Marcas investem em campanhas e lookbooks a distância
Modelos e influenciadoras fotografaram peças da Zara, Asos e Amaro diretamente de suas casas para cumprir o isolamento social
atualizado
Compartilhar notícia
A pandemia de Covid-19 tem feito empresas de diferentes segmentos repensarem as formas de produzir e comercializar. Com as marcas de moda, não foi diferente: algumas delas têm adotado fotos caseiras e autorretratos como uma interessante alternativa para as campanhas. Em março, a grife Anacê utilizou o formato para apresentar as peças da nova coleção. Agora, é a vez da Zara, Asos e Amaro investirem na ideia.
Vem comigo saber mais!
Recentemente, a Zara atualizou suas redes sociais, como Twitter e Instagram, com fotos simples e despretensiosas. Nelas, modelos de campanhas anteriores da marca espanhola posam em suas próprias casas com peças da coleção mais recente, enviadas a eles semanalmente.
Sofá, escadas e piano (foto em destaque) se transformam em elementos da campanha caseira, que chamou a atenção de publicações internacionais e usuários do Twitter. Outro detalhe que contribui ainda mais para a pegada simples é a falta de maquiagem, combinada com penteados simples.
Os cliques ficaram tão cool quanto os de um shooting profissional, além de incentivarem o isolamento social defendido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa agradou internautas.
“A Zara é outra varejista que enviou novos produtos aos modelos para fotografarem em casa – e a estética ainda combina com a marca! A indústria fashion foi criativa, pois publicações [de moda] também realizaram ‘sessões de fotos’ por meio do FaceTime”, disse a usuária Tiffany Lung (@tiffanylung).
A varejista britânica Asos também investiu na ideia. “Ainda teremos novos itens lançados a cada semana por enquanto, mas você notou uma mudança de cenário e alguns rostos conhecidos, enquanto modelos e ASOS Insiders gravam produtos em suas próprias casas”, informa em comunicado.
Há algumas semanas, a marca brasileira Amaro tem alimentado as redes sociais com self shoots e autorretratos, que serão usados ao longo do segundo semestre deste ano. No momento, a label mantém o estúdio fechado e está com funcionários em trabalho remoto.
Com encontros presenciais fora de cogitação, a ação #SeparadasMasJuntas foi uma estratégia tomada pela equipe de marketing para manter as redes sociais alimentadas com fotos atuais.
A etiqueta pediu para 14 influenciadoras digitais produzirem imagens de casa. A ideia é simular momentos do dia a dia, para deixar o resultado ainda mais interessante.
Dessa forma, situações como uma reunião de trabalho por chamada de vídeo, um happy hour virtual e a rotina de exercícios físicos inspiram cliques individuais e conjuntos. Como as influencers são amigas ou familiares, a tarefa foi ainda mais fácil.
Para a diretora de marketing da Amaro, Denise Door, a experiência foi enriquecedora nos quesitos adaptação e resiliência. Afinal, as produções fotográficas costumam exigir contato presencial em diversas etapas, desde a troca de ideias.
“Conseguimos nos manter próximas das nossas clientes, transmitindo uma mensagem de conexão e união para enfrentarmos juntas este período”, acrescenta.
Enquanto isso, o lookbook da loja virtual foi preparado com a ajuda da modelo Jéssica Pauletto, que tem um estúdio caseiro. O trabalho conjunto, feito inteiramente pela internet, rendeu 35 looks, montados com, aproximadamente, 110 peças.
Outro recurso a distância que foi utilizado até pela Vogue Itália é o aplicativo de chamadas de vídeo FaceTime. A top Bella Hadid posou para a edição de abril com cliques virtuais feitos pela fotógrafa Brianna Capozzi. No Brasil, nomes como Higor Blanco e Hudson Rennan têm explorado a plataforma para fotografar influenciadoras digitais e modelos.
Mert Alas, fotógrafo conhecido pelo trabalho em dupla com Marcus Piggot, lançou uma série com fotos caseiras enviadas por convidados e seguidores, mas editadas como se fossem dele. Pelo visto, criatividade é o que não falta para sanar a falta de encontros presenciais em meio à pandemia.
Colaborou Hebert Madeira