metropoles.com

Halima Aden posa com hijab e burkini para a revista Sports Illustrated

Muçulmana fez história ao ser a primeira modelo a aparecer coberta na edição de maiôs da publicação esportiva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@halima/Instagram/Reprodução
Na imagem com cor, a modelo Halima Aden posando para ensaio fotográfico - metrópoles
1 de 1 Na imagem com cor, a modelo Halima Aden posando para ensaio fotográfico - metrópoles - Foto: @halima/Instagram/Reprodução

top model muçulmana Halima Aden fez história novamente, desta vez nas páginas da Sports Illustrated. De origem somali, ela é a primeira modelo a aparecer na edição de maiôs da publicação esportiva vestida com burkini e hijab.

Além de representar uma importante evolução na inclusão de pessoas que seguem o Islã, o novo shooting teve um significado especial para Halima. Fotografado por Yu Tsai, o ensaio aconteceu na praia de Watamu, no Quênia, local próximo ao campo de refugiados onde a modelo passou a infância.

Vem comigo!


Em 2016, Halima Aden tornou-se a primeira concorrente do Miss Minnesota a usar hijab e burkini no concurso de beleza, chegando às semifinais da disputa. Desde então, com a visibilidade que ganhou na competição, a modelo viu sua carreira deslanchar.

Neste ano, ela foi convidada a ser uma das três modelos a estrelar uma edição especial da Vogue Arabia, que debateu os estereótipos muçulmanos na moda. Ao lado de Ikram Abdi Omar e Amina Adan, a somali-americana brilhou mais uma vez.

Reprodução/Vogue Arabia
Halima Aden, Ikram Abdi Omar e Amina Adan, para Vogue

 

Reprodução/Vogue Arabia
Halima na capa da Vogue Arabia, em 2017

 

O sucesso da modelo é significativo e memorável. “Eu incentivo as mulheres permanecendo fiel a mim mesma e encorajando-as a não terem medo de serem as primeiras. Se você não se vê representada em um determinado campo, assuma a responsabilidade de ser a escolhida”, disse Aden à CNN no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

Steven Ferdman/WireImage/via Getty Images
Halima foi a primeira candidata a miss que usou um hijab – vestimenta de origem árabe tradicionalmente utilizada para cobrir o cabelo das mulheres muçulmanas

 

Agora, em mais uma aparição histórica na imprensa norte-americana, a modelo inicia um importante caminho rumo à representatividade de seu povo. “Crescendo nos Estados Unidos, nunca me senti representada, porque nunca consegui ler uma revista e ver uma garota que estava usando um hijab. Finalmente isso está mudando”, relembrou ela em um vídeo com registros dos bastidores da sessão de fotos.

Aden passou o início de sua infância no campo de refugiados de Kakuma, no Quênia, antes de se mudar com a família para os Estados Unidos, ainda criança. Durante seu mais recente ensaio, ela revisitou o país, onde, em clima nostálgico, relembrou o passado.

“Eu penso em minha filha. Na idade dela, eu estava perto daqui, em um campo de refugiados. Mas cresci, passei a viver o sonho americano e hoje posso voltar e fotografar nos lugares mais bonitos do Quênia. Não acho que seja uma história que alguém consiga imaginar”, destacou.

Melodie Jeng/Getty Images
A trajetória de Halima Aden não foi fácil: de origem somali, ela nasceu em um campo para refugiados no Quênia

 

Halima Aden também tem no currículo desfiles para estilistas e marcas importantes, como Max Mara, Kanye West, Philipp Plein e Alberta Ferretti. Tudo isso sem tirar o hijab, símbolo de sua religião.

Peter White/Getty Images
Halima Aden, neste ano, na passarela da Tommy Hilfiger

 

 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaboraram Danillo Costa e Rebeca Ligabue

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?