Kim Kardashian faz 38 anos neste domingo (21/10)
Estrela de red carpets e campanhas de moda, a empresária e influencer construiu um estilo próprio ao longo dos últimos anos
atualizado
Compartilhar notícia
Do início dos anos 2000 para cá, a moda tem passado por diversas mudanças positivas: o grito pela diversidade, a quebra nos padrões de beleza, o estilo esportivo e a concretização do genderless. Afinal, caminhamos para uma sociedade cada vez mais liberal, consciente e globalizada. No entanto, nas últimas décadas, nenhuma novidade foi tão surpreendente quanto o surgimento de Kim Kardashian West como ícone fashion.
A musa, que ficou famosa com o vazamento de uma sex tape (vídeo no qual aparece fazendo sexo com um namorado) ainda em 2007, completa hoje 38 anos e inspira milhares de fãs nos quatro cantos do mundo. Entre polêmicas e extravagâncias, trilhou um caminho de sucesso e é presença constante nos red carpets desde 2006. O estilo sexy beira o vulgar, e ela geralmente aposta no esportivo luxuoso – aquela mistura entre calça de moletom de grife e um belo par de salto alto.
Em menos de 20 anos, a socialite, empresária e modelo casada com o rapper Kanye West, com quem tem três filhos, já dominou a TV, o ramo de cosméticos e, agora, o universo fashion. Polêmica e geralmente expondo mais pele do que o necessário, Kim exerce uma influência tão grande sobre seus 119 milhões de seguidores que recebeu o reconhecimento oficial como influencer no CFDA Awards 2018, uma das maiores premiações de moda do mundo.
Vem comigo e relembre os passos dessa mulher, que nos atingiu como um tsunami!
Há quase duas décadas, ainda no início dos anos 2000, todos os paparazzi estavam voltados para outra it girl: Paris Hilton, herdeira da rede americana de hotéis com seu sobrenome. A socialite constantemente se envolvia em escândalos e, apesar de over, exercia forte influência fashion.
Amiga e assistente pessoal de Paris na época, não demorou para que Kim Kardashian roubasse a cena e construísse o seu próprio império. Morena, extravagante e repleta de curvas provocantes, Kim quebrou barreiras e valorizou a mulher encorpada. Foi ousada, não teve medo de se expor e logo fez sucesso com o reality show Keeping Up with the Kardashians. De lá para cá, empreendeu, tornou-se empresária e é dona das linhas de cosméticos KKW Beauty e KKW Fragrances. Segundo a revista Forbes, em julho deste ano, seu patrimônio foi avaliado em US$ 350 milhões.
Quando Kim primeiro chamou atenção dos holofotes em Hollywood, no final dos anos 2000, o estilo dela era bem diferente. A estrela de TV apostava em tons vibrantes, vestidos na altura do joelho e corpetes em uma vibe mais comportada. Desde então já apostava na cintura marcada e nas botas até a coxa.
Não podia se dizer que ela seguia uma linha específica, porque as produções atiravam para todos os lados: ora casuais e diurnas, ora com um toque para a noite. Os visuais ganhavam brilho e acessórios como bolsas metálicas.
Junto com as irmãs Kourtney e Khloe, abriu a butique Dash em Calabasas, na Califórnia, em 2006. O negócio fechou no início deste ano, junto com as lojas em Miami, Los Angeles e Nova York, inauguradas posteriormente. Segundo Kim, o foco de cada uma das sisters, a partir de agora, é se dedicar à maternidade e às próprias marcas.
O estilo de Kim mudou quando ela começou a se relacionar com Kanye West, em meados de 2012, com quem se casou dois anos depois. O visual é marcado por moletons oversized, transparências e croppeds de manga comprida. Com toque clean e monocromático, as misturas de cores são mais sutis. O que continua são as botas, a cintura extremamente marcada e os decotes para lá de ousados.
O rapper é uma das maiores referências de estilo para ela, que adora desfilar nas ruas com as novidades da Yeezy, marca de streetwear do marido. Gucci, Tom Ford, Celine, Alaïa e Lanvin são outras grifes que a fashionista adora, mas ela não dispensa peças de lojas mais acessíveis, como Zara, H&M e American Apparel. Aliás, adora comprar on-line e misturar artigos de labels diferentes.
Apesar disso, também usa muitas roupas feitas para ela, como criações diretamente do estúdio de Kanye.
Looks icônicos
No Natal de 2016, a empresária chamou atenção de todo o mundo ao vestir um maximoletom em vermelho com o símbolo do comunismo, a foice com o martelo. Para muitos, a escolha foi tida como uma piada, já que ela representa bem o lifestyle capitalista. Tratava-se de um modelo da Vetements em colab com a loja russa SVMoscow.
No Met Gala 2013, ostentou a gravidez da primogênita, North West, com um Givenchy floral que trazia mangas longas e pescoço coberto. O toque ousado surgiu na perna esquerda, exposta por uma fenda.
Na verdade, Kim adora esbanjar extravagância e glamour nesse baile, que abre a exposição do Met Museum, em Nova York, anualmente. No deste ano, com tema Corpos Celestes: Moda e a Imaginação Católica, investiu num Versace dourado, justo, com um detalhe de cruz.
Campanhas
A relação com o mundo da moda vai muito além da Yeezy: Kim já estrelou campanhas para Calvin Klein, Fendi, Alexander Wang e mais de uma vez para a Balmain, nas quais posou cheia de atitude com Kanye.
Em 2015, ela se juntou a 37 nomes como Cara Delevingne, Kate Moss, Pamela Anderson e o próprio marido para a divulgar a colab de aniversário da grife Alexander Wang com a ONG DoSomething. Com peças básicas que traziam o nome da organização, o squad posou em preto e branco. Kim, por sua vez, usou um vestido preto acinturado.
Junto com as irmãs, apareceu de roupas íntimas em mais uma edição da #MYCALVINS no outono 2018.
Para o aniversário de 10 anos da bolsa Peekaboo, design clássico da Fendi, Kim foi fotografada ao lado da mãe e da filha North West. A campanha marcou a estreia da primogênita num material publicitário, aos 5 anos. Em clima leve e descontraído, um espaçoso gramado e uma piscina serviram de cenário para as fotos, divulgadas em julho deste ano.
Muito ativa no Instagram, Kim não hesita em publicar imagens com pouca ou nenhuma roupa. No início deste mês, causou com um microbiquíni da Chanel. “Chanel vintage, por favor, vamos ser específicos”, legendou. O perfil é um verdadeiro diário do street style e das investidas publicitárias da empresária, que recentemente divulgou imagens do renomado fotógrafo David LaChapelle para a KKW Beauty.
Kim Kardashian West sempre teve tudo para estar nos holofotes. O pai, Robert Kardashian, foi advogado de O.J. Simpson durante o julgamento do atleta acusado de assassinato em 1995. Bruce Jenner, seu padastro, além de ter conquistado a medalha olímpica no verão de 1976, se declarou transexual em 2015 e, desde que fez a transição de gênero, passou a ser chamada de Caitlin.
A mãe da influencer, Kris Jenner, também contribuiu para o sucesso da moça. É uma mulher forte e empreendedora. Além de Kim, tem outros cinco filhos: Kourtney, Kloé e Robert, do primeiro casamento, e Kendall e Kylie, fruto da união com Bruce.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Hebert Madeira