Inspire-se para montar looks interessantes com peças de moletom
Versátil, o estilo aparece em passarelas de grifes renomadas e também caiu no gosto de celebridades e do street style
atualizado
Compartilhar notícia
É fato que o uso de peças esportivas se tornou uma tendência no universo fashion, inclusive no mercado de luxo. O sport luxury ganhou espaço em coleções de grifes renomadas, além de ter conquistado o street style e celebridades. Nesse cenário, o moletom ganhou um destaque considerável. O material permite composições variadas, do casual ao elegante.
Quer montar visuais interessantes com peças de moletom? Vem comigo!
Nos anos 1990, o casaco de moletom com capuz, também chamado de hoodie, era comumente associado à criminalidade, de forma preconceituosa e estereotipada. Quando marcas renomadas, como Ralph Lauren e Tommy Hilfiger, passaram a integrar roupas mais populares, o conceito começou a mudar. O estilo street, mesclado ao esportivo, tornou-se almejado e, aos poucos, entrou na categoria de itens mais desejados e versáteis.
Nos anos 2000, a peça virou um símbolo da luta social nos Estados Unidos. Muito além de ter sido incorporado por astros do esporte, o hoodie ganhou um propósito durante a ascensão do rap e do hip hop: a luta contra o racismo e injustiças sociais.
Com uma história cheia de particularidades e significados, as peças de moletom são cobiçadas por fashionistas pelo mundo na atualidade. Além de ser macio e confortável, normalmente é feito de algodão e tecido versátil, completamente adaptável.
Celebridades
O casaco de moletom aparece com ou sem capuz, além de estampado ou liso. Largas ou justas, cinza tradicional ou coloridas, longas ou mais curtas. As sweatpants também têm variações. O melhor de tudo é que o estilo caiu no gosto das celebridades.
Looks de personalidades são ótimas inspirações. Victoria Beckham, Kim Kardashian, Hailey Bieber, Madonna, Winnie Harlow, Bella Hadid e Jessica Alba entram na lista. Elas misturam em combinações elegantes, mas também se jogam na simplicidade.
Com tênis, chinelos, botas ou sandálias, o que vale é entender o seu mood e usar a criatividade.
Street style
As opções são para todos os gostos. O swearshirt, por exemplo, pode ter zíper ou não. As escolhas de calça incluem cós alto ou baixo, barra fechada ou aberta, com elástico ou amarração. Há até quem prefira usar o casaco como vestido.
Conjuntinhos de moletom compõem outfits simples e certeiros. Pelas ruas, também são vistas peças usadas de forma isolada com outros itens mais rebuscados. O moletom vai bem com jeans e até alfaiataria.
Passarelas
O moletom tem um lugar significativo na indústria de vestuário. Engana-se quem pensa que o tecido é visto apenas em combinações casuais.
Nas semanas de moda internacionais, vitrines do mercado de luxo, as marcas começaram a incluir o material nas apresentações. As grifes mostram que é possível brincar com as cores e ousar nas modelagens.
Goste ou não, as peças de moletom têm ocupado cada vez mais espaço dentro do closet dos amantes da moda. Versátil e confortável, o item é também um statement político, dentro e fora das passarelas.
Pessoalmente, sou adepta desde a década de 1990. Quem segue a coluna sabe que, acima de tudo, prezo sempre pelo conforto e tenho pavor de passar frio.
Espero que aproveite as dicas!
Colaborou Rebeca Ligabue