Gucci exibirá nova coleção em minissérie durante festival de cinema virtual
Artistas próximos à marca, como Billie Eilish e Harry Styles, estarão no trabalho audivisual do GucciFest, que estreia nesta segunda (16/11)
atualizado
Compartilhar notícia
A Gucci encontrou uma forma diferenciada de apresentar sua nova coleção, meses depois de anunciar que estava deixando o calendário tradicional de desfiles. Entre esta segunda-feira (16/11) e o próximo domingo (22/11), a grife italiana realizará o GucciFest, um festival on-line que reúne moda e cinema. Nesses sete dias, uma minissérie com sete capítulos será exibida, apresentando as novas roupas, calçados e acessórios da marca. Além disso, haverá participações especiais de personalidades como Billie Eilish, Harry Styles e Florence Welch. O trabalho audiovisual foi codirigido por Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci, e Gus Van Sant, cineasta, pintor, fotógrafo e musicista norte-americano.
Vem comigo saber mais!
Minissérie apresentará a próxima coleção
A minissérie foi batizada de Ouverture of Something that Never Ended, que significa Abertura de algo que nunca acabou, em tradução livre. O nome é o mesmo da nova coleção, que não corresponde mais a uma temporada específica e será apresentada aos poucos. Transmitidos diariamente ao longo do festival, os episódios estarão disponíveis no site GucciFest.com, YouTube e Weibo.
A atriz Silvia Calderoni será protagonista da minissérie. Enquanto ela circula em um passeio surreal pela cidade de Roma, encontra vários artistas internacionais que têm relação com a marca. Entre eles, Harry Styles e Florence Welch, por exemplo, que já estrelaram algumas campanhas. Billie Eilish é outro destaque da lista, que também reúne Achile Bonito Oliva, Ariana Papademetropoulos, Arlo Parks, Darius Khonsary, Jeremy O. Harris, Lu Hab, Paul B. Preciado e Sasha Waltz.
Gus Van Sant, codiretor da minissérie da Gucci, foi indicado ao prêmio de Melhor Diretor no Oscar em 2008, pelo filme Milk, que aborda a vida do político e ativista gay Harvey Milk. Outras grandes produções de longa-metragem assinadas pelo cineasta são Mala Noche (1985), seu filme de estreia, e Drugstore Cowboy (1989). No fim do mês passado, a grife já havia dado um teaser da colaboração com Van Sant quando publicou algumas pinturas feitas por ele, incluindo a legenda “impressões de Roma”.
Exibições de marcas independentes
Durante o festival, a grife italiana dará oportunidade para 15 marcas independentes exibirem suas novas coleções por meio de fashion films. Todos eles são apoiados por Alessandro Michele: Ahluwalia, Bianca Saunders, Boramy Viguier, Charles De Vilmorin, Collina Strada, Cormio, Gareth Wrighton, Gui Rosa, JordanLuca, Mowalola, Rave Review, Rui, Shanel Campbell e Yueqi Qi.
Para destacar alguns exemplos, a britânica Priya Ahluwalia, que tem ascendência egípcia-nigeriana, foi uma das vencedoras do Prêmio LVMH 2020, dividido entre os oito finalistas. Já a nigeriana-britânica Mowalola Ogunlesi, à frente de uma marca homônima, foi anunciada neste ano como líder do time de criação da parceria entre a Gap e a Yeezy, marca de Kanye West. Collina Strada, por sua vez, tradicionalmente exibe suas coleções durante a Semana de Moda de Nova York.
Coleção anterior
Até então, a última coleção da Gucci havia sido apresentada em julho, sob o nome Epilogue, que pode ser considerado um trabalho de resort 2021. O lookbook foi estrelado pela própria equipe de design da marca, responsável pelas coleções ao lado de Michele. Para a participação na edição digital da Semana de Moda de Milão, a grife fez uma live de 12h exibindo os bastidores da campanha da coleção, que também teve a participação dos funcionários. A apresentação foi rodada no Palazzo Sacchetti, em Roma. Já da última edição do MFW, em setembro, a Gucci não participou.
Colaborou Hebert Madeira