Governo de Nova York impõe restrições para realização do próximo NYFW
Uma das medidas estipuladas para o evento é que desfiles físicos em lugares fechados sejam realizados sem público. Veja o line-up oficial!
atualizado
Compartilhar notícia
O governo do estado de Nova York estipulou, na última semana, algumas regras para a realização do New York Fashion Week no mês de setembro. No evento, que já ganhou um line-up oficial, a maior parte dos desfiles será digital, centralizada na plataforma Runway360, criada pelo Conselho de Designers de Moda da América. Já no caso das apresentações físicas, existem algumas restrições para que sejam realizadas, conforme anunciado pelo governador Andrew Cuomo na última terça-feira (25/8).
Vem comigo saber mais detalhes!
Restrições e cuidados
De acordo com a série de medidas restritivas, os desfiles que forem realizados em locais fechados, por exemplo, não poderão ter público e operarão com apenas 50% da capacidade, o que inclui staff, modelos, imprensa, fotógrafos e o trabalho nos bastidores de maneira geral. Já no caso as apresentações ao ar livre, o limite de espectadores é de 50 pessoas.
Os profissionais que forem trabalhar em desfiles físicos seguirão algumas condições de segurança, como fazer exames para checar o diagnóstico de Covid-19, aferição de temperatura, seguir o distanciamento social e usar máscaras a todo momento. Entre apresentações on-line e presenciais, o evento deve ter, ainda, “conteúdo relacionado a designers exclusivos e programação cultural”, segundo o comunicado do governo.
Os shows do calendário oficial, conforme comunicado pelo Conselho de Designers de Moda da América (CFDA), ocorrerão entre os dias 13 e 16 do próximo mês. A plataforma digital Runway360 promete reunir todos os conteúdos das marcas que se apresentarão no evento, incluindo apresentações digitais, lives e lookbooks.
A maioria dos desfiles físicos deve ocorrer por meio do programa simultâneo NYFW: The Shows, organizado pela empresa IMG, que ocorrerá entre os dias 13 e 17 de setembro. Nem todos os desfiles deste evento entram para o calendário organizado pelo Council of Fashion Designers of America.
Ao WWD, o diretor-executivo do CFDA, Steven Kolb, elogiou o trabalho do governador nos cuidados com a pandemia. “Como organizadores da programação oficial da New York Fashion Week, o CFDA teve uma extensa conversa com a comunidade da moda. Descobrimos que a maioria dos designers apresentará suas coleções digitalmente”, compartilhou.
Marcas confirmadas no NYFW
O CFDA divulgou, nessa quinta-feira (27/08), o line-up oficial do New York Fashion Week para a primavera/verão 2021 feminina, incluindo várias etiquetas que desfilarão pela plataforma NYFW: The Shows. A programação abre com Jason Wu, que fará um desfile com transmissão on-line no Spring Studios, no dia 13, e encerra com Tom Ford, que deve disponibilizar imagens da coleção. A lista divulgada inclui cerca de 60 marcas, mas pode crescer até o dia do evento. Além disso, elas não precisarão estar listadas para entrarem na plataforma Runway360, informa o WWD.
O calendário inclui grifes como Alice + Olivia, Anna Sui, Badgley Mischka, Bibhu Mohapatra, Carolina Herrera, Chromat, Claudia Li, Eckhaus Latta, Jonathan Simkhai, Marchesa e Marchesa Notte, Nicole Miller, Veronica Beard e Zero + Maria Cornejo. Traz ainda dez estilistas de moda masculina e sem gênero, que se apresentarão na terça-feira (15/9), no segmento New York Men’s Day.
Há também 15 novos nomes na programação, incluindo Aknvas, Anne Klein, Colleen Allen, Dur Doux, Duncan, Frederick Anderson, Frère, Imitation of Christ, Oak & Acorn, Venicew, Wiederhoeft e Wolk Morais, e os três designers do Harlem’s Fashion Row. Outras marcas que tradicionalmente participam do evento, como Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, Michael Kors e Proenza Schouler, devem se apresentar fora da programação oficial, em momentos distintos. Marc Jacobs, ao que tudo indica, não criará um trabalho de primavera/verão 2021.
Situação do NYFW
Com as mudanças, voltaram os questionamentos da imprensa internacional a respeito da relevância do NYFW que, na verdade, já passava por mudanças há anos. Em 2019, por exemplo, o número de dias do evento foi reduzido. Agora, o Daily Mail avalia que os desfiles virtuais podem ser “o prego no caixão” da iniciativa.
Os desfiles de moda, de maneira geral, têm a intenção de exibir as coleções para compradores e a imprensa, meses antes dos produtos chegarem às lojas. Porém, a internet mudou esse ritmo e transformou os hábitos de consumo em ações mais imediatas, como o formato see-now-buy-now; quando as peças que acabaram de ser apresentadas na passarela já podem ser adquiridas.
O novo coronavírus deixou um grande impacto na cadeia de moda norte-americana. Além de fechar muitas operações comerciais e de varejo físico, como explicou o CFDA em comunicado, desacelerou a cadeia de suprimentos.
Nos Estados Unidos, o número de casos de Covid-19 vem caindo há cinco semanas consecutivas. No entanto, a situação ainda não é completamente segura. No país, já foram registradas mais de 180 mil mortes decorrentes do Sars-CoV-2.
Confira o calendário oficial do NYFW (horário de Brasília):
Domingo, 13 de setembro
18h – Jason Wu
20h30 – Harlem’s Fashion Row: Kimberly Goldson, Kristian Loren, Rich Fresh
Segunda-feira, 14 de setembro
10h – Marchesa, Marchesa Notte
10h30 – Snow Xue Gao
11h – Carolina Herrera
12h – Private Policy
12h30 – PH5
13h – Anúncio especial do CFDA
13h30 – Jonathan Simkhai
14h – Collina Strada
14h30 – Wolk Morais
15h – Veronica Beard
15h30 – Colleen Allen
16h – Dennis Basso
16h30 – Adeam
17h – Dur Doux
17h30 – Duncan
18h – N. Hoolywood
19h – Zero + Maria Cornejo
22h – Imitation of Christ
Terça-feira, 15 de setembro
9h – Kozaburo
10h-12h – New York Men’s Day: Apotts, Carter Young, David Hart, Future Lovers of Tomorrow, Ka Wa Key, Official Rebrand, Stan, Teddy Vonranson, Timo Weiland, Wataru Tominaga
10h30 – Anna Sui
11h – Badgley Mischka
11h30 – Keenkee, Marina Moscone
12h – Naeem Khan
12h30 – Kuon
13h – Chocheng
13h30 – Nihl
14h – Bevza
14h30 – Presley Oldham
15h – Frederick Anderson
15h30 – Overcoat
16h – Victor Li
16h30 – Aknvas
17h- Chromat
17h30 – Oak & Acorn
18h – Widerhoeft
18h30 – Frère
19h – Kenneth Nicholson
19h30 – Claudia Li
20h30 – Alabama Chanin
21h – Venicew
22h – Laquan Smith
Quarta-feira, 16 de setembro
11h – Graham Tyler
11h30 – Bibhy Mohapatra
12h – Cinq à Sept
12h30 – Who Decides War
13h – Social Work
13h30 – LRS
14h – Nicole Miller
14h30 – Anne Klein
16h30 – Theophilio
17h – Alice + Olivia by Stacey Bendet
17h30 – Sandy Liang
18h – Kim Shui
19h-20h – Eckhaus Latta
20h – Tom Ford
Colaborou Hebert Madeira