases coloridas e a outra recebe listras por toda a peça.
Kate Spade
Já Kate Spade apostou em acessórios, como brincos, colares e até relógio. Alça para enfeitar as bolsas tiracolo recebeu as cores do arco-íris, assim como logo da marca norte-americana. Mochilas e sacolas não ficaram de fora dos lançamentos da marca, referência em bolsas.
Rebelião de Stonewall
No fim dos anos 1960, o bar Stonewall foi palco para agressões policiais. Cerca de 13 frequentadores do estabelecimento foram atingidos na noite do dia 18 de junho de 1969. Em instantes, o acontecimento virou uma enorme briga entre vizinhos e clientes homossexuais contra a polícia, no bairro de Greenwich Village, em Nova York.
A noite de rebelião se tornou um marco na luta da libertação gay, simbolizando também o orgulho da comunidade LGBTI. Um ano depois da revolta no bar, foi organizada a primeira Parada do Orgulho. O histórico mês é celebrado anualmente com diversas festas pelo mundo, como forma de reconhecer essa luta. Junho também é uma oportunidade para reflexão, estudos e engajamento.
Colaborou Sabrina Pessoa