Fundação Prada abre as portas para tour digital devido à Covid-19
A visita guiada pode começar pelo acervo de obras. É possível conhecer a história da instituição e até explorar as exposições mais recentes
atualizado
Compartilhar notícia
Diversos museus espalhados pelo mundo estão bloqueando o acesso ao público, em colaboração à contenção do coronavírus. A Fundação Prada seguiu o fluxo e anunciou, no início do mês, que encerraria temporariamente as atividades em Milão, na Itália. No entanto, isso não significa que não é mais possível fazer visitas, mas apenas as digitais. Com o objetivo de oferecer uma experiência virtual de aprendizado e conhecimento aos que estão em isolamento social, desde o dia 18 de março, o espaço italiano abriu as portas para a web.
Vem comigo saber mais!
Reconhecido como palco para o lançamento das últimas coleções de Miuccia Prada, a instituição se prepara para receber o público digitalmente por meio do site e mídias sociais. Uma ótima oportunidade também para os brasileiros que tinham vontade de conhecer o local, mas não podiam viajar até lá, em tempos de normalidade.
A iniciativa é uma maneira alternativa para todos terem acesso, de forma gratuita, às exposições de arte e cultura contemporânea e fazerem um tour virtual pelas três principais mostras lançadas recentemente.
Para auxiliar o período de crise, a fundação mergulha nos arquivos e oferece uma oportunidade de estudo e análise a quem frequenta assiduamente o espaço, aos entusiastas da arte e aos que ainda não tiveram a oportunidade de visitar o edifício pessoalmente.
“Com o objetivo de transformar um período de crise em uma oportunidade de estudo e análise, experimentamos novas maneiras de operar e comunicar”, informou a instituição em nota oficial. “Sem uma audiência física, é essencial criar novos idiomas para não permanecer em silêncio.”
Durante as próximas semanas, novos formatos serão explorados pela Fundação Prada, além do acesso às exibições on-line das coleções. Os passeios serão guiados pelo site e em hashtags nas redes sociais. “É uma plataforma flexível para testar novos códigos e aprimorá-los no futuro”, complementou o museu.
O projeto #AccademiaAperta irá disponibilizar oficinas por vídeos para todas as crianças e famílias. Cada produção visual será guiada por especialistas de diversas áreas. Entre eles, arquitetos, professores, artistas, cientistas, diretores de filmes e músicos.
Palavras-chave irão compor uma lista intitulada como #Glossary. Cada tema será postado em ordem alfabética e irá instigar o visitante a explorar os arquivos do museu e entender mais sobre a história e a identidade da Fundação Prada, tudo sem sair de casa. Para auxiliar nas informações, uma galeria com fotos é incluída em cada publicação.
O #InnerViews explora as três últimas exposições lançadas nas galerias do prédio, além das obras de arte, entrevistas e vídeos, que mostram mais detalhes. Com o intuito de ir além do edifício de 60 m da instituição, o #OuterViews mostra outras exposições com obras do acervo da Collezione Prada.
Para reinventar as formas convencionais que o público se relaciona com a cultura, a iniciativa também inclui o projeto de podcast #Readings. E tem mais: trechos de livros publicados pela fundação desde 2012 serão veiculados em italiano pelo site da instituição. Os projetos cinematográficos, por sua vez, darão lugar ao #PerfectFailures, formato no qual os filmes recebem curadoria em streaming. A novidade tem data oficial para chegar ao mercado: 5 de abril.
Colaborou Sabrina Pessoa