Harry Styles fez as escolhas de estilo mais influentes de 2020
Relatório anual da plataforma Lyst apontou o cantor como a celebridade que mais influenciou em pesquisas e compras de moda
atualizado
Compartilhar notícia
Com o fim do ano se aproximando, a plataforma de pesquisas globais de moda Lyst divulgou a edição 2020 do levantamento anual Year in Fashion. As várias categorias indicam os destaques deste ano em pesquisas de produtos da indústria fashion. Uma delas é a das celebridades “power dressers”, ou seja, aquelas que conduziram o maior número de buscas on-line, vendas, cobertura da imprensa e menções nas redes sociais nos últimos meses a partir de suas próprias escolhas de estilo. O cantor Harry Styles, com sua estética retrô, foi o grande destaque do ano e, também, o primeiro homem a ocupar o primeiro lugar da lista. Beyoncé aparece na segunda colocação, seguida por RM, do grupo sul-coreano BTS, mostrando um domínio de artistas da música.
Vem comigo conferir!
1. Harry Styles
O cantor Harry Styles, um dos favoritos da geração Z, sempre chama a atenção em suas escolhas de estilo e adora brincar com a androginia, como fez recentemente na capa da revista Vogue. Um cardigã multicolorido JW Anderson usado por ele em fevereiro deu origem ao desafio do TikTok #HarryStylesCardigan, no qual fãs tentaram recriar a peça em casa. O resultado da brincadeira foi um aumento de 166% nas buscas por peças de tricô na última semana de junho.
Mais recentemente, 24h após o lançamento do videoclipe Golden, houve um acréscimo de 52% nas visualizações da página de blazers azuis e turquesa da própria Lyst. O interesse por chapéus amarelos gerou uma procura 92% maior nas buscas pela peça. As imagens promocionais do single Watermelon Sugar também contribuíram para alavancar Styles ao primeiro lugar da lista. No ranking de 2019, ele ficou em 9º lugar.
2. Beyoncé
A estampa de lua crescente da grife francesa Marine Serre é uma das queridinhas entre as celebridades, incluindo Beyoncé. A cantora usou um macacão estampado da marca no filme Black is King, lançado em julho, e foi o suficiente para gerar um fluxo de 3 mil compradores pesquisando por “top de lua crescente” nas 48h após o lançamento. Ao mesmo tempo, as buscas pela label aumentaram 426%.
Dois meses depois, em setembro, Queen B alavancou as pesquisas pela marca Alessandra Rich depois de publicar uma foto usando um conjunto da designer no Instagram. Os números subiram 78% semana a semana.
3. Kim Namjoon, ou RM, do grupo BTS
Considerado o membro mais influente do grupo de k-pop BTS, o rapper Kim Namjoon visitou Nova York em fevereiro, junto com o boygroup. Na ocasião, usou uma blusa de gola alta complementada por uma jaqueta branca. O look específico ao qual a Lyst se refere aparece em um post publicado pelo BTS no Twitter. Naquela mesma semana, a aparição fez a busca por peças masculinas semelhantes subir 67%.
No MTV VMAs 2020, o grupo inteiro se apresentou vestindo looks completos da Gucci. Como resultado, as 24h seguintes mostraram um aumento de 28% nas pesquisas pelas gravatas da marca e de 12% nos ternos de três peças.
4. Alexandria Ocasio-Cortez
A deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez, dos EUA, é a prova de que políticos também podem ser influentes nas escolhas de moda. As pesquisas por ternos vermelhos cresceu 74% cinco dias após um discurso viral de Ocasio-Cortez no Congresso estadunidense, sobre condenação do sexismo, em julho.
No Instagram, ela deu o que falar quando apareceu com uma das famosas Shopping Bags da marca Telfar. Com isso, as buscas pela marca aumentaram 163% naquela semana.
5. Travis Scott
Bastou o rapper Travis Scott anunciar uma parceria com a Nike, em janeiro, para as pesquisas pelos produtos da gigante dos esportes subirem 128% por mês. Quando o tênis Nike Air Max 270 foi lançado, as procuras on-line por “Travis Scott x Nike” aumentaram 168% no espaço de um dia.
O artista também teve impacto no universo do fast food. Ele impulsionou as vendas trimestrais do McDonalds depois de uma parceria com o combo de lanche Cactus Jack.
6. Paul Mescal
O ator Paul Mescal, da série Normal People, passou o verão usando shorts por aí. Mal ele sabia que sua escolha de estilo, tão despretensiosa, resultaria em um aumento de 51% nas pesquisas mês a mês por shorts curtos masculinos, em julho. Outro insight fashionista do artista que chamou a atenção foi o terno Louis Vuitton eleito para celebrar o Emmy de casa, em setembro. Depois disso, as buscas pelas roupas masculinas da etiqueta subiram 44% semanalmente.
7. Lizzo
Ainda no início do ano, quando performou no Grammy, Lizzo usou um macacão neon que teve 37% de aumento nas buscas por 24h. Mais recentemente, ela foi uma das convidadas especiais do Savage x Fenty Show Vol. 2, desfile anual da grife de lingeries de Rihanna. A cantora de Juice e Truth Hurts usou uma lingerie azul durante a performance. Como consequência, as pessoas ficaram sedentas por peças similares. A procura subiu 96%.
Ver essa foto no Instagram
8. Charli D’Amelio
Em um ano como 2020, não poderia faltar um tiktoker na lista. Desta vez, quem representa a rede social favorita da geração Z é a dançarina norte-americana Charli D’Amelio. A jovem de apenas 16 anos levou uma bolsa rosa da Prada para o desfile da marca em Milão. Depois que ela postou vídeos com a peça, a busca on-line pelo acessório cresceu 90% em 24h.
Já em outra ocasião, D’Amelio vestiu uma camiseta cropped tie-dye para celebrar seus 72 milhões de seguidores. Isso gerou um salto de 73% nas pesquisas por peças desse tipo dentro do intervalo de 48h.
9. Kate Middleton
Outro detalhe que não poderia faltar em uma lista como esta é a participação de um membro da família real; ano passado, o primeiro lugar do ranking foi de Meghan Markle. Para 2020, é coerente que pelo menos uma das posições envolva o uso de máscaras, como foi o caso de Kate Middleton. Depois que ela apareceu com uma máscara facial com estampa floral, em agosto, a busca por esse acessório específico subiu 185% em menos de um dia, no Reino Unido.
Em abril, as procuras on-line por camisas estampadas aumentaram 36% depois que ela usou um modelo listrado durante uma entrevista à BBC, fazendo jus ao seu estilo atemporal.
10. Chiara Ferragni
Os looks da influenciadora digital e empreendedora italiana Chiara Ferragni durante a quarentena deram origem a pesquisas globais. O chinelo de pele da Louis Vuitton e um roupão da Versace foram alguns dos itens que despertaram interesse de seus seguidores e de internautas em geral. Além disso, ela aumentou em 108% o interesse pela Champion, em abril, depois de colaborar com a marca naquele mês.
Considerada a maior plataforma de pesquisa de moda global, a Lyst foi fundada há 10 anos, em Londres, com objetivo de proporcionar uma maneira de fazer os consumidores encontrarem os produtos que desejavam. O site dá acesso a milhares de lojas do segmento fashion de uma única vez, totalizando mais de 5 milhões de produtos de cerca de 12 mil lojas e varejistas ao redor do mundo. A cada trimestre, a plataforma faz um levantamento das marcas e produtos masculinos e femininos mais desejados daquele período. Anualmente, lança o levantamento Year in Fashion.
Colaborou Hebert Madeira