Kim Petras faz 28 anos! Conheça o estilo ousado da cantora pop alemã
A voz das canções Malibu, Heart to Break e Icy tem um senso de moda versátil e gosta de misturar peças modernas com uma pegada sensual
atualizado
Compartilhar notícia
A aniversariante do dia é uma artista que chegou de vez à indústria pop há três anos e tem se destacado cada vez mais. Kim Petras, cantora e compositora alemã, faz 28 anos nesta quinta-feira (27/8) e merece atenção não só por sua atuação na música mas também na moda. Dona de um estilo variado e autêntico, Kim gosta de peças ousadas que carregam um ar moderno e sensual. A coluna traz algumas curiosidades fashion sobre a artista e mostra a forma como ela se veste de acordo com cada ocasião.
Vem comigo conhecer a vida e o estilo de Kim Petras!
@parishilton/Giphy/Reprodução
Quem é Kim Petras
Filha de Lutz e Konni, Kim Petras nasceu em 1992, na cidade alemã Colônia. Desde nova, seu grande sonho era ser artista musical e se mudar para os Estados Unidos, influenciada por nomes como Madonna e Gwen Stefani, que ela sempre acompanhou.
Kim é uma mulher trans e, apesar de esse assunto não ser um tópico em suas canções, a cantora é querida entre o público LGBTQIA+ e sempre se posiciona em prol da comunidade. Em 2009, ela chamou a atenção da imprensa internacional ao ser considerada, na época, a pessoa mais jovem do mundo a realizar uma cirurgia de redesignação sexual, aos 16 anos.
Nesse mesmo período, além de aparecer em programas de tevê para falar sobre a trajetória enquanto pessoa trans, Kim já lançava algumas canções e publicava covers no YouTube. No início dos anos 2010, começou a atuar como modelo e continuou lançando músicas, que hoje não são consideradas em sua discografia oficial. A mudança para Los Angeles ocorreu em 2015, quando ela começou a compor para outros artistas.
O primeiro single oficial de sua discografia foi a faixa I Don’t Want It At All, de 2017. O clipe contou com a participação de Paris Hilton. A americana, aliás, está entre os principais ídolos da artista. Atualmente, elas são amigas próximas. Nos últimos três anos, Kim lançou vários singles avulsos, como a música Heart to Break, um EP de Halloween – que virou o álbum Turn Off The Light mais tarde – e o disco de estreia, Clarity, de 2019. Todos foram produzidos pelo selo Bunhead Records, gravadora criada por Kim em 2016.
Sua canção mais recente é a faixa Malibu, lançada durante o isolamento social, que ganhou um clipe caseiro com várias personalidades, incluindo a drag queen e cantora brasileira Pabllo Vittar. Adaptada ao ritmo dos streamings, com lançamentos periódicos, a artista já colaborou com nomes como Charli XCX, Cheat Codes e, recentemente, com o DJ e produtor Kygo. O som de Kim transita entre uma pegada retrô, com elementos dos anos 1980, e o dance-pop com pitadas de EDM e trap.
Relação com a moda
O primeiro single oficial de Kim demonstra sua paixão pela moda já no primeiro verso: “Quero que todas as minhas roupas sejam de grife”, diz, em I Don’t Want It At All. Em entrevista à Vogue britânica, a cantora revelou que ela pesquisa sobre estilistas, referências e também gosta de ler entrevistas. Um de seus designers favoritos é o belga Martin Margiela. Ao mesmo tempo, admira os trabalhos de Gianni Versace e Thierry Mugler.
Em relação a Marc Jacobs, a popstar é fascinada pelo desfiles e collabs do designer para a Louis Vuitton, marca com a qual ele trabalhou de 1997 a 2013. Vale destacar que Jacobs foi o primeiro grande estilista a convidá-la para um desfile, no show de primavera/verão 2019 (setembro de 2018) de sua grife homônima. Desde então, a artista apareceu na primeira fila de marcas como Jean Paul Gaultier, Alexandre Vauthier, Christian Cowan e Christian Siriano, entre outras.
A lista de referências não para por aí. “Eu adoro estrelas de Hollywood da época de ouro, como Veronica Lake, Tippi Hedren, Audrey [Hepburn] e Grace Kelly. Tiro muita inspiração de filmes antigos. Acabei de assistir Sinfonia de Paris (1951) pela primeira vez e a moda nele é incrível”, contou Kim Petras à Vogue UK, em outubro de 2019. Debbie Harry e Madonna, especialmente nas décadas de 1980 a 1990, também são fonte de apreço.
Quem produz o estilo de Kim é o stylist Matthew Mazur, também conhecido como Mazurbate. O visual da cantora vai do despojado ao elegante, mas sempre com uma pegada ousada. Ela mistura peças em comprimento mini, casacos de streetwear, sapatos de salto ou ugly sneakers. Kim também curte usar top croppeds e cores que vão do preto aos tons pastel. De maneira geral, os looks passeiam por um ar atual e pop, quase sempre com um toque sexy.
Em 2009, Kim chegou a expressar, em entrevista ao jornal alemão Deutsche Welle, o desejo de estudar moda. “Eu realmente admiro Vivienne Westwood, porque ela sempre fez as coisas dela e é excêntrica, mas, ao mesmo tempo, realmente ótima. Talvez mais tarde eu pudesse me tornar uma estilista também”, compartilhou.
Tapetes vermelhos e fila A
Para as aparições em eventos importantes ou desfiles, Kim gosta de peças statement, com uma vibe excêntrica e algum tipo de volume ou textura. Isso pode ser observado, por exemplo, no conjuntinho verde-militar usado em desfile de spring/summer da PRISCAVera e no blazer amplo para show de Marc Jacobs. Ela também usa calçados que chamam a atenção, seja nas cores ou nas proporções.
O stylist de Kim contou ao site Mic um pouco sobre a escolha dos looks para eventos. Um ponto alto nesse processo é a versatilidade da artista. “Ela pode ser superpop e colorida, mas refinada e elegante. Exemplifiquei isso com os desfiles e eventos que eu pensei que ela deveria ir, bem como com as roupas que montamos”, compartilhou Matthew Mazur. Na ocasião, ele se referia à preparação dos 16 outfits que a alemã usou na edição do New York Fashion Week para a primavera/verão 2019, em setembro de 2018.
Looks no palco
A combinação de top cropped e minissaia de cintura alta já se tornou um clássico no visual das apresentações ao vivo de Kim Petras. Ela também costuma apostar em vestidos curtos ou bodies com botas over the knee, mas não dispensa um par de cano curto ou calçados com solado chunky.
Como artista independente, o investimento dos figurinos de Kim é resultado dos ganhos dela com a música, assim como os clipes e turnês. Os esboços de todos os looks da turnê Clarity (2019-20) foram desenhados pela própria artista, segundo ela.
Quando o assunto é campanha de moda, Kim já estrelou para marcas como Opening Ceremony e H&M. Também já foi capa de revistas como Galore, Paper, Gay Time e Gayletter. Além da cantora alemã, outro aniversário notável neste 27 de agosto para a indústria fashion é o do estilista e cineasta Tom Ford, que completa 59 anos.
Colaborou Hebert Madeira