Marc Jacobs encerra o NYFW com Miley Cyrus na passarela
Uma performance de dança acompanhou o desfile de outono/inverno 2020/21 do estilista, repleto de peças minimalistas e elegantes
atualizado
Compartilhar notícia
Como já é tradição, Marc Jacobs encerrou mais uma edição dos desfiles femininos do New York Fashion Week. Desta vez, referentes à temporada outono/inverno 2020/21. Com participação especial da cantora e atriz Miley Cyrus na passarela, o estilista apresentou uma coleção com criações minimalistas, mas cheia de informação de moda. Entre apostas sessentistas e noventistas, algumas produções de festa ganharam ares mais extravagantes.
Vem comigo conferir cada detalhe!
Nesta coleção, o designer norte-americano atualiza itens clássicos com uma pegada minimalista e trabalha silhuetas amplas e limpas nos casacos. Ao WWD, Jacobs descreveu a coleção como alegre, focada na duração e na qualidade das peças, mas sem a extravagância apresentada no NYFW anterior.
Além da alfaiataria impecavelmente trabalhada, o estilista criou opções de peças atemporais, que vão desde o conjuntinho de sutiã e calça vestido por Miley Cyrus até vestidos para a noite, com detalhes refinados e exuberantes.
Nas peças, o designer reflete sobre Nova York e “celebra o caos e a forma, conjurando as expressões mais exteriores de nossos sentimentos mais íntimos”, conforme assinalou no Instagram.
O xadrez é uma das poucas estampas que aparecem, assim como uma espécie de animal print com formas e linhas geométricas. Jacobs também explora o brilho em alguns vestidos e um casaco prateado, enquanto outros modelitos ganham detalhes de seda com formato de rosas.
Nos looks apresentados ao fim do desfile, as texturas, rendas, caudas e capas acrescentam drama e extravagância. Sem falar nas luvas metálicas acima do cotovelo, que também aparecem em versões pretas, brancas e alguns modelos mais curtos, que cobrem apenas as mãos.
Apesar da simplicidade das peças, a apresentação, como um todo, foi teatral. As modelos desfilaram acompanhadas por dançarinos, todos vestindo peças by Marc Jacobs. A performance foi desenvolvida pela coreógrafa e dançarina norte-americana Karole Armitage. Em determinada parte do show, os bailarinos também começaram a dançar nos espaços entre as mesas dos convidados.
Para o estilista, a genialidade de Armitage está na forma como ela desafia os gestos convencionais. “Suas articulações abruptas, ferozes e, às vezes, violentas trazem as influências culturais de hoje para uma conversa com um passado de Nova York que amarei para sempre”, pontua Jacobs.
Em sua conta pessoal, a coreógrafa disse que ficou honrada pela oportunidade. “Devo estar alucinando”, escreveu. “Ficar acordada até 5h da manhã para verificar as roupas de todos e adaptar os movimentos para que os dançarinos ainda pudessem se apresentar deve ter sido uma ilusão.”
Miley Cyrus, por sua vez, não riscava uma passarela desde sua aparição no desfile de primavera/verão 2015 de Jeremy Scott. Nesta temporada, prestigiou o desfile de Tom Ford, em Los Angeles, da primeira fila. A aparição no show de Marc Jacobs foi uma surpresa, com um look básico e uma jaqueta com estampa de zebra nas mãos.
Nos anos anteriores, ela colaborou com o designer em peças e também modelou para a campanha de primavera/verão 2014. Há quatro anos, no show de outono/inverno 2016/17, foi Lady Gaga quem fez uma aparição especial na passarela do estilista. Desta vez, tops como as irmãs Gigi e Bella Hadid, Kaia Gerber, Adut Akech e Karlie Kloss também desfilaram.
Nicki Minaj, Naomi Campbell, Sofia Coppola, Sidney Toledano, Yolanda Hadid e a modelo Aaron Philip estavam entre os convidados. Assim como nas temporadas anteriores, o desfile teve como endereço o Park Avenue Armory, edifício histórico localizado em uma das áreas mais nobres de Nova York.
Confira o desfile completo:
Colaborou Hebert Madeira