Manifesto de Virgil Abloh: Louis Vuitton desfila linha masculina em Xangai
A apresentação de primavera/verão 2021 foi dividida em três etapas. A próxima parada será em Tóquio, no Japão
atualizado
Compartilhar notícia
Em tempos de mudanças contínuas, marcas de moda estão se reinventando diante da pandemia do novo coronavírus. Enquanto a maioria das grifes desistiram dos desfiles presenciais, a equipe por trás da linha masculina da Louis Vuitton programou um tour para apresentar sua coleção de primavera/verão 2021. O primeiro momento foi a transmissão do episódio de um desenho animado durante a Semana de Moda Masculina de Paris. Nessa quinta-feira (6/8), a grife deu continuidade à ação e desembarcou em Xangai, na China, para riscar as passarelas em um desfile presencial.
Vem comigo conferir!
A apresentação foi idealizada por Virgil Abloh, diretor criativo da linha. Em julho, com início no calendário de moda masculina parisiense, um vídeo animado tomou conta do espaço de apresentação da grife. Intitulado como The Adventures of Zoooom with Friends, o material traz ilustrações multicoloridas.
Os personagens contracenaram com peças da nova coleção e deram início a uma viagem virtual. Os itens – também vistos na animação – saíram do QG original da Vuitton em Paris e entraram em contêineres marítimos com destino à China.
O show foi em formato presencial em uma zona portuária de Xangai, e teve transmissão ao vivo diretamente da maior cidade da China. A coleção foi composta por cores vibrantes e metáforas de Virgil em prol da diversidade e do progresso da sociedade.
“Ao reiniciar meus motores na Louis Vuitton e decolar para um futuro de novas possibilidades, olho para trás, para meu porto de partida. Eu me esforço para usar a moda para refletir e afetar os ideais de inclusão, unidade e humanidade. Por meio de nuances, acredito em deixar minha marca com equilíbrio, estilo e graça”, destacou Virgil Abloh em comunicado.
Uma das características do estilista é a análise do momento atual e a crítica que aplica em suas coleções e campanhas. A SS21 é o resultado dessa reflexão traduzida em 60 looks. Entre eles, peças feitas a partir do upcycling e reaproveitamento de tecidos de coleções anteriores.
Os personagens lúdicos invadiram a passarela e as vestes. Alguns adornaram os acessórios e, outros, criaram relevo nas próprias peças. Na cartela de cores, tons neutros dividiram espaço com as nuances vibrantes, como amarelo, azul e vermelho. A alfaiataria impecável e com cortes precisos de Abloh é combinada a acessórios extravagantes, como os óculos assimétricos e sapatos coloridos.
A etiqueta definiu o show como um “manifesto de acordo com Virgil Abloh”. Em comunicado, o estilista abordou o poder dos sonhos e citou o Mágico de Oz, além da capacidade de se transformar, derrubar barreiras e subir.
O designer explicou que enxerga a casa francesa como um meio para explorar seus anseios. “Ideais de inclusão, unidade e humanidade. É meu desejo imbuir os códigos tradicionais de luxo com meus próprios valores progressivos”, complementou.
O desfile teve como pontapé uma performance musical da cantora e compositora Lauryn Hill, e teve presença de outras celebridades na primeira fila. Entre os convidados de Abloh que marcaram presença no evento estão os atores chineses Kris Wu, Li Wenhan e Ouyang Nana.
Próxima parada
O manifesto de Abloh com a coleção de primavera/verão 2021 masculina ainda não foi concluído. O próximo momento está marcado em Tóquio, para concretizar a terceira e última parte de apresentações, em setembro. Lá, Abloh fará o capítulo final da histórica coleção.
Colaborou Sabrina Pessoa